terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Popular

Política

FHC intensifica críticas e afirma que Dilma é “reflexo de um líder”
Ex-presidente reforça tese da comparação entre PT e PSDB, cita serra como candidato da oposição ao planalto e diz que governador paulista é mais preparado do que ministra

Folhapress

São Paulo – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 1995-2002) questionou elevou ontem o tom das críticas ao PT e questionou a capacidade de liderança da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata petista à Presidência da República neste ano. FHC não só fez novas críticas a Dilma e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como citou abertamente o governador José Serra (PSDB-SP) como o candidato da oposição. “(Dilma) pode até vir a ser, mas por enquanto ela não é líder. Por enquanto, é reflexo de um líder”, disse, se referindo a Lula. “Serra já tem liderança e mostrou que faz”, disse FHC, entrevista durante evento de inauguração da Biblioteca de São Paulo, obra do governo estadual.

Indagado se considerava Lula um líder, FHC riu e respondeu: “Claro que sim, eu não sou bobo”. Para o ex-presidente, o ponto central é saber “quem é mais competente para (fazer o País) avançar mais”. O tucano disse que Serra não tem que se declarar candidato agora e que cabe ao partido se posicionar nesse momento. Ele deixou o local antes da chegada de Serra. As declarações foram feitas um dia depois de FHC publicar um artigo no qual afirmou que Lula “enuncia inverdades” e desafiou os petistas a fazerem comparações “sem mentir” e “sem descontextualizar” (leia quadro). Comparações FHC reforçou a tese de comparar biografias.

“O governo atual tem um líder. O meu teve um líder. O José Serra é um líder do governo de São Paulo. Infelizmente, pela história da ministra Dilma, ela não teve essa oportunidade”. O tucano disse que Serra inspira confiança e que, até o momento, Dilma não inspira. Reafirmou que o atual governo usa informações que não são verdadeiras. “Por exemplo, dizer que meu governo não olhou para o social. Eu mostrei que sim, com dados”, afirmou. FHC chamou algumas comparações de “mesquinharia”. “Estamos construindo um país, tem que ter grandeza, não tem que entrar na coisa mesquinha. “Eu dei um metro a mais, um metro a menos’. Isso não conta.

O país tem que sentir que ele vai para frente e que os líderes são responsáveis, não ficam destruindo um o que o outro fez”, disse. “A história vai acabar por reconhecer que nós mudamos o Brasil. Digo nós, não digo eu, incluo o Lula nisso porque não sou mesquinho”, disse. As comparações propostas no artigo dividiram opiniões no PSDB. O texto contraria a estratégia do governador de São Paulo e pré-candidato tucano, José Serra, de fazer o confronto com Dilma, não com Lula . Em conversa com o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), Serra limitou-se a chamar o texto de “inteligente”. Em público, ele evitou fomentar a polêmica com o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário