quinta-feira, 18 de março de 2010

Homenagem

O Popular

POLÍTICA
Ex-prefeito, Jaime Câmara dá nome a prêmio do Sebrae

Sebrae entrega prêmio a prefeito empreendedor
Evento, que chega à sua sexta edição, faz homenagem ao jornalista Jaime Câmara, prefeito de Goiânia nos anos de 1959 e 1960

Núbia Lôbo

Com o objetivo de valorizar e estimular prefeituras goianas com ações que gerem negócios e desenvolvimento social do município, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO) entrega hoje, às 8h30, no auditório da entidade, o Prêmio Prefeito Empreendedor. O governador Alcides Rodrigues (PP) confirmou presença no evento.

Dezesseis gestores goianos que inscreveram projetos executados em suas cidades disputam a premiação (veja quadro abaixo).

Na sua sexta edição, o Prêmio Prefeito Empreendedor homenageia neste ano o empresário e ex-prefeito de Goiânia, Jaime Câmara. Junto com os irmãos Joaquim Câmara Filho e Vicente Rebouças, o homenageado fundou a Organização Jaime Câmara (leia reportagem nesta página).

Os prefeitos que concorrem ao prêmio foram examinados por uma banca composta por membros do Sebrae, Associação Goiana dos Municípios (AGM), Ministério Público (MP) de Goiás, entre outros. O vencedor será aquele que apresentar melhor resultado em geração de novos negócios e empregos, incentivo a compras governamentais, educação empreendedora, desburocratização para abertura de novas empresas, entre outros quesitos.

O vencedor em Goiás vai disputar com os prefeitos empreendedores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o prêmio de Prefeito Empreendedor do Centro-Oeste. Os vencedores regionais farão uma viagem internacional para conhecer projetos de iniciativa pública que tenham obtido sucesso no estímulo a micro e pequenas empresas.

Empreendedores

Prefeitos que disputam o Prêmio

ANTÔNIO GOMIDE (PT)
Anápolis

MAGUITO VILELA (PMDB)
Aparecida de Goiânia

ANDRÉ GUIMARÃES (PMDB)
Caçu

EDSON ROSA (PMDB)
Caiapônia

LUIZ CARLOS ATTIÉ (DEM)
Cristalina

ABELARDO VAZ (PP)
Inhumas

BENEDITO CAETANO DE ARAÚJO (PSDB)
Itaberaí

FRANCISCO OLIZETE AGRA (PMDB)
Itapaci

NEIBA BARCELOS (PSDB)
Mineiros

RONAN BATISTA (PTB)
Niquelândia

LUIZ ANTÔNIO STIVAL (PSDB)
Nova Veneza

JOÃO DE ASSIS PACÍFICO (PSDB)
Novo Gama

SAMUEL DOS SANTOS (PMDB)
Piranhas

JOSÉ OLINTO NETO (PSC)
Planaltina

JOSÉ OSVALDO (PSDB)
Porangatu

SANDOVAL DA MATTA (PRB)
São Luís de Montes Belos


O QUE É O PRÊMIO:

Em sua sexta edição, a condecoração tem o objetivo de identificar e valorizar ações municipais de estímulo aos micro e pequenos negócios com reflexo no desenvolvimento sócio-econômico do município.

Dívidas públicas saneadas

Núbia Lôbo

Prefeito de Goiânia nos anos 1959 e 1960, Jaime Câmara teve seu mandato marcado pelo saneamento das finanças públicas. Jaime assumiu a prefeitura com 18 meses de dívidas acumuladas, problema que ele anunciou ter resolvido em maio de 1960.

O prefeito Iris Rezende (PMDB) presidiu a Câmara de Goiânia quando Jaime era prefeito. “Apesar de ter minoria na Casa, ele aprovava todos os projetos. Era um homem competente, equilibrado e com visão extraordinária”, afirma Iris.

Também vereador naquela época, Nion Albernaz (PSDB) destaca: “A cidade era mergulhada em muitas dificuldades. Hoje reconheço que fez muito mais do que podia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário