segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Marconi: foco no futuro!!

Diário da Manhã

Opinião


Marconi Perillo


Nossos olhos estão voltados para o futuro
08/02/2010

Sempre me preocupei em apresentar propostas e debater ideias na minha trajetória de homem público. Entendo que a atividade política deve ser desempenhada de forma positiva, em nível elevado, baseando-se em valores ético e morais. Para mim, política é um meio de promoção do bem e não do mal. É uma ferramenta de construção de consensos para somar e não para subtrair, para construir e não para destruir.

Entrei para a vida pública ainda muito jovem e o que me moveu e continua a mover no trabalho político é a vontade de ajudar as pessoas e contribuir para o desenvolvimento do meu Estado e do meu País. Não faço política com ódio e rancor. Tenho a cabeça e o coração abertos e ali só há espaço para coisas boas. Minhas mãos estão permanentemente estendidas para o entendimento, jamais para confrontar, agredir e perseguir.

Autor de Crepúsculo de uma Era, o escritor Luiz Felipe D'Avila afirma que os políticos virtuosos são estadistas e entram para a vida pública por uma questão de princípios, por um senso de missão e por um sentimento de dever. Eles não buscam adular o povo: fazem o que é certo e necessário para assegurar a defesa dos princípios democráticos, zelar pela credibilidade das instituições e garantir a administração de um Estado enxuto e eficaz.

Política não é e nem nunca será instrumento para amealhar fortuna e obter privilégios, mas uma atividade que impõe muita seriedade, determinação, coragem, perseverança e sacrifício. O sentido maior do fazer político é o benefício coletivo e o fortalecimento do conceito de cidadania. É esse o viés pelo qual sempre pautei o meu trabalho político, como deputado estadual e federal, governador de Goiás por duas vezes e, agora, como senador da República. Tenho como exemplo de comportamento Mauro Borges e Henrique Santillo, notabilizados pela honradez e dignidade no exercício da política em Goiás.

Por tudo isso é que lamento muito quando o denuncismo, o destempero e o baixo nível afloram no debate político. A sociedade rejeita esse tipo de discussão, que é vazio e não leva a nada. O Brasil e, particularmente, Goiás, querem dos políticos atitudes que expressem serenidade e amadurecimento. Não é atirando pedras a esmo e promovendo festivais de baixaria que vamos crescer e produzir desenvolvimento.

Dias atrás, diante de agressões raivosas e gratuitas à minha pessoa, respondi dizendo que não vou perder tempo e energia com debates rasteiros e desqualificados. Os que atacam com ofensas e calúnias terão sua resposta na Justiça – caso do prefeito Iris Rezende, que estou processando na Justiça por ofensas à minha honra. Acredito que a sociedade não quer saber de picuinhas, mas, sim, de ideias e projetos que tragam solução e melhorem a sua qualidade de vida.

Se os adversários quiserem debater em alto nível, sem mentir e sem agredir, podem vir: não temos nada a temer. O compromisso que temos é voltar nossos olhos para o futuro, porque é no horizonte que estão projetadas as esperanças do povo goiano.

Marconi Perillo é senador pelo PSDB (www.marconiperillo.net e Twitter: @marconiperillo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário