quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Será?

O Popular

Editorial

Enfim, a Norte-Sul

Começaram finalmente a ser montados os primeiros dormentes e trilhos da Ferrovia Norte-Sul em território goiano, com quatro frentes de trabalho. Em Goiás a ferrovia compreende 516 quilômetros, entre Anápolis e a divisa do Estado do Tocantins.

Considerando que entre Anápolis e o porto de Itaqui, no Maranhão, há uma distância de 2.200 quilômetros, em princípio o trecho goiano pode parecer até reduzido, mas as obras em território goiano, iniciadas em 2008, sempre foram interrompidas até agora.

A sociedade cobra a continuidade das obras sem mais interrupção e também sem a excessiva interferência burocrática que tanto tem atrasado a agenda de realizações infraestruturais no Brasil.

Com a Norte-Sul chegando a Anápolis, essa estratégica cidade goiana, cuja economia tem forte apoio na atividade industrial, se tornará importante eixo no contexto brasileiro de transportes. Anápolis é a ponta norte da Ferrovia Centro-Atlântica e se tornará a ponta sul da Norte-Sul, formando assim a conexão das ligações ferroviárias entre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do País.

Os trechos em Goiás e no Tocantins vão interligar áreas cujo desenvolvimento está retardado exatamente por falta de condições de transportes ideais. E a economia goiana ganha uma nova saída para o mar, com este acesso econômico ao porto de Itaqui, no Maranhão. A Norte-Sul é, considerando-se tudo isso, muito bem-vinda aos goianos.

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