terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Iris: cruel!

O Popular

Cidades

Prefeitura negocia desapropriação de casas no Mutirama
No total, 42 imóveis devem ser desocupados ao longo das avenidas araguaia e contorno, para reforma e interligação do parque com o bosque do botafogo

Malu Longo

A Prefeitura de Goiânia começa a negociar a desapropriação de 42 imóveis localizados nas margens do Parque Mutirama e do Bosque do Botafogo. O conjunto, com alguns imóveis com mais de meio século, tem valor médio de mercado de mais de R$ 70 milhões, e abriga cerca de 200 moradores.

O projeto do município é construir, na área, um estacionamento que vai servir à integração entre o Mutirama e o o bosque. Assinado no dia 29 de dezembro de 2009 e publicado no Diário Oficial do Município no dia 04 de janeiro deste ano, o Decreto 4313 desapropria todos os imóveis existentes nas quadras 100-A e 104-A, na confluência das Avenidas Araguaia e Contorno, e da quadra D, da Rua CD, no Setor Central.

Os moradores dizem que só tomaram conhecimento do decreto um mês depois de sua publicação. Na quinta-feira, um deles recebeu a notificação para comparecer à Agência Municipal de Obras (Amob) afim de negociar o valor do imóvel. “É um absurdo o que está acontecendo”, afirma o aposentado Osvaldo França, 70 anos. “Eles não estão tratando apenas de casas, isso aqui é uma comunidade, onde todos se conhecem. Não estão preocupados com os nossos valores e raízes. Vamos nos dispersar e o passado morreu?”, questiona a funcionária pública Angélica França, de 42 anos.

Art déco

Angélica vive na Rua CD desde o nascimento. Hoje, seu pai, Luiz Carlos França, 78 anos, portador de Alzheimer e fibromialgia, padece numa cama. Das 13 casas que deverão ser derrubadas na Rua CD, nove possuem idosos. Nesse grupo encontra-se a professora aposentada Ana Paula Teixeira, irmã do ex-prefeito de Goiânia, João de Paula Teixeira Filho, o Parateca. Com quase 100 anos, Ana Paula está magérrima e mal reconhece os vizinhos.

Muitos imóveis ainda guardam resquícios da arquitetura original, inspirada no estilo art déco. As casas que podem ser demolidas remontam ao início dos anos 40 quando o Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC) construiu um dos primeiros conjuntos residenciais de Goiânia.

A maioria das casas tem quintal com árvores frutíferas. Uma comissão foi formada e um abaixo-assinado começa a percorrer a vizinhança. A funcionária pública Rosanita Fernandes Moraes Silveira buscou a Amob para tentar descobrir o que pretendem fazer com a área onde todos viveram desde que nasceram. “Querem construir um viaduto aqui e urbanizar toda essa região”, diz.

Na Avenida Contorno, ao lado da Academia Músculo e Poder, que também entrou no decreto, mora e trabalha a cirurgiã-dentista Lidia Pires Barbosa. Sozinha, ela cuida da mãe Nair Barbosa, de 83 anos, que sofre de Alzheimer, e de um irmão de 55 anos, deficiente mental. “Só posso trabalhar porque meu consultório é aqui, ao lado deles”. Outros imóveis que também estão na lista para desaparecer são o Instituto Araguaia, desativado desde a morte de seu fundador Múcio de Melo, e o Centro Espírita Luz e Vida, que funciona desde 1951, ambos na Avenida do Contorno.

2 comentários:

  1. Isso é inadmissível. Preocupados em tocar obras milionárias e se favorecem de grandes contratos, se esquecem do patrimônio histórico e do passado de riquezas que representa cada uma das vidas ali residentes.
    Neste país o que realmente vale são os interesses "públicos" da política.

    ResponderExcluir
  2. Por quê não investe no Aeroporto de Goiânia (famoso por ser um caco), ou até mesmo nas cercanias do centro, onde o poder municipal vem relegando ações mais concretas pra cohibir o tráfico e segurança dos seus moradores.

    ResponderExcluir