quinta-feira, 18 de março de 2010

Cerrado:bioma frágil!

O Popular

Editorial

Em defesa do Cerrado

O Ministério do Meio Ambiente anunciou medidas de proteção ao Cerrado que encontraram repercussão positiva entre os ambientalistas e os pesquisadores de instituições goianas, assim como a manifestação de apoio dos defensores desse bioma de modo geral. A proteção ao Cerrado faz parte dos apelos da sociedade e precisa se tornar causa popular.

Entre as medidas que serão adotadas inclui-se a punição aos municípios que forem relapsos, permitindo desmatamento de solos de Cerrado que fazem parte de seu território.

Outra medida que encontra boa receptividade é a de restringir o uso de carvão vegetal oriundo de matas nativas pelas siderúrgicas até 2013, com as empresas recebendo incentivos fiscais para trocá-lo pelo produto originário de reflorestamento.

Demorou bastante, mas antes tarde do que nunca. Finalmente está se viabilizando no País um plano de políticas públicas para conter a devastação do Cerrado, que se intensificou muito nos últimos anos.

Goiás é o terceiro Estado que mais desmata, atrás apenas de Mato Grosso e Bahia, e à frente de Tocantins e Minas Gerais. Esses cinco Estados respondem por nada menos do que 74% da área desmatada nos últimos sete anos.

Há uma afirmação segundo a qual a natureza obedece, desde que seja respeitada. No caso do Cerrado, que esta observação seja observada. E que o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimas no Cerrado (PPCerrado) seja cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário