segunda-feira, 15 de março de 2010

Cotas: raciais ou sociais?

Jornal Opção

Opção Cultural

COTAS NAS UNIVERSIDADES








DE­MÓS­TE­NES TOR­RES - Es­pe­ci­al pa­ra o Jor­nal Op­ção

Mé­ri­to e re­pa­ra­ção: o que lem­brar an­tes que ofi­ci­a­li­zem o ra­cis­mo no Bra­sil
As diferenças entre um branco nórdico e um negro africano compreendem apenas uma fração de 0,005 do genoma humano. É a comprovação científica de que raça não existe ou só existe para os racistas

A vol­ta à to­na da dis­cus­são so­bre as co­tas em ves­ti­bu­lar de ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas de en­si­no su­pe­ri­or con­ce­de a opor­tu­ni­da­de de se ob­ser­var ain­da com mais en­can­ta­men­to a mul­ti­pli­ci­da­de de co­res con­quis­ta­da pe­lo Bra­sil com a mis­ci­ge­na­ção. Do pon­to de vis­ta ins­ti­tu­ci­o­nal, o de­ba­te se acir­rou após o ques­ti­o­na­men­to do par­ti­do De­mo­cra­tas ao Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral acer­ca do be­ne­fí­cio na Uni­ver­si­da­de de Bra­sí­lia (UnB). No Con­gres­so Na­ci­o­nal, es­tão em fa­se de apre­cia­ção os pro­je­tos de lei das de­pu­ta­das Ni­ce Lo­bão (PMDB-MA) e Iris Araú­jo (PMDB-GO) e dos se­na­do­res Ál­va­ro Di­as (PSDB-PR) e Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB-GO). Ela­bo­rei vo­to em se­pa­ra­do aos qua­tro tex­tos e vou apre­sen­tá-lo na Co­mis­são de Cons­ti­tu­i­ção, Jus­ti­ça e Ci­da­da­nia do Se­na­do. Pa­ra fi­car no cen­tro do fu­ra­cão, bas­tou di­zer que mi­nha op­ção é pe­las co­tas so­ci­ais, em vez das co­tas ra­ci­ais. Nos úl­ti­mos di­as, o ba­ru­lho se in­ten­si­fi­cou após au­diên­cia pú­bli­ca no STF, em que re­a­fir­mei em­ba­sa­do em es­tu­dos que as va­gas ob­ti­das pe­la aná­li­se da si­tu­a­ção so­ci­al são mais jus­tas que as ad­vin­das da cor da pe­le, pois am­pa­ra o po­bre, se­ja ele pre­to, bran­co, ama­re­lo ou de qual­quer ou­tra to­na­li­da­de.

Serys Slhes­sa­renko, se­na­do­ra pe­tis­ta do Ma­to Gros­so, é a re­la­to­ra das pro­po­si­ções ci­ta­das e se ma­ni­fes­tou fa­vo­rá­vel ao PLC 180 (Pro­je­to de Lei da Câ­ma­ra, que na ori­gem ti­nha o nú­me­ro 73), de Ni­ce Lo­bão. O tex­to da emi­nen­te par­la­men­tar ma­ra­nhen­se des­ti­na va­ga a es­tu­dan­tes au­to­de­cla­ra­dos ne­gros, par­dos e in­dí­ge­nas. Slhes­sa­renko abriu mão do PLS 215, de 2003, apre­sen­ta­do por Do­na Iris no tem­po em que ocu­pou com bri­lhan­tis­mo uma va­ga no Se­na­do; dis­pen­sou igual­men­te o PLS 344 e o 479, am­bos de 2008, de au­to­ria res­pec­ti­va­men­te de Mar­co­ni e Ál­va­ro Di­as. Em co­mum, os pro­je­tos re­jei­ta­dos con­fe­riam o cri­té­rio so­ci­al pa­ra o in­gres­so nas uni­ver­si­da­des fe­de­ra­is e es­ta­du­ais, além de ins­ti­tu­i­ções co­mo as an­ti­gas es­co­las téc­ni­cas e agro­téc­ni­cas, de­pois re­ba­ti­za­das de Ins­ti­tu­tos Fe­de­ra­is de Tec­no­lo­gia. Por is­so, vol­tei às pes­qui­sas so­bre as co­tas raciais e con­cluí o que dis­se na au­diên­cia pú­bli­ca do STF e te­nho re­pe­ti­do: elas são in­jus­tas, têm o pro­pó­si­to de di­vi­dir o Bra­sil e vão ins­ti­tu­ci­o­na­li­zar o ra­cis­mo.

De­fen­do o mé­ri­to, pois ele pre­mia o es­for­ço, o ta­len­to, a per­se­ve­ran­ça e ou­tras vir­tu­des ne­ces­sá­rias ao de­sen­vol­vi­men­to do ho­mem na car­rei­ra pro­fis­si­o­nal e na vi­da, pa­ra as qua­is se pre­pa­ra, ou de­ve­ria se pre­pa­rar, no en­si­no su­pe­ri­or. Por­tan­to, os me­lho­res têm de ser apro­va­dos no ves­ti­bu­lar, es­sa ins­ti­tu­i­ção fa­li­da e me­ra­men­te pro­to­co­lar em gran­de par­te das fa­cul­da­des par­ti­cu­la­res.

Evi­den­te­men­te, não se po­de omi­tir que as di­fe­ren­ças so­ci­ais afas­tam das uni­ver­si­da­des ofi­ci­ais os fi­lhos de fa­mí­lias de bai­xa ren­da, que não pu­de­ram fre­quen­tar bons co­lé­gios, as­sim en­ten­di­dos os de en­si­no pri­va­do, já que a omis­são ao lon­go dos anos su­ca­te­ou a es­co­la pú­bli­ca. No lu­gar de co­tas, o de­ba­te de­ve­ria ser pe­la ele­va­ção da qua­li­da­de do en­si­no pú­bli­co, cu­jo re­tra­to ho­je, ape­sar de a pu­bli­ci­da­de mos­trar o con­trá­rio, é o de es­co­las ca­in­do aos pe­da­ços, me­ren­da es­co­lar de 30 cen­ta­vos, tran­spor­te de­gra­dan­te de alu­nos, pro­fes­so­res ga­nhan­do sa­lá­rio mí­ni­mo. Em vez de co­tas no en­si­no su­pe­ri­or, de­ve­rí­a­mos es­tar de­ba­ten­do a es­co­la em tem­po in­te­gral, o in­ves­ti­men­to ma­ci­ço no en­si­no fun­da­men­tal, pa­ra que a ba­se só­li­da ca­pa­ci­tas­se o es­tu­dan­te de to­das as co­res à com­pe­ti­ção no ves­ti­bu­lar e no mercado. Mas a dis­cus­são é acer­ca da re­ser­va de va­gas e de­fen­do as co­tas so­ci­ais, com pe­rí­o­do de­ter­mi­na­do, pa­ra re­pa­rar a dis­so­nân­cia eco­nô­mi­ca, ain­da que se es­te­ja er­ro­ne­a­men­te que­ren­do con­ser­tar na aca­de­mia o que o po­der pú­bli­co não con­se­guiu com as po­lí­ti­cas de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no.

No ti­ro­teio ver­bal ao qual es­sas idei­as fo­ram sub­me­ti­das não se lo­ca­li­za a pa­la­vra me­ri­to­cra­cia. Se o mé­ri­to, fá­cil de afe­rir, es­tá abo­li­do, op­ta-se pe­lo cri­té­rio ra­ci­al, e es­te pa­de­ce de uma fa­lha in­sa­ná­vel: ra­ças não exis­tem. Ali­ás, só exis­te uma, a ra­ça hu­ma­na. Na im­pos­si­bi­li­da­de de dri­blar a ge­né­ti­ca, os par­ti­dá­rios do po­li­ti­ca­men­te cor­re­to par­tem pa­ra a cri­a­ti­vi­da­de. Umas ins­ti­tu­i­ções imi­tam os cen­sos do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE) e dei­xam o can­di­da­to aos cur­sos di­zer a pró­pria ra­ça, na cha­ma­da “au­to­de­cla­ra­ção”. Em ou­tras, co­mo a UnB, for­ma-se um con­se­lho pa­ra de­ter­mi­nar quem é ne­gro ou não. Em am­bos os ca­sos, a bi­zar­ri­ce é fla­gran­te. A au­to­de­cla­ra­ção é tão ka­fki­a­na que fo­ram pa­rar na ca­pa da “Ve­ja” os ir­mãos gê­me­os com opi­ni­ões bem dis­tin­tas: um se con­si­de­ra­va bran­co; ou­tro, ne­gro. Co­mo des­men­ti-los, se a mai­o­ria da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra é re­al­men­te for­ma­da por san­gue de ín­dio, bran­cos e ne­gros em cada pessoa? O con­se­lho, ou al­go pa­re­ci­do, dis­põe de qual cri­té­rio pa­ra apro­var al­guém por et­nia? A cor da pe­le? Os an­ces­tra­is? O ca­be­lo? A res­pos­ta a es­sas e ou­tras per­gun­tas sim­ples tem sem­pre um ma­tiz ide­o­ló­gi­co. Quan­do o in­ter­lo­cu­tor não se con­ven­ce, pois o ar­gu­men­to é ra­so, se­guem-se xin­ga­men­tos ou qua­is­quer das di­ver­sas for­mas de se ape­lar na de­bi­li­da­de de con­te­ú­do.

A ci­ên­cia ex­pli­ca o em­ba­ra­ço dos de­fen­so­res das co­tas ra­ci­ais quan­do con­fron­ta­dos com a au­sên­cia de ní­vel nos cri­té­rios. Ci­en­ti­fi­ca­men­te, as di­fe­ren­ças en­tre in­di­ví­duos de um mes­mo gru­po se­rão sem­pre mai­o­res do que en­tre os dois gru­pos, con­si­de­ra­dos em seu con­jun­to. Es­tu­dos com­pro­ba­tó­rios do te­ma têm qua­se meio sé­cu­lo, co­mo os do ge­ne­ti­cis­ta Ri­chard Lewon­tin, da uni­ver­si­da­de Har­vard. De­em-se de exem­plos os per­so­na­gens das co­tas que o go­ver­no pre­ten­de apro­var, ne­gros e bran­cos. No gru­po dos ne­gros, ha­ve­rá pes­so­as al­tas e bai­xas, in­te­li­gen­tes e nem tan­to, ca­nho­tas e des­tras, com pro­pen­são a ou pro­te­ção ge­né­ti­ca con­tra cer­tas do­en­ças. O mes­mo ocor­re­rá no gru­po de bran­cos. Co­mo se no­ta, no in­te­ri­or de ca­da gru­po a di­ver­si­da­de de in­di­ví­duos é gran­de, mas ela se re­pe­te nos dois con­jun­tos. A úni­ca coi­sa que va­ria en­tre os dois gru­pos é a cor da pe­le, o for­ma­to do na­riz e a tex­tu­ra do ca­be­lo e, mes­mo as­sim, so­men­te por­que os dois gru­pos já fo­ram se­le­ci­o­na­dos a par­tir des­sas di­fe­ren­ças. Em tu­do o mais, os dois gru­pos são exa­ta­men­te igua­is. Re­pe­tin­do, os se­res hu­ma­nos são to­dos igua­is ou, ci­tan­do o ge­ne­ti­cis­ta Sér­gio Pe­na, os ho­mens são igual­men­te di­fe­ren­tes.

