quinta-feira, 18 de março de 2010

Leitores opinam!

O Popular

Cartas dos leitores

Tumultos no terminal

Deixo registrado o meu repúdio e o meu descontentamento com o transporte coletivo da Grande Goiânia. São problemas que se acumulam ao longo do tempo e o poder público não consegue vislumbrar uma solução imediata para o caótico serviço prestado à população que utiliza ônibus.

Diziam que a precariedade do transporte coletivo seria solucionada em seis meses, mas, até a presente data, o transporte urbano em nada melhorou. O que ocorreu no Terminal da Praça da Bíblia, na terça-feira, foi mais uma prova inconteste da incapacidade administrativa dos gestores da CMTC.

DINAIR JOSÉ DE SOUSA
Setor São José – Goiânia

Limpeza das ruas

A Prefeitura de Goiânia anuncia, através do seu site, a realização de um mutirão para o combate à dengue. A ideia é louvável, todavia, assim como o cidadão, a Prefeitura deve cumprir sua obrigação em relação à limpeza dos logradouros.

Resido no Setor Coimbra há mais de 20 anos e nunca tinha visto tanta sujeira nas ruas. O lixo da poda de árvores e aqueles resíduos que caem das lixeiras ficam apodrecendo nas ruas e calçadas, por mais de 15 dias, e a coleta somente é feita após muita reclamação dos moradores.

Os garis varrem superficialmente (falta de supervisão) e não têm mais a mesma frequência de antigamente. Há algum tempo, a limpeza das ruas e praças de Goiânia, assim como o paisagismo, eram motivo de orgulho para nós goianienses. Gostaria de saber qual a razão dessa mudança, vez que os impostos continuam sendo cobrados da mesma forma.

É evidente que a população deve colaborar para a manutenção da limpeza, mas tal obrigação não exime a Prefeitura da cumprir a sua parte.

NORMA BOTOSSO
Setor Coimbara – Goiânia

Caso Glauco

Mariosan, cartunista deste jornal, merece cumprimentos pela forma como retratou a morte de seu colega Glauco, em charge publicada na segunda-feira.

Parabéns pela criatividade e pela sensibilidade, características de pessoas que usam a imaginação para despertar emoção, reflexão, com mensagens sutis sobre o violento cotidiano que nos assombra.

ELIZABETH MENDONÇA CAMPOS
Jardins Florença – Goiânia

Impasses na UEG

Cumprimento este jornal pelo editorial, publicado segunda-feira. Concordo que realmente falta um investimento maior do governador para o desenvolvimento da UEG. Quero ressaltar que a UEG de Minaçu desde 2006 já funciona em sede própria, inaugurada pelo então governador Marconi Perillo, um dos idealizadores deste projeto.

O prédio de Minaçu é de excelente qualidade e atende à necessidade de todos. Essa foi uma luta minha junto com os moradores e líderes da cidade. Hoje, a obra representa a concretização de um sonho da população minaçuense.

CARLOS ALBERTO LERÉIA
Deputado federal PSDB

Vagas para idosos

Tenho visto várias placas destinadas a idosos, só que não informaram, até hoje, onde é feito o cadastro para que o condutor do veículo, sendo um detentor do direito à vaga, possa conseguir o selo expedido pelo órgão competente.

Em Brasília, por exemplo, existe a obrigatoriedade do selo, para que o motorista com esta prerrogativa possa estacionar o seu veículo na vaga destinada ao idoso.

Em Goiânia, ninguém informa se é na AMT ou no Detran. Qual é o responsável pelo credenciamento dos motoristas com este direito? As placas já foram colocadas, resta agora saber se terão a utilidade devida.

SUELY IUNES
Nova Suíça – Goiânia

Troca de hidrômetro

A Saneago deu uma resposta só não considerada cômica porque pode se tornar trágica, ou seja, pode resultar em multa para o usuário. Depois de trocar por várias vezes o hidrômetro do meu apartamento, a empresa optou por colocar um equipamento com o diâmetro menor de entrada e saída de água, o que estava causando problemas no imóvel.

Depois de um bom tempo e muitas análises, a Saneago reconheceu o erro e substituiu o hidrômetro por um de diâmetro maior. Agora, vem a comédia: segundo a empresa é obrigatória a instalação de uma tal de válvula de retenção antes da água chegar no hidrômetro e apenas a Saneago pode remover o equipamento do lugar.

Tem de quebrar o concreto e a parede, onde estão os demais medidores dos apartamentos do mesmo andar. O condomínio não vai arcar com a obra (e com razão) e eu não posso quebrar a parede porque o local é uma área comum do prédio.

Propus comprar a válvula e que a Saneago enviasse um técnico para a execução do serviço, que deve durar no máximo 15 minutos. Deveriam ter colocado a bendita válvula no ato da instalação do hidrômetro correto. O erro não foi meu. E para finalizar recebi uma notificação de irregularidade da empresa.

BENJAMIN GOMES DE OLIVEIRA JR.
Setor Aeroporto – Goiânia

Katteca

Há pouco, elogiei a coragem do Katteca em criticar temas que são TNT pura. O humorismo como arte é também guardião da conduta ética e moral de uma sociedade.

Entretanto, há temas que mesmo factuais são tidos como intocáveis. É aí que Katteca mostra sua verve cívica. A conduta de alguns religiosos é exemplo. São temas delicados, mas Katteca não se furta de trazê-los à luz.

NÉLIO MACHADO
Anápolis – GO

Indecisão na política

Em Goiás, somente o PSDB tem candidato definido, o senador Marconi Perilo. Disso ninguém duvida. O PMDB, que sempre foi refém do prefeito Iris, ficou atordoado com a indefinição, mas não é para menos, pois é isso que acontece com partidos que não constroem alternativas, que não é mal só do PMDB.

O povo goiano pode se dar por satisfeito, porque as alternativas começam a aparecer, o que é natural, diante das incertezas daquele que seria um candidato fortíssimo, face à sua história em Goiás.

O leque se abriu, ao ponto de se pensar não mais só na terceira via, mas no chapão, muito bem arquitetado pelo presidente Lula e que em Goiás tem o governador Alcides Rodrigues como seu principal defensor. Não é fácil misturar água e óleo. Quero ver a água correr para depois acreditar.

Ronaldo Caiado, Sandes Júnior, Ernesto Roller, Sandro Mabel, Jorcelino Braga, os prefeitos Vanderlan Cardoso (Senador Canedo), José Gomes (Itumbiara), Gil Tavares (Nerópolis), Gilberto Naves (Goianésia), Rubens Otoni, Marina Silva, Ademir Menezes, Adib Elias e outros tantos que existem em Goiás e que estão aptos a pleitear uma eleição a governador, como Henrique Meireles, Júnior do Friboi, Demóstenes Torres, Jovair Arantes, Elias Vaz, Washington Fraga. São todos muitos bons.

O governador Alcides está em céu de brigadeiro e é ele quem vai decidir a eleição em Goiás, embora muitos duvidem disto. O Cidinho, como é conhecido o governador, com seu estilo calado, porém falando na hora que precisa, dará o norte ao Estado e será com certeza, um norte certo, e, sem vacilar, fará o seu substituto.

AMÉRICO MARTINS PEREIRA
Nerópolis – GO

“Ou falta ônibus ou há incompetência para gerir.”
Érico de Pina Cabral, promotor da área de Defesa do Consumidor do Ministério Público estadual, sobre o transporte coletivo em Goiânia.

“Faltou compromisso cultural e esportivo aos jogadores do Vila Nova. Pugilismo fica de lado.”
Gênio Eurípedes Jataí – GO

“Vou conseguir fazê-lo mudar de opinião quanto à negação do Holocausto.”
Meir Lau, ex-rabino-chefe de Israel, ao pedir ao presidente Lula que intermedie uma conversa sua com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário