quinta-feira, 11 de março de 2010

Diário da Manhã

Café da Manhã



Marconi se encontra com representantes de paróquias

O senador Marconi Perillo (PSDB) foi convidado pela Diocese de Luziânia para um encontro, realizado quarta-feira (10), que reuniu representantes de 24 paróquias dos municípios goianos de Cristalina, Padre Bernardo, Valparaízo, Cidade Ocidental, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas. Em pauta, temas de interesse da Igreja Católica, além de questões que afetam diretamente a população de mais de 1 milhão de habitantes da região, como saúde, transportes e segurança.

Católico praticante, Marconi lembrou o apoio dado ao acordo entre a Santa Sé e o Brasil, que reafirma a liberdade de culto, reconhece o Estado laico (neutralidade do país em matéria religiosa) e trata do ensino religioso nas escolas. O senador criticou o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), que o governo federal enviou ao Congresso. O programa traça "diretrizes" e "objetivos estratégicos" do governo que incluem, entre outros, a defesa da descriminalização do aborto, da união civil homossexual e da revisão da Lei da Anistia. "São os mais diversos projetos que atentam contra a vida e dependem da nossa fiscalização", disse ele.

Os quase 30 padres diocesanos se mostraram preocupados com a diferença de tratamento dispensado a Brasília e ao Entorno e pediram o apoio do senador na solução dos problemas.

Acompanhado dos prefeitos de Luziânia, Célio Silveira e de Valparaíso, Lêda Borges, além do empresário Cyro Miranda, Marconi explicou que as receitas provindas de impostos, como o ICMS, são integralmente utilizadas pelo Distrito federal, enquanto em Goiás, o total é distribuído entre os 246 municípios: "A saída é a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC), que estende recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO),de Brasília para a região do Entorno. São recursos que vão para a saúde, segurança, transportes e também para as prefeituras".

Ao ser questionado pelo Frei Carlos, de Águas Lindas, sobre o que poderia ser feito para o combate às drogas na cidade, Marconi disse que vai apresentar requerimento pedindo providências à Polícia Federal, sobre a situação. "Não é preciso muito dinheiro para resolver problemas do Entorno de Brasília, é preciso priorizar. O poder público, de forma unida, tem que ter políticas voltadas para a região".

Ao final do encontro, Marconi Perillo foi homenageado pelos padres, que cantaram "Parabéns para Você" pelo aniversário do senador, na semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário