segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã

Fio Direto

José Barbacena

Alcides e os desafios
08/02/2010

Depois dos terremotos da semana passada, o desafio da base alcidista é garantir a estabilidade no governo e retomar as articulações da terceira via. As dificuldades, porém, estão na mesa:

1. A negociação com a Eletrobrás sobre a Celg está emperrada, apesar da propalada boa vontade de Lula. O impasse consiste no valor das ações. O governo estadual considera baixo o valor oferecido pela Eletrobrás;

2. Os pré-candidatos a governador enfrentam problemas. Ronaldo Caiado não agrega todas as tendências e lideranças envolvidas no processo da candidatura. Sandro Mabel prefere a candidatura de Alcides Rodrigues ao Senado para que Ademir Menezes (PR) assuma as rédeas da administração estadual e já flerta com PMDB e PSDB;

3. Jorcelino Braga tem de descascar o abacaxi que envolve sua filha em casos de corrupção. O secretário garantiu que caso será elucidado e os culpados serão punidos. Ernesto Roller tem os pepinos do aumento da violência e o sumiço de seis jovens em Luziânia. O caso continua a atormentar as autoridades e ganhou as manchetes dos veículos de imprensa nacional.

Célio duplica programas sociais e assume obra do governo federal

Enquanto aguarda solução para o mistério dos jovens desaparecidos, Célio Silveira acelera ações positivas da prefeitura.

Nos próximos dias, Célio anuncia a distribuição de mais três mil cartões da Renda Cidadã, dobrando o número de beneficiados. A situação financeira da prefeitura é tão confortável que Célio assumiu também a implantação da iluminação BR-040, no trecho que corta a zona urbana de Luziânia.

No Entorno de Brasília, com potencial de 600 mil votos, Marconi Perillo tem quase 80% das intenções de voto, conforme a última pesquisa Ecope publicada. Célio é o administrador desse capital eleitoral e pode até terminar compondo a chapa majoritária do PSDB como candidato a vice ou a senador.

Reagrupamento

Os deputados Daniel Goulart e Carlos Alberto Leréia avaliam que o problema entre PSDB e PP está na cúpula, não na base. Por isso ainda acreditam no reagrupamento da antiga base aliada.

Rio dividido

O prefeito Juraci Martins, de Rio Verde, está entre a cruz e a espada: pode apoiar Marconi Perillo ou seguir com o novo eixo.

Segredo total

Ronaldo Caiado não revela o teor da conversa que manteve com José Serra na semana passada e alimenta o mistério sobre o que realmente trataram. Aí, rolam as mais diversas versões.

Defesa rápida

Se não apresentar logo as provas de que as denúncias de propina recebidas pala filha do secretário Braga são “armação política”, a principal versão do governo para o episódio vai começar a enfraquecer.

Tucanos de olho

Os tucanos acreditam que não pega a tese de armação política no caso das denúncias de tráfico de influência do secretário Braga para beneficiar a filha. Dizem que ninguém apresentou provas e que a tese é pífia porque Braga tem menos de um ponto nas pesquisas.

PSDB exclui Roller

No caso de Ernesto Roller, que reclama da campanha de desestabilização do governo por causa do sumiço dos jovens em Luziânia, além da onda de crimes, tucanos dizem que a candidatura de Roller não é levada a sério nem pelos governistas, quanto mais por PMDB e PSDB.

Negociação segue

O governo não teme que os episódios da semana passada possam atrapalhar as negociações com a Eletrobrás para viabilizar ajuda para a Celg.

Leréia em alta

O PSDB passou a ter como prioridade a reeleição do deputado Carlos Alberto Leréia. É pacífico o entendimento de que o parlamentar, pelo seu estilo corajoso, é indispensável para o futuro da legenda em Goiás.

Vai ou não vai?

Valdivino de Oliveira vive o dilema de assumir ou adiar mais uma vez a sua eterna candidatura a deputado federal, que nunca se concretiza. Semana passada, Valdivino acompanhou Marconi Perillo em viagens pelo interior goiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário