segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Popular

Política

Editorial

Nível de pobreza

O governo tem proclamado que a meta de redução da pobreza no Brasil tem sido alcançada e coloca este dado com muito otimismo. Mas é impossível assegurar-se que ainda não exista uma grande concentração de renda no País.

De fato, levantamento da Fundação Getúlio Vargas mostrou que 3,8 milhões de pessoas deixaram a situação abaixo da linha de pobreza, número que soma mais de 19 milhões desde o início deste século. No entanto, cerca de 30 milhões de brasileiros continuam vivendo abaixo do nível de pobreza. Também pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que houve aumento na classe C, assim como incremento de consumo nesta e em todas as outras classes.

Acontece que a população do País é de quase 190 milhões de pessoas, 3,8 milhões representam apenas 2% da totalidade. É evidente que ocorre aumento de consumo em todas as classes, mas é preciso lembrar que este dado começou a ser construído gradualmente, a partir da vigência do Plano Real, há 15 anos.

Pode-se até dizer que o Brasil já não pode ser considerado um país pobre, mas continua sendo muito desigual, com imensa concentração de renda e abismal diferença de poder aquisitivo e bem-estar entre os muito ricos, os pobres e os muito pobres. Investimentos no social são indispensáveis para reduzir a distância entre os muito ricos e os pobres. Lembre-se ainda que cada vez mais jovens dos estratos de baixa renda são atraídos para o crime e o envolvimento com drogas, sinalizando necessidade de melhorar o setor educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário