quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã

Fio Direto

Tainá Borela

Visita de Lula provoca apreensão em partidos
10/02/2010

A visita do presidente Lula a Goiás na próxima sexta-feira nem foi confirmada oficialmente, mas mexe profundamente com os bastidores do tabuleiro político-eleitoral do Estado. O PMDB quer puxar a brasa para sua sardinha e faz pressão para que Lula lance a candidatura de Iris Rezende, dê um basta à indefinição do partido entre o prefeito e Henrique Meirelles, e avance na ideia do chamado chapão das forças lulistas em Goiás. O governador Alcides Rodrigues tem outros desejos: quer que o presidente anuncie a boa-nova da operação com a Eletrobrás para socorrer a Celg. Não quer que o petista dê pitacos na política paroquial. O PT é o que mais tem a perder e o que mais se preocupa com o pit stop lulista em Goiânia. Assim como os pepistas, o partido de Rubens Otoni ficaria em uma sinuca de bico se Lula fizer qualquer aceno em favor de Iris. O PT goiano perderia importância e espaço na cena local, sendo obrigado a apenas obedecer às ordens de Brasília. É neste terreno escorregadio e propícios às derrapadas políticas que Lula desembarcará. Pelo histórico do presidente nos palanques goianos, a turma pode colocar as barbas de molho.

Cinco deputados podem perder o mandato até março

Os próximos 30 dias serão de definições na Assembleia Legislativa. Cinco deputados estão com os mandatos na corda bamba: José Nelto, Isaura Lemos, Evandro Magal, Betinha Tejota e Flávia Morais. Por coincidência, todos eles têm uma característica em comum, embora em partidos diferentes: são governistas de pé-rachado.

José Nelto já foi cassado pelo TSE, em caráter terminativo, mas aposta em medidas protelatórias para conseguir mais algumas semanas como parlamentar. Isaura Lemos e Betinha Tejota encontram-se na mesma situação, aguardando o escoamento dos prazos processuais previstos para março. Já Evandro Magal e Flávia Morais ainda serão julgados pelo TRE, o que pode acontecer a qualquer momento em razão de mudança de partido – e por enquanto acreditam que poderão se sair bem, apesar da falta de precedentes favoráveis para a situação em que se encontram.

A saída de qualquer um dos cinco prejudica politicamente o governo e aumenta a influência do PSDB na Assembleia. No caso do PMDB, a troca de José Nelto pelo suplente Lívio Luciano tem efeito negativo na articulação da bancada, já que Nelto é insubstituível como maestro da banda.

Sozinho

O PP pode acabar ficando isolado na sucessão estadual. O DEM de Goiás começa a pender para o PSDB com a demora na definição da chapa da Terceira Via, e o PR pode cair nos braços do PMDB ou mesmo do PSDB.

Quem dá mais?

Sandro Mabel diz que existem possibilidades de o PR ficar com qualquer um. Só depende de quem der mais.

Bico

O governo do Estado anda de bico torcido com a demora na conclusão das negociações da Eletrobrás para o socorro financeiro à Celg.

Disse não disse

Mais um capítulo da novela sou-candidato-não-sou-candidato de Henrique Meirelles. Em jantar com empresários paulistas, anteontem, o neopeemedebista revelou que a tendência é pela permanência na presidência do Banco.

Upgrade

Jovair Arantes começa a ser apontado como candidato a senador pelo PTB, na coligação com os tucanos.

Linha cruzada

Marconi Perillo diz que o PSDB vai promover uma grande discussão de alto nível com a população e os segmentos organizados para definir o plano de governo para o futuro candidato a governador.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Dívida Pública da Câmara Federal realiza audiência pública hoje para discutir a situação de endividamento dos Estados e as condições de renegociação das dívidas.

O presidente da AGM, Abelardo Vaz (PP), solta os cachorros e diz que Lula é o campeão em cortar recursos dos municípios.

Do deputado Ronaldo Caiado, na Rádio Mil, exercitando o esporte preferido, bater no governo Lula: “A questão das obras federais, principalmente em Goiás, é puro marketing, não tem obras, tem só pedras inauguradas.”

Caiado bate de frente com Alcides nesta questão. O governador defende Lula e diz que o presidente investe muito em Goiás.

Marconi Perillo visitará o Hospital Araújo Jorge, unidade mantida pela Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), na próxima sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 14h. Durante a visita, a presidente da ACCG, dra. Criseide Castro Dourado, apresentará ao senador dois setores da unidade: o novo Centro Integrado de Oncologia e o Setor de Oncologia Pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário