quinta-feira, 11 de março de 2010

CONTEXTO
O jornal de Anápolis

Opinião


















Edson Tavares


Multimodalidade logística de Anápolis

A história de Anápolis, desde o seu surgimento, às inúmeras conquistas ao longo dos 102 anos de emancipação, passa, indiscutivelmente, pela sua vocação logística. Sua localização territorial estratégica possibilitou o movimento dos tropeiros de diferentes províncias, nos idos do século XVIII, marcando o surgimento do Município.

Hoje a cidade exerce, de forma plena e com excelência, a sua vocação comercial, industrial e logística. Pioneirismo, essa foi e sempre será a palavra de ordem desse terra, que assumiu papel de destaque no suporte às construções de Goiânia e de Brasília, bem como na implantação da Base Aérea, do Distrito Agro Industrial e do Porto Seco Centro Oeste.

Respeitáveis multinacionais, dos setores automobilístico e farmacêutico, vestiram a camisa anapolina. A localização estratégica da região se completa com um serviço portuário eficiente, multimodalidade de transporte e mão de obra especializada.

No campo de arrecadação de impostos Anápolis também tem se destacado. O Município ocupa hoje a terceira posição entre as delegacias da 1ª Região Fiscal que mais arrecadam. Um dos destaques para alcançar esse resultado se deve a forte atuação do Porto Seco Centro Oeste. Os desembaraços de mercadorias importadas por esta Estação Aduaneira têm incrementado as arrecadações do Imposto de Renda (IR), Imposto de Importação (II), Cofins e PIS/PASEP vinculados à importação.

Para garantir e, até mesmo, fomentar este desempenho é inevitável que os projetos logísticos estaduais e federais se consolidem. Otimista, o setor de logística em Anápolis vem avançando lentamente e principalmente contando com a participação do setor privado. As expectativas para os próximos anos são as melhores possíveis com os projetos da Plataforma Logística Multimodal de Goiás (PLMG), do Avanço da Zona Franca de Manaus, da Ferrovia Norte-Sul, da Zona de Processamento de Exportação e do Aeroporto Cargueiro de Anápolis.

Muito além da otimização de tempo e a redução de custos no seu produto final, a multimodalidade é para Anápolis a interligação de todo o seu território à outros centros econômicos do Brasil, logo ao mundo todo. Daí a necessidade de consolidar esses projetos e criar novas condições que permitam a atração de investimentos para o Município.

Os trilhos da ferrovia Norte-Sul estão avançando e como exemplo precisam também ser efetivadas as obras da PLMG e do Aeroporto Cargueiro Anápolis. Somos privilegiados por sermos “naturalmente multimodal”, agora precisamos ser “artificialmente multimodal” e contemplados por esses projetos para nos tornarmos centro logístico do Brasil. Esse é o desafio dos governos e o desejo da iniciativa privada para que juntos continuem galgando o espaço de Anápolis no mercado regional, nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário