sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Popular - 31 de janeiro de 2010

O Popular

Serra tenta nacionalizar governo
Apesar de ainda não assumir que pretende disputar eleições, governador de São Paulo investe em divulgação em outros estados

Agência O Globo

São Paulo – Por mais que evite assumir a candidatura à Presidência da República, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não tem poupado energia – e propaganda – neste período de pré-campanha com contornos eleitorais bem definidos. Se nos últimos dois meses o tucano posou em retroescavadeira para inaugurar canteiros de obra e acelerou a entrega de apartamentos populares, a campanha tucana começou muito antes e com indisfarçável tarefa de nacionalizar o governo paulista.

Começava o ano de 2009 quando, numa estratégia de marketing, o setor de comunicação do governo paulista decidiu apresentar aos eleitores do Acre e do Paraná o trabalho da Sabesp, estatal responsável pelo saneamento básico que atua exclusivamente em território paulista. Com o Rodoanel, um dos carros-chefes do governo, o roteiro foi o mesmo, e as imagens viadutos invadiram televisores até na Paraíba. Resultado: o PT questionou o Ministério Público sobre a propaganda, que deixou de ser veiculada.

“O governador José Serra vai apostar todas as suas fichas no currículo de gestor, por isso ele lançou essa ofensiva publicitária. Ele vai querer mostrar que funciona administrativamente”, analisa o cientista político Rubens Figueiredo. “O problema é que esse tipo de estratégia sempre vai dar margens para críticas da oposição.”

Refratário à ideia de que deve lançar seu nome em contraponto à candidatura governista, Serra preferiu reforçar sua agenda a declarar que é o nome do PSDB na disputa. Os compromissos oficiais parecem ter inflado nos últimos dois meses. Ele mesmo disse dias atrás que pretendia trabalhar “como nunca” neste início do ano. Depois afirmou que seu governo fez “tanto que não dá para inaugurar tudo”. (Agência O Globo)

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