Em “Não So­mos Ra­cis­tas — Uma Re­a­ção aos que Que­rem nos Trans­for­mar nu­ma Na­ção Bi­co­lor” (Edi­to­ra Agir), o jor­na­lis­ta e pes­qui­sa­dor Ali Ka­mel, di­re­tor de jor­na­lis­mo da Re­de Glo­bo, lem­bra que o ge­no­ma hu­ma­no é com­pos­to por 25 mil ge­nes. As di­fe­ren­ças mais apa­ren­tes (as que apa­re­cem no pa­rá­gra­fo aci­ma: cor da pe­le, tex­tu­ra do ca­be­lo, for­ma­to do na­riz) são de­ter­mi­na­das por um con­jun­to de ge­nes in­sig­ni­fi­can­te­men­te pe­que­no se com­pa­ra­do a to­dos os ge­nes hu­ma­nos. Pa­ra ser exa­to, as di­fe­ren­ças en­tre um bran­co nór­di­co e um ne­gro afri­ca­no com­pre­en­dem ape­nas uma fra­ção de 0,005 do ge­no­ma hu­ma­no. É a com­pro­va­ção ci­en­tí­fi­ca de que ra­ça não exis­te ou só exis­te pa­ra os ra­cis­tas ou “ra­ça é um con­cei­to so­ci­al, não um con­cei­to ci­en­tí­fi­co”, no con­cei­to do ci­en­tis­ta Cra­ig Ven­ter, pri­mei­ro a des­cre­ver a se­quên­cia do ge­no­ma hu­ma­no.

Mas es­sa dis­cus­são ci­en­tí­fi­ca não in­te­res­sa aos arau­tos das co­tas. Ten­tam se agar­rar a ex­pli­ca­ções so­ci­o­ló­gi­cas, mas tam­bém elas não re­sis­tem a 60 se­gun­dos de ra­ci­o­cí­nio. Quan­do sa­em da ge­né­ti­ca e da so­ci­o­lo­gia pa­ra uma ci­ên­cia exa­ta, a es­ta­tís­ti­ca, os tro­pe­ços só fi­cam au­sen­tes quan­do se es­ta­be­le­ce a frau­de. Ali Ka­mel des­tro­ça os ar­gu­men­tos ad­vin­dos de da­dos ma­ni­pu­la­dos, co­mo os con­se­gui­dos pe­lo IB­GE. Quan­do lhes con­vêm, os ra­ci­a­lis­tas so­mam par­dos a pre­tos (são es­ses os no­mes nas pla­ni­lhas dos re­cen­se­a­do­res) e os agru­pam em uma ca­te­go­ria, ne­gros, que se­ri­am 48% da po­pu­la­ção. Usam o tru­que e apli­cam o ín­di­ce ao afir­ma­rem, por exem­plo, que dos 56,8 mi­lhões de po­bres os ne­gros são 65,8% e os bran­cos, 34,2%. O Bra­sil se­ria igual à ca­mi­sa do Santos: bi­co­lor, só pre­to e bran­co. E o mais gra­ve, por­que de­so­nes­to: pa­ra es­se e ou­tros ar­gu­men­tos, os par­dos ser­vem.

A far­sa da es­ta­tís­ti­ca não su­por­ta uma con­fe­rên­cia aos nú­me­ros, afir­ma Ka­mel: “Se­gun­do o IB­GE, os ne­gros são 5,9% e não 48%. Os bran­cos são, de fa­to, 51,4% da po­pu­la­ção. A gran­de omis­são diz res­pei­to aos par­dos: eles são 42% dos bra­si­lei­ros. En­tre os 56,8 mi­lhões de po­bres, os ne­gros são 7,1, e não 65,8%. Os bran­cos, 34,2%, e os par­dos, 58,7%. O que fa­zem os de­fen­so­res da te­se de que no Bra­sil bran­cos opri­mem os ne­gros é jun­tar o nú­me­ro de par­dos ao nú­me­ro de ne­gros, pa­ra que a re­a­li­da­de lhe se­ja mais fa­vo­rá­vel: é ape­nas so­man­do-se ne­gros e par­dos que o nú­me­ro de po­bres che­ga a 65,8%”.

No si­te da UnB http://www.unb.br/ad­mis­sao/sis­te­ma_co­tas/ lê-se: “Ví­ti­mas de vá­ri­as per­se­gui­ções ra­cis­tas, ne­gros e ne­gras sem­pre en­fren­ta­ram enor­mes di­fi­cul­da­des pa­ra in­gres­sar e per­ma­ner (sic) na uni­ver­si­da­de. Des­de a for­ma­ção das ins­ti­tu­i­ções de en­si­no su­pe­ri­or no sé­cu­lo 19, ja­mais hou­ve um pro­je­to que ga­ran­tis­se o aces­so em mas­sa da po­pu­la­ção ne­gra à aca­de­mia. Ho­je, os ne­gros cor­res­pon­dem a ape­nas 2% do con­tin­gen­te de uni­ver­si­tá­rios, ape­sar de re­pre­sen­ta­rem 45% dos bra­si­lei­ros”. Es­se ar­gu­men­to, co­mo os mes­mos er­ros de Por­tu­guês e es­ta­tís­ti­ca, foi le­va­do à au­diên­cia pú­bli­ca no STF. Por­tan­to, a se crer nes­ses per­cen­tu­ais, ape­nas 2% dos es­tu­dan­tes de cur­so su­pe­ri­or são ne­gros. Ou se­ja, pa­ra es­se ar­gu­men­to os par­dos já não ser­vem. 

A ma­ni­pu­la­ção es­ta­tís­ti­ca é ób­via. Que ins­ti­tu­to con­tou os ne­gros e eles “re­pre­sen­ta­ram 45% dos bra­si­lei­ros”? Em que ano “hou­ve um pro­je­to que ga­ran­tis­se o aces­so em mas­sa” da po­pu­la­ção bran­ca, ama­re­la e tan­tas ou­tras que for­mam es­se Bra­sil mis­ci­ge­na­do? Qual cen­so con­clu­iu que só 2% dos uni­ver­si­tá­rios, con­ta­dos os dos es­ta­be­le­ci­men­tos pú­bli­cos e dos par­ti­cu­la­res, são ne­gros? E o mais gra­ve: on­de es­tão os re­gis­tros das “ví­ti­mas de vá­ri­as per­se­gui­ções ra­cis­tas, ne­gros e ne­gras”, que “sem­pre en­fren­ta­ram enor­mes di­fi­cul­da­des pa­ra in­gres­sar e per­ma­ne­cer na uni­ver­si­da­de”? Ca­dê um do­cu­men­to com­pro­van­do as “per­se­gui­ções ra­cis­tas” pa­ra ne­gros não en­tra­rem ou, en­tran­do, não per­ma­ne­ce­rem no cur­so su­pe­ri­or?

Is­so não é ape­nas de­so­nes­ti­da­de in­te­lec­tu­al ou ten­ta­ti­va de pro­te­ger uma de­ter­mi­na­da par­ce­la da po­pu­la­ção, is­so é uma ma­nei­ra de de­sa­cre­di­tar as in­for­ma­ções de uma das me­lho­res ins­ti­tu­i­ções de en­si­no su­pe­ri­or da Amé­ri­ca do Sul. A pai­xão da UnB, ou de sua di­re­ção e seus di­ri­gi­dos nos mo­vi­men­tos, pe­la co­tas ul­tra­pas­sou a de­fe­sa in­tran­si­gen­te e par­tiu pa­ra a men­ti­ra. To­dos os tex­tos do si­te do UnB apre­sen­tam os mes­mos equí­vo­cos dos dis­cur­sos de seus re­pre­sen­tan­tes, ou se­ja, a re­pe­ti­ção do blá-blá-blá de pas­se­a­ta. Ao se che­car, o nú­me­ro der­re­te e vi­ra opi­ni­ão mi­li­tan­te.

O en­go­do se ge­ne­ra­li­zou a tal pon­to na UnB que o jei­to foi re­cor­rer ao Su­pre­mo. Tran­spa­ren­te e plu­ral, o Tri­bu­nal abriu su­as por­tas ao de­ba­te de idei­as e deu es­pa­ço à di­ver­gên­cia, jun­tan­do os mais di­fe­ren­tes la­dos de aná­li­se das co­tas. Ape­sar das bra­va­tas dos po­li­ti­ca­men­te cor­re­tos, os mi­nis­tros ha­ve­rão de man­ter a co­e­rên­cia que lhes é pe­cu­li­ar. Num ha­be­as cor­pus, o de nú­me­ro 82.424, o STF foi pre­ci­so ao re­co­nhe­cer a ine­xis­tên­cia de ra­ças:

“Com a de­fi­ni­ção e o ma­pe­a­men­to do ge­no­ma hu­ma­no, ci­en­ti­fi­ca­men­te não exis­tem dis­tin­ções en­tre os ho­mens, se­ja pe­la seg­men­ta­ção da pe­le, for­ma­to dos olhos, al­tu­ra, pe­los ou por qua­is­quer ou­tras ca­rac­te­rís­ti­cas fí­si­cas, vis­to que to­dos se qua­li­fi­cam co­mo es­pé­cie hu­ma­na. Não há di­fe­ren­ças bi­o­ló­gi­cas en­tre os se­res hu­ma­nos. Na es­sên­cia são to­dos igua­is”.

O Su­pre­mo foi pri­mo­ro­so também ao tra­tar de ra­ça e ra­cis­mo: “A di­vi­são dos se­res hu­ma­nos em ra­ças re­sul­ta de um pro­ces­so de con­te­ú­do me­ra­men­te po­lí­ti­co-so­ci­al. Des­se pres­su­pos­to ori­gi­na-se o ra­cis­mo que, por sua vez, ge­ra a dis­cri­mi­na­ção e o pre­con­cei­to se­gre­ga­cio­nis­ta”.

Por­tan­to, es­pe­ra-se que o STF aca­be, mes­mo an­tes de os pro­je­tos se­rem vo­ta­dos no Con­gres­so, com a ten­ta­ti­va de ins­ti­tu­ci­o­na­li­zar o ra­cis­mo. Até por­que, co­mo a Cor­te Mai­or é guar­diã da Lei Mai­or, ha­ve­rá de re­co­nhe­cer a in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de da co­ta ra­ci­al. É in­cons­ti­tu­ci­o­nal por­que des­con­si­de­ra a va­ri­á­vel eco­nô­mi­ca na po­lí­ti­ca de in­te­gra­ção. É in­cons­ti­tu­ci­o­nal pois, ao se es­que­cer dos bran­cos po­bres e demais cores de carentes, ten­ta atin­gir a mis­são ex­tra­va­san­do os li­mi­tes ra­zo­á­veis do pro­gra­ma afir­ma­ti­vo, que­bran­do o prin­cí­pio da pro­por­ci­o­na­li­da­de. É in­cons­ti­tu­ci­o­nal por des­cum­prir o prin­cí­pio da pon­de­ra­ção: de um la­do, a ne­ces­si­da­de de pro­gra­mas afir­ma­ti­vos pa­ra in­te­grar o ne­gro; de ou­tro, a vi­o­la­ção aos di­rei­tos dos de­mais ci­da­dã­os não be­ne­fi­ci­a­dos com es­sas me­di­das e a pos­si­bi­li­da­de de in­se­rir o ódio en­tre ne­gros e bran­cos co­mo ele­men­to re­le­van­te da uni­da­de na­ci­o­nal.

Há di­ver­sas ou­tras ques­tões le­gais, so­ci­o­ló­gi­cas, es­ta­tís­ti­cas, ge­né­ti­cas, mas os de­fen­so­res das co­tas ra­ci­ais pre­fe­rem par­tir pa­ra a bai­xa­ria. Pa­ra os mui­tos que os en­fren­tam, o jo­go es­tá sen­do pe­sa­do. Con­tra mim, por exem­plo. Fa­zem o que que­rem com o que di­go: ti­ram do con­tex­to, in­ter­pre­tam co­mo que­rem, co­lam umas fra­ses a ou­tras pa­ra ob­te­rem o que al­me­jam. Quan­do eu não fa­lo, in­ven­tam. Já há na in­ter­net mais fra­ses atri­bu­í­das a mim do que di­tas por mim. Do meu dis­cur­so na au­diên­cia pú­bli­ca no STF, que du­rou mais de meia ho­ra por­que usei os tem­pos des­ti­na­dos às du­as Co­mis­sões de Cons­ti­tu­i­ção e Jus­ti­ça do Con­gres­so, os mi­li­tan­tes apa­nha­ram du­as fra­ses. Na pri­mei­ra, fi­ze­ram uma gri­ta por­que re­ba­ti a te­se do es­tu­pro ori­gi­nal. Os on­guei­ros que­rem que acei­te­mos a fa­lá­cia de que a mis­ci­ge­na­ção ocor­reu por es­tu­pro. Ou se­ja, to­dos os bra­si­lei­ros que não fo­rem de uma ra­ça pu­ra, se­gun­do a te­se ra­cis­ta dos mi­li­tan­tes, ti­ve­ram sua ori­gem em um cri­me se­xu­al. Is­so não é ver­da­de. Hou­ve vi­o­lên­cia, sim, mas hou­ve tam­bém con­sen­ti­men­to, en­tre ca­sa­dos, aman­ce­ba­dos, jun­ta­dos, en­fim, as re­la­ções en­tre ho­mem e mu­lher com as­cen­dên­cia in­dí­ge­na, eu­ro­peia e afri­ca­na. In­ven­ta­ram que res­pon­sa­bi­li­zei os ne­gros pe­la es­cra­vi­dão. Tam­bém é men­ti­ra. Ape­nas trou­xe à luz o que es­tá em qual­quer es­tu­do so­bre o pe­rí­o­do: o trá­fi­co de pes­so­as ne­gras não co­me­çou com os eu­ro­peus, mas en­tre os afri­ca­nos; e era ne­gra gran­de par­te dos tra­fi­can­tes de ne­gros. Pron­to!, caiu o mun­do na mi­nha ca­be­ça. Só por di­zer a ver­da­de, pois a ver­da­de não in­te­res­sa ao po­li­ti­ca­men­te cor­re­to.

Re­a­fir­mo tu­do que dis­se nas au­diên­cias pú­bli­cas, in­clu­si­ve as do Se­na­do e do STF, e con­cluo pe­din­do aos apai­xo­na­dos pe­la cau­sa: pes­qui­sem, lei­am, es­tu­dem. Não in­ci­tem o ódio ra­ci­al. Não quei­ram di­vi­dir o pa­ís. E va­mos ao de­ba­te.

DE­MÓS­TE­NES TOR­RES é pro­cu­ra­dor de Jus­ti­ça e se­na­dor (twit­ter.com/de­mos­te­nes_go).


COMENTÁRIOS DO JOÃO AQUINO

É lamentável que pessoas, algumas até com boas intenções, contribuam para desagregar a nação brasileira. A pobreza não escolhe cor de pele, basta uma voltinha pelas periferias das grandes cidades, para se notar que existem pessoas de diversas tonalidades de pele, vivendo nas mesmas condições desumanas e convivendo com sujeira, com a ignorância, com a violência, com o tráfico, com a morte.

O senador Demóstenes Torres, sabidamente um político de qualidades excepcionais e um conhecedor profundo das normas jurídicas, está certo ao defender as COTAS SOCIAIS (o senador Marconi Perillo também), visto que não é justo que um negro rico tire a vaga de um branco pobre na universidade pública, pelo simples capricho de quem quer se afirmar numa luta, que só pode trazer aversão e conflito entre irmãos brasileiros.

Ninguém seria tolo de afirmar que o Brasil é um país onde impera a justiça social. Mas, as injustiças atingem a todos, indistintamente, sejam qual for a cor da pele ou outras características da vasta miscigenação que, felizmente, fez do povo brasileiro esse ser maravilhoso.

As teses das cotas raciais e da compensação pelos danos históricos, como outras que acabam enfiadas garganta abaixo do povo brasileiro,  precisam ser melhor discutidas, com serenidade e sempre respeitando o direito às opiniões contrárias, pois, de outra forma, a intolerância pode ter consequencias desastrosas para a unidade nacional. Se não for exatamente isso que querem os mentores dos cotistas raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário