segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Jornal Opção
                                           Fotos: Edilson Pelikano/Jornal Opção
Iris Rezende, prefeito de Goiânia, e Marconi Perillo, senador: os principais rivais na disputa de outubro

Editorial

O papel do líder na política
Modernizada, a sociedade goiana está de olho mais nas propostas e nos próprios líderes políticos do que em ataques e contra-ataques de caráter mais eleitoreiro ou pessoal

Pou­cos scho­lars es­cre­ve­ram tão de­ti­da e com­pe­ten­te­men­te so­bre po­lí­ti­ca quan­to o so­ci­ó­lo­go ale­mão Max We­ber. En­tre seus me­lho­res tex­tos es­tão “A Po­lí­ti­ca Co­mo Vo­ca­ção” (Edi­to­ra UnB, 110 pá­gi­nas) e, cla­ro, “A Éti­ca Pro­tes­tan­te e o Es­pí­ri­to do Ca­pi­ta­lis­mo” (Com­pa­nhia das Le­tras, 288 pá­gi­nas). “A Po­lí­ti­ca Co­mo Vo­ca­ção” é im­pres­cin­dí­vel ao ana­lis­ta que não per­ce­be a po­lí­ti­ca tão-so­men­te co­mo exer­cí­cio do prag­ma­tis­mo e da amo­ra­li­da­de. Uma sín­te­se das idei­as de We­ber po­de ser en­con­tra­da no li­vro “Max We­ber — A Po­lí­ti­ca e o Es­pí­ri­to da Tra­gé­dia” (Re­cord, 375 pá­gi­nas), do his­to­ri­a­dor ame­ri­ca­no John Pa­trick Dig­gins. Pa­ra We­ber, três qua­li­da­des são “de­ci­si­vas pa­ra o po­lí­ti­co: pai­xão, um sen­ti­men­to de res­pon­sa­bi­li­da­de e um sen­so de pro­por­ção”.

A pai­xão, no en­ten­di­men­to we­be­ri­a­no, sig­ni­fi­ca “pre­o­cu­pa­ção pe­la coi­sa em si, o com­pro­mis­so apai­xo­na­do por uma cau­sa”. “Res­pon­sa­bi­li­da­de é con­si­de­rar a po­lí­ti­ca co­mo um exer­cí­cio de po­der sem per­mi­tir que o po­der se tor­ne um fim em si mes­mo.” Pro­por­ção “re­quer pers­pec­ti­va, uma es­pé­cie de re­cuo pa­ra fa­zer jul­ga­men­tos res­pon­sá­veis, a ca­pa­ci­da­de de man­ter a se­re­ni­da­de e cal­ma in­te­rio­res sen­do, ao mes­mo tem­po, re­cep­ti­vo às re­a­li­da­des, em ou­tras pa­la­vras, dis­tân­cia das coi­sas e das pes­so­as”.

Karl Marx, não su­pe­ra­do na di­ag­no­se eco­nô­mi­co-fi­nan­cei­ra de um pe­rí­o­do his­tó­ri­co, es­cre­veu que o ca­pi­ta­lis­mo nas­ceu nos po­ros do feu­da­lis­mo. Pois po­de-se di­zer que há um Go­i­ás mo­der­no nos po­ros de um Go­i­ás ain­da ar­cai­co. Es­te Go­i­ás mo­der­no lu­ta com o ar­cai­co, às ve­zes ven­cen­do, às ve­zes sen­do der­ro­ta­do. No fi­nal, se tor­na­rá vi­to­ri­o­so, por­que o ar­cai­co, o con­ser­van­tis­mo, tem seu li­mi­te his­tó­ri­co. O “ve­lho” fez o im­pos­sí­vel pa­ra re­tar­dar a mu­dan­ça da ca­pi­tal da ci­da­de de Go­i­ás pa­ra Go­i­â­nia, mas, a par­tir de 1930, com a Re­vo­lu­ção pro­je­ta­da por ga­ú­chos e mi­nei­ros, não te­ve mais for­ças pa­ra se­gu­rar a ener­gia do no­vo.

De­bai­xo de uma qui­e­tu­de que pa­re­ce pro­vin­ci­a­na, há uma so­ci­e­da­de no­va, só­li­da e ati­va, que es­tá aten­ta às ações de seus po­lí­ti­cos. Tra­ta-se de uma so­ci­e­da­de que, em­bo­ra de­pen­da par­ci­al­men­te da po­lí­ti­ca, cons­tru­iu sua es­tru­tu­ra eco­nô­mi­ca e fi­nan­cei­ra à re­ve­lia do po­der pú­bli­co. Por is­so, guar­da cer­ta au­to­no­mia e, nos pe­rí­o­dos elei­to­ra­is, vo­ta e de­ci­de co­mo quer. Co­mo não se tra­ta de uma clas­se so­ci­al or­gâ­ni­ca, de um co­le­ti­vo con­ca­te­na­do, é pra­ti­ca­men­te in­vi­sí­vel e, por­tan­to, re­fra­tá­ria à aná­li­se so­ci­o­ló­gi­ca. Do pon­to de vis­ta so­ci­al, por­que co­nhe­cem seus di­rei­tos, tra­tam-se de ci­da­dã­os, mas se tor­na­ram vi­to­ri­o­sos no mer­ca­do, um mer­ca­do su­ma­men­te agres­si­vo, por­que se com­por­tam co­mo in­di­ví­duos. Nou­tras pa­la­vras, em­bo­ra con­tri­buam pa­ra o cres­ci­men­to da eco­no­mia e se cons­ti­tuam em ins­tru­men­to efe­ti­vo de de­sen­vol­vi­men­to, são in­di­ví­duos que ven­cem iso­la­da­men­te, or­ga­ni­zan­do ne­gó­ci­os lu­cra­ti­vos e em ex­pan­são, sem apos­tar, ne­ces­sa­ria­men­te, na or­ga­ni­za­ção so­ci­al. Po­dem até par­ti­ci­par de as­so­cia­ções e sin­di­ca­tos pa­tro­nais, mas ven­ce­ram co­mo in­di­ví­duos. Pois es­tes in­di­ví­duos, al­guns ri­cos, ou­tros com uma si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra con­for­tá­vel, in­fen­sos ao con­tro­le po­lí­ti­co, es­tão de olho no com­por­ta­men­to dos po­lí­ti­cos bra­si­lei­ros e go­i­a­nos. São eles que, no mo­men­to das elei­ções e dos ple­bis­ci­tos, apa­re­cem de re­pen­te e mu­dam a con­fi­gu­ra­ção do qua­dro es­ta­be­le­ci­do. Têm po­der de in­flu­ên­cia, mes­mo não se con­si­de­ran­do for­ma­do­res de opi­ni­ão e com ação dis­per­sa, mui­to su­pe­ri­or ao do po­vão, a mai­o­ria. Es­tes in­di­ví­duos, pe­que­nos, mé­di­os e gran­des em­pre­sá­rios, al­guns de­les do­nos de co­lé­gios que edu­cam as eli­tes, ou­tros do­nos de clí­ni­cas, se­guem a te­se de We­ber de que há ape­nas “dois pe­ca­dos mor­tais na área da po­lí­ti­ca: a fal­ta de ob­je­ti­vi­da­de e a fal­ta de res­pon­sa­bi­li­da­de”.

Na sua vi­si­ta em Go­i­â­nia, o pre­si­den­te Lu­la da Sil­va, que apren­deu a fa­lar “a” lin­gua­gem do bra­si­lei­ro, dis­se, em tom chis­to­so mas ver­da­dei­ro, que, co­mo seu go­ver­no es­tá aca­ban­do, o ca­fé co­me­ça a che­gar frio. Até os gar­çons es­tão de olho na ex­pec­ta­ti­va de po­der e, em­bo­ra a mi­nis­tra pe­tis­ta Dil­ma Rous­seff es­te­ja em as­cen­são, o go­ver­na­dor de São Pau­lo, o tu­ca­no Jo­sé Ser­ra, é o fa­vo­ri­to nas pes­qui­sas. A so­ci­e­da­de e a po­lí­ti­ca es­tão em mo­vi­men­to, co­mo se es­ti­ves­sem num ba­lan­ço, com ru­mos em de­fi­ni­ção, mas ain­da não de­fi­ni­dos. A li­de­ran­ça de Ser­ra pro­va que a so­ci­e­da­de, em­bo­ra apro­ve Lu­la, ava­lia que tal­vez te­nha che­ga­do a ho­ra de ir além da Bol­sa Fa­mí­lia e da es­ta­bi­li­da­de. O Bra­sil tal­vez quei­ra ou­sar um pou­co mais. O que es­tá em jo­go, po­rém, não é a fal­ta de li­de­ran­ça de Lu­la, e sim a fal­ta de li­de­ran­ça de Dil­ma. Ape­sar da trans­fe­rên­cia de vo­to, que é pos­sí­vel em cer­ta me­di­da, o elei­tor bem in­for­ma­do sa­be que, se for elei­ta, Dil­ma é quem vai ad­mi­nis­trar, e não Lu­la, e po­de não re­pre­sen­tar ne­nhu­ma mu­dan­ça qua­li­ta­ti­va.

Em Go­i­ás não fal­tam lí­de­res, mas os lí­de­res pre­ci­sam es­tar pre­pa­ra­dos pa­ra o mo­men­to “x” de seu Es­ta­do. Co­mo ale­ga que re­ce­beu o go­ver­no com “n” di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras, o que com­pro­me­teu seu pro­je­to de in­ves­ti­men­to, o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, ho­mem de bom sen­so, dei­xou de exer­cer a li­de­ran­ça po­lí­ti­ca, op­tan­do tão-so­men­te pe­la li­de­ran­ça ad­mi­nis­tra­ti­va. Co­mo o go­ver­na­dor é ti­do co­mo o prin­ci­pal exe­cu­ti­vo do Es­ta­do, e mes­mo as­sim ab­ste­ve-se da ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca, cri­ou-se uma es­pé­cie de va­zio po­lí­ti­co. Mas não há vá­cuo que per­du­re pa­ra sem­pre em po­lí­ti­ca. A pre­sen­ça for­te do pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de, do PMDB, e do se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, do PSDB, no ce­ná­rio po­lí­ti­co tem mui­to a ver com a “au­sên­cia” do go­ver­na­dor Al­ci­des.

Iris e Mar­co­ni, po­los da po­lí­ti­ca go­i­a­na, ocu­pa­ram qua­se to­do o es­pa­ço po­lí­ti­co e de­vem ser os gran­des ri­vais da dis­pu­ta de 3 de ou­tu­bro des­te ano — eli­mi­nan­do, quem sa­be, as chan­ces elei­to­ra­is de uma ter­cei­ra via. Jun­tos, ho­je, têm mais de 80% das in­ten­ções de vo­to. Eles es­tão se cri­ti­can­do com al­gu­ma con­tun­dên­cia, por­que sa­bem, ex­perts que são, que es­tão sen­do ob­ser­va­dos. Mas pre­ci­sam fi­car aten­tos a uma ques­tão: os in­di­ví­duos não es­tão de olho ape­nas no que di­zem um do ou­tro. É pos­sí­vel que es­te­jam ob­ser­van­do mui­to mais o dis­cur­so que es­tão fa­zen­do pa­ra trans­for­mar Go­i­ás, pa­ra mo­der­ni­zar ain­da mais as es­tru­tu­ras do Es­ta­do.

En­tão, se há uma so­ci­e­da­de ma­du­ra, su­ma­men­te ca­paz de dis­cer­nir o que quer, in­de­pen­den­te­men­te do dis­cur­so ela­bo­ra­do pe­lo marke­ting, Go­i­ás vai co­brar a vi­gên­cia de um lí­der que sai­ba ser lí­der e que dê um ru­mo mais ou­sa­do e re­a­lis­ta pa­ra o Es­ta­do. O elei­to­ra­do cer­ta­men­te vai acom­pa­nhar, em mais lar­ga me­di­da, aque­le que con­se­guir ser “o” lí­der ade­qua­do pa­ra o mo­men­to, mas que sai­ba des­pre­gar-se do mo­men­to e ofe­re­cer es­pe­ran­ça de que a so­ci­e­da­de po­de ser me­lhor — sem pi­ro­tec­nia e po­pu­lis­mo. Aqui, ci­te­mos We­ber mais uma vez: so­men­te a li­de­ran­ça po­de su­pe­rar os “três fla­ge­los da po­lí­ti­ca de­mo­crá­ti­ca: me­di­o­cri­da­de, bu­ro­cra­cia e fal­si­da­de”.

Aci­ma de qual­quer coi­sa, pois ide­o­lo­gi­as são ilu­sões des­car­tá­veis pa­ra a so­ci­e­da­de mo­der­na, o elei­to­ra­do ten­de a fi­car ao la­do, em ou­tu­bro, do can­di­da­to que con­se­guir pro­mo­ver es­pe­ran­ça de me­lho­ria re­al na vi­da de ca­da in­di­ví­duo. Ele tem de fa­lar ao co­ra­ção e, so­bre­tu­do, ao cé­re­bro des­te in­di­ví­duo. Tem de con­se­guir in­cu­tir a ideia de que os po­lí­ti­cos po­dem ser pa­re­ci­dos, mas, no fun­do, são di­fe­ren­tes. Ba­se­a­dos em pes­qui­sas, que se tor­na­ram má­gi­cas e não in­di­ca­ti­vas, mar­que­tei­ros ar­gu­men­tam que não es­tá na ho­ra de apre­sen­tar pro­pos­tas, e sim de fir­mar can­di­da­tu­ras. Tem cer­ta ló­gi­ca, mas não a ló­gi­ca to­da. Os in­di­ví­duos que­rem sa­ber, sim, o que os pré-can­di­da­tos pen­sam a res­pei­to de de­ter­mi­na­dos as­sun­tos, por exem­plo, o que é pos­sí­vel fa­zer com uma ar­re­ca­da­ção men­sal de, di­ga­mos, 1 bi­lhão de re­ais. Pro­pos­tas não de­vem ser apre­sen­ta­das ape­nas no pe­rí­o­do ti­do co­mo es­tri­ta­men­te elei­to­ral.

No­te-se um fa­to cu­ri­o­so: quem apa­re­ce ho­je co­mo lí­der na­ci­o­nal en­tre os po­lí­ti­cos go­i­a­nos, co­ta­do pa­ra dis­pu­tar a vi­ce da mi­nis­tra Dil­ma Rous­seff? Hen­ri­que Mei­rel­les, que, em­bo­ra te­nha se fi­li­a­do em Go­i­ás, tem es­cas­sa li­ga­ção po­lí­ti­ca com o Es­ta­do. Ri­go­ro­sa­men­te, não é um po­lí­ti­co “go­i­a­no”. Tra­ta-se de um po­lí­ti­co que o pre­si­den­te Lu­la in­crus­tou em Go­i­ás, no PMDB, com o ob­je­ti­vo de ten­tar trans­for­má-lo em vi­ce de Dil­ma. Por que is­to es­tá ocor­ren­do? Por­que, ape­sar do bri­lhan­tis­mo de um se­na­dor co­mo De­mós­te­nes Tor­res, da com­pe­tên­cia da se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia, das ar­ti­cu­la­ções de Mar­co­ni Pe­ril­lo e Ru­bens Oto­ni, da na­ci­o­na­li­za­ção do que Iris faz em Go­i­â­nia, o Es­ta­do per­deu for­ça na­ci­o­nal. O po­vo go­i­a­no, em ou­tu­bro, po­de, ao ele­ger um go­ver­na­dor, bus­car, mais uma vez, um po­lí­ti­co que te­nha re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de na cor­te. É bem pos­sí­vel que o po­vo co­bre li­de­ran­ça até mes­mo dos can­di­da­tos a se­na­dor e de­pu­ta­do fe­de­ral.

Num mun­do que vi­ve com pres­sa, em que os ne­gó­ci­os não po­dem mais ser adi­a­dos, o elei­to­ra­do vai pen­sar, ao vo­tar, na­que­le po­lí­ti­co que tem con­di­ções de fa­zer uma cos­tu­ra par­ti­dá­ria que per­mi­ta uma go­ver­nan­ça equi­li­bra­da, res­pon­sá­vel mas, ao mes­mo tem­po, ou­sa­da e que du­re os qua­tro anos do man­da­to. Não adi­an­ta su­ge­rir que qua­tro anos é pou­co. Por­que não é. To­do em­pre­sá­rio sa­be que, em qua­tro anos, é pos­sí­vel cons­tru­ir um gran­de em­pre­en­di­men­to vi­to­ri­o­so ou, no po­lo opos­to, le­vá-lo ao fra­cas­so.

Quem vai con­se­guir ser o lí­der que a di­ver­si­da­de da so­ci­e­da­de go­i­a­na exi­ge: Iris, Mar­co­ni, Er­nes­to Rol­ler (PP)? De­pen­de de­les ou de ou­tros can­di­da­tos a lí­der prin­ci­pal. Co­mo lí­de­res, têm de es­tar ao la­do dos in­di­ví­duos, em su­as es­pe­ran­ças de cres­ci­men­to in­di­vi­dual e co­le­ti­vo, e, ao mes­mo tem­po, aci­ma de­les, no sen­ti­do de que os lí­de­res têm de su­pe­rar seus li­de­ra­dos.

Weber diz que “o líder é uma pessoa de convicção, entendimento, vitalidade, ascetismo, devoção, sacrifício, preferindo a luta à subordinação, inspirado por valores intrinsecamente valiosos e não apenas instrumentalmente úteis. A política, ao contrário, é toda pragmática, uma tentativa de expedientes, coalizões estratégica, adaptações e reajustes, sempre visando a fins mundanos, na suposição de que somente o viável pode ser bem-sucedido. A política, em vez de expressar a democracia, na realidade espelha seu caráter pluralista e multifaccionário.” O sociólogo alemão sugere que “um líder pode aspirar à grandeza, não pela superação de seu povo, mas representando-o melhor do que os acordos e as distorções da política democrática.” John Patrick Diggins escreve: “Um líder autêntico, explica Weber, não se sente constrangido por regras, nem preso às rotinas de tradições passadas. Ao contrário, ele é carismático comandando a dedicação de seus seguidores e digno de confiança pelo compromisso com sua causa.”

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