segunda-feira, 15 de março de 2010

Jornal Estado
                                  de Goiás

"Sou candidata a reeleição", diz Lúcia
Apesar de o PSDB manter chapa em aberto, senadora diz que não abre mão de projeto

Marcos Vieira

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) confirmou, em visita a Anápolis, na quarta-feira (10), que é candidata à reeleição e que não avalia concorrer a qualquer outro cargo nas eleições deste ano. A tucana ministrou palestra na Câmara Municipal sobre a Lei Maria da Penha, em sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Questionada pelo JE se acredita ter a devida prioridade nas negociações do PSDB para compor a chapa majoritária, Lúcia Vânia disse que nunca trabalhou com esse pensamento. “Eu acho que quando a gente está disputando um cargo, colocamos nosso nome e deixamos as articulações fluírem nesta direção”, frisou a senadora.

Lúcia Vânia tem convivido com a hipótese de perder espaço para o empresário José Batista Júnior, o Júnior do Friboi, filiado ao PTB. A outra vaga ao Senado estaria sendo oferecida pelos tucanos a Demóstenes Torres, numa tentativa de garantir a aliança com o DEM. Na quinta-feira (11), em seu twitter, o senador Marconi Perillo disse que o PSDB se “entusiasma” com a hipótese de Júnior concorrer ao cargo de vice-governador.

Sobre o empresário petebista, a tucana opinou que o desejo dele se candidatar é legítimo. “Ele tem o direito como qualquer cidadão de pleitear ser senador da República”. Os índices inexpressivos de Júnior do Friboi nas pesquisas eleitorais são avaliados como “naturais” por Lúcia Vânia. “Ele não tem trajetória política e isso é esperado”, comentou.

A senadora confirmou que Marconi Perillo é o único que tem sua pré-candidatura definida até momento, porque um postulante ao cargo de governador precisa ficar livre para conversar com outros partidos. Em relação às outras três vagas na chapa majoritária, a avaliação é que cada sigla deve apresentar seu nome, que serão posteriormente avaliados pela coligação.

“Na verdade cada partido faz a exigência que deseja e temos que ter calma, esperar todos que querem se associar à gente. Após essa etapa, é hora de colocar os nomes à mesa e definir os mais adequados”, explicou Lúcia Vânia. Segundo ela, o momento político é de muita ebulição porque se aproxima o prazo de desincompatibilização daqueles que vão concorrer ao pleito este ano.

Pesquisa

Lúcia Vânia também avaliou pesquisa publicada recentemente em que ela aparece com 11% da preferência do eleitorado na corrida ao Senado. Para a tucana, o levantamento não expressa o cenário real porque o eleitor foi convidado a citar apenas um nome ao Senado (na eleição cada um vota em dois candidatos).

“[Nestas pesquisas] são colocadas pessoas expressivas na sociedade e na política e isso faz com que o resultado seja um que não pode orientar nenhum passo”, comentou a senadora. Sobre o levantamento ao Governo de Goiás, ela disse que está clara a polarização entre Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo, mas ponderou a indefinição do candidato da “Nova Frente”, comandada pelo governador Alcides Rodrigues (PP). “O que podemos ver até agora é que os dois candidatos (Iris e Marconi) possuem números expressivos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário