quinta-feira, 18 de março de 2010

CELG

O Popular

POLÍTICA

Pré-campanha mudou posição de partidos

Fabiana Pulcineli

Antes do acirramento de ânimos provocado pelas definições do período pré-eleitoral, o governo estadual havia recebido manifestações de apoio à venda de ações da Celg tanto de lideranças do PSDB como do PMDB.

Em fevereiro do ano passado, quando o governo falou pela primeira vez na proposta de vender 41% da participação acionária à Eletrobrás, deputados estaduais do PMDB apontaram a solução como “única alternativa” para o problema da companhia.

Reportagem publicada no dia 17 de fevereiro pelo POPULAR mostra o senador Marconi Perillo (PSDB) elogiando a solução encontrada pelo governo. Ele disse considerar o acerto “um excelente negócio” e afirmou que, se fosse governador, faria o mesmo.

A proposta mais recente, de venda das ações e de gestão compartilhada, foi divulgada pelo governo em setembro do ano passado. Na ocasião, os parlamentares também se manifestaram favoráveis aos termos do acordo.

O atual governo negocia com a União desde setembro de 2007 a ajuda para reequilibrar as contas da empresa. Na gestão de Marconi, houve tentativa de federalização, mas o governo anunciou desistência ao final de 2002porque a estatal federal ofereceu R$ 126 milhões por 100% das ações. A proposta inicial, divulgada pelo governo em julho daquele ano, era de R$ 350 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário