BASTIDORES
Crise
Uma das preocupações dos candidatos a deputado pelo PP, PTN e PSB é ampliar a aliança, porque, sem a incorporação de PR e DEM, podem não conseguir eleger uma bancada forte de deputados federais e estaduais. Sem Ronaldo Caiado e Sandro Mabel (foto), pode pintar desespero na mini frente. Aposta-se que, na convenção, vai ter filiado defendendo aliança com Marconi Perillo.
Petistas apostam em vitória de Iris Rezende já no primeiro turno
O Jornal Opção conversou com seis petistas, como Olavo Noleto, do governo Lula, o deputado Luis Cesar Bueno, e outros líderes, dois deles pré-candidatos a deputado estadual. Há um consenso de que o PT está “definitivamente” fechado com Iris Rezende na disputa pelo governo do Estado. “Não há outra alternativa, nem a estamos procurando. Foram dados todos os prazos e, como se sabe, não há outra articulação”, afirma um petista histórico.
O PT está observando, com atenção, o “jogo” do governador Alcides Rodrigues. Líderes do partido dizem não ter pressa, porque a briga entre Alcides e Marconi Perillo fica cada vez mais acirrada. Os petistas avaliam que a imagem de Marconi “está muito arranhada” e que as pesquisas qualitativas já apontam o fenômeno. Eles até admitem que Marconi ainda é o favorito. “Mas o Marconi de 2010 não é o Marconi de 2008. Há desgaste acentuado colado na sua imagem”, afirma um ex-deputado. O ex-parlamentar avalia que há registros, nas qualis, de que a população começa a perceber Alcides como “vítima” de Marconi. Os petistas ainda defendem a tese de que se juntar todos os antimarconistas Iris ganha no primeiro turno. Mas sugerem que, se o candidato a governador for Ronaldo Caiado, ou Demóstenes Torres, o DEM não dará tempo de televisão para o PSDB. “Aposto que a chapa única ganha de Marconi sem a necessidade de segundo turno. A tendência é que ocorra um grande Fla x Flu. Já Jorcelino Braga avalia que, com três chapas, o segundo turno estará garantido”, diz Noleto.
O deputado Mabel, na avaliação de pelo menos dois petistas, é o favorito para ser vice de Iris. “Há uma costura federal a respeito”, admite um deputado.
Noleto diz que Alcides “é muito hábil politicamente e tem 1 bilhão em caixa para investir em obras. Ele vai influenciar o processo eleitoral. Anote e me cobre”.
O governador Alcides pode perder na convenção?
Tucanos e mesmo alguns pepistas disseram ao Jornal Opção, na semana passada, que poderá ocorrer uma reviravolta na convenção do PP. Sob garantia de anonimato, um pepista influente disse que vai à convenção defender aliança com o senador Marconi Perillo ou, então, a liberação da militância para apoiar quem quiser .
“Sei que Sérgio Caiado e o governador Alcides Rodrigues terão força na convenção, porque estão pressionando os filiados, como o prefeito Geraldo Messias, de Águas Lindas, mas, se brincarem, podemos derrotá-los e apoiar Marconi.” O pepista diz que há setores do PP que perderam a cabeça e “querem ficar sob o tacão do PMDB por mais 16 anos”.
“Ronaldo Caiado não faz jogo duplo”
O secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller, disse que “é normal as pressões para a definição do candidato a governador. Nós vamos ter candidato a governador, não adianta espalharem que vamos apoiar ‘a’ ou ‘b’. O governo tem força política considerável e realizações.” A tese de que Alcides trabalha por “desenvolvimento com responsabilidade” pegou. “Pesquisas mostram ampla recuperação da imagem do governo.” Na escolha do candidato da terceira via, Roller avalia que o ungido tende a sair do PP, por ser o partido que tem o governador. “Mas o candidato também pode ser de outro partido. O PR de Sandro Mabel e o DEM de Ronaldo Caiado são entusiastas da frente política. Mabel quer compor. O que todos querem é uma definição para poder avançar.” O nome de Jorcelino Braga permanece forte, na avaliação de Roller. “Ele tem disposição, é consciente e firme. Sobre Caiado: “Respeitável, não faz jogo duplo. Demóstenes Torres é um nome que desponta. O que ele quer é uma estrutura pela qual possa disputar com segurança de que será reeleito. Quer se posicionar com alguma coisa mais ou menos definida”. Uma aliança entre PSDB e PP é coisa do passado: “São inconciliáveis”. Roller volta à Assembleia em 31 de março e antecipa sua posição sobre a CPI da Dívida: “Politizada, dará em nada”.
Petista é cotado pra vaga no Senado
O PT trabalha com a possibilidade de que o vice de Iris Rezende será mesmo o deputado federal Sandro Mabel, do PR, e planeja lançar um candidato a senador, o deputado federal Rubens Otoni. Rubens ainda insiste que pode ser o candidato a governador da base de Lula em Goiás, mas a possibilidade é cada vez mais remota. Porque o PT nacional sugere que a aliança prioritária, no país e especificamente em Goiás, é mesmo com o PMDB.
Mas, num cenário com Júnior do Friboi e Henrique Meirelles disputando mandato de senador, os demais candidatos podem se tornar bois de piranha. Por isso, se não conseguir ser vice de Iris ou candidato a senador num quadro mais favorável, o petista vai optar por disputar a reeleição.
Duda Mendonça
As novas pílulas do PMDB foram feitas por Hamilton Carneiro, marqueteiro de confiança do prefeito Iris Rezende. Mas, antes mesmo das consultas feitas pelo senador Marconi Perillo, setores do PMDB conversaram com o publicitário Duda Mendonça, um dos principais responsáveis pela vitória do presidente Lula em 2002. Não houve acordo.? Os preços do marqueteiro baiano são iguais aos juros do Banco Central: muito altos. Duda Mendonça está decidido a fazer o que sempre faz: leilão. Quem der mais leva. É preciso ficar alerta para uma questão: como a sucessão goiana vai ser muito disputada, Duda, se vier, vai ser alvo de denúncias. O dinheiro que faturou ilegalmente do PT vai ser lembrado constantemente.
Rio Verde
O empresário tucano Fernando Duarte revela que caíram duas pontes na cidade de Rio Verde, mas o prefeito Juraci Martins (foto) não se apressa em consertá-las. “Juraci é bom sujeito, mas não é executivo.” Pré-candidato a deputado federal, Duarte diz que a Ferrovia Norte-Sul vai passar em Santa Helena, mas não em Rio Verde. “O povo não perdoa Juraci.”
Os “novos” secretários do governador Alcides
Daqui a 30 dias, o governador Alcides Rodrigues nomeará sua nova equipe de trabalho, mas alguns secretários ou diretores de empresas poderão ser trocados antes do final de março. O núcleo duro do governo sugere que a cúpula da Ceasa seja trocada o mais rápido possível. Porque o superintendente Edivaldo Cardoso decidiu operar, junto com os dois deputados do PT do B, como articuladores da pré-campanha do senador Marconi Perillo ao governo. Um integrante do mesmo partido, José da Luz, já diretor da Ceasa, pode substitui-lo. Porque é apontado como “alcidista”. A ex-deputada Laudenir Lemes tenta impor seu marido Divino Lemes (PP).
O Alcides está satisfeito com a secretária da Saúde, mas, por insistir em fazer uma gestão pura e simplesmente tecnocrata, Irani Ribeiro de Moura tem sido criticada por integrantes do PP e partidos aliados. O médico Renato Ferreira, que nem aceita discutir a questão, é cotado para substitui-la. É apontado como competente, além de amigo de Alcides.
O empresário Roberto Elias Fernandes, presidente do Sinduscon, pode ir para a presidência da Agetop, no lugar de José Américo. O Fórum da Construção Civil deve indicá-lo. Os empresários avaliam que, ao concentrar os trabalhos da Agetop em apenas três empresas, Américo prejudicou o mercado. Roberto Elias também é considerado para a Secretaria de Infra-Estrutura. Vale acrescentar que a indicação será de responsabilidade do secretário Sérgio Caiado.
O PP quer porque quer retirar Olier Alves da chefia de Gabinete de Alcides. Pepistas avaliam que o governador não pode articular com ninguém porque, minutos depois, os tucanos são avisados. Dois nomes são arrolados para substitui-lo: Oclécio Pereira de Freitas, da Maçonaria, e Renato Ferreira.
Para o ambicionado cargo de diretor-geral do Detran, atualmente com Bráulio Morais, há pelo menos três nomes. O mais destacado é Washington Lucindo de Paula, dirigente do Sindicato dos Profissionais dos Centros de formação de Condutores de Autos de Goiás (Sinpocefc). Sérgio Caiado pode indicar um aliado.
Ricardo Jayme é o nome mais citado para presidir a Celg. Há quem no governo avalie que Carlos Silva deveria ser mantido no comando, mas ele prefere disputar mandato de deputado estadual. Aposta-se que, depois do acordo com a Eletrobrás, o presidente da companhia vai se tornar a rainha da Inglaterra do cerrado.
Barbosa Neto (PSB), candidato a deputado federal ou vice-governador, deverá ser substituído por Durval Mota na Agência de Turismo. (Leia mais no site www.jornalopcao.com.br, na coluna Bastidores)
“O PT vai fechar com Iris Rezende em bloco”
O historiador Luis Cesar Bueno, um dos quadros goianos mais respeitados na cúpula nacional do PT, por sua consistência ideológica e capacidade de trabalho — é chamado de “o Rubens Otoni dos deputados estaduais” —, às vezes gosta de usar metáforas e imagens fortes: “O caldo está começando a esquentar, mas ainda não está grosso. Precisa de mais farinha”. O que quer dizer isto?
Pode parecer que não, mas Luis Cesar está dizendo que “as coisas vão ser definidas totalmente só em junho”. Mas ressalva: “O PT decide o apoio a Iris Rezende na segunda feira, 1º. O partido vai fechar com o candidato peemedebista em bloco, sem descontentes”. É o que o presidente Lula exige.
Luis Cesar conta que, na semana passada, o vice-prefeito Paulo Garcia conversou com integrantes das correntes do PT. “Nós queremos eleger Dilma Rousseff e, derrotando Marconi Perillo, eleger o governador de Goiás. De quebra, vamos ganhar o prefeito de Goiânia, o médico e ex-deputado Paulo Garcia.”
PHS opta por eleger federais
Dirigente do PHS em Goiás, Eduardo Machado, disse ao Jornal Opção na sexta-feira, 26, que o partido deve “caminhar com o candidato do governador Alcides Rodrigues”. Machado, que está em Brasília para a convenção do PHS (domingo, às 9 horas), adotou uma estratégia: vai lançar 34 candidatos a deputado federal, com o objetivo de eleger pelo menos um, e dois estaduais, o Capitão Wayne e o médico Breno Leite. O partido quer ser forte na corte.
Nome de consenso na disputa da Fieg
A nota “Pedro Alves é o favorito para comandar a Fieg”, publicada na edição passada do Jornal Opção, provocou polêmica entre empresários. Quatro líderes empresariais procuraram a redação para expor suas posições. Dois admitiram que Pedro Alves, se tiver o apoio do presidente da Fieg, Paulo Afonso Ferreira, será eleito. O apoio de Sandro Mabel é visto como “relevante” mas não decisivo. Um dos empresários quis saber porque foi omitido o nome de um pré-candidato — Marley Rocha, do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento. Antônio Almeida, do Sindicato das Indústrias Gráficas, disse: “Sou candidato. Não retiro meu nome”. Se houver disputa entre Alves, Domingos Sávio e Almeida, o presidente do Sinduscon, Roberto Elias Fernandes, pode ser o nome de consenso. “A Fieg só teve três presidentes, Ferreira Pacheco, Aquino Porto e Paulo Afonso. Apenas o terceiro foi ligado à indústria da construção, portanto não se pode vetar o Roberto.”
PT derrubou rival ideológico
O PT finge que o DEM está se destruindo por conta própria, sem nenhum empurrão.O petismo conseguiu, com mestria, desestabilizar seu único rival ideológico, o partido que, moralmente, mais acossava o governo Lula no Congresso. Antes que a história do mensalão voltasse à tona, como está voltando, o PT cobriu seu escândalo com um escândalo novo. PT e PSDB são siameses social-democratas, ainda que se comportem como Caim e Abel.
De um pré-candidato a presidente da Fieg: “O empresário Paulo Afonso Ferreira permitiu o sucateamento do edifício histórico da instituição na Avenida Tocantins com a Avenida Anhanguera”.
-------------------------------
Eleito, o empresário pretende transformar o edifício no Museu da Indústria. “As divisórias de madeirite são constrangedoras.”
-------------------------------
O presidente da Agência de Turismo, Barbosa Neto, cada vez mais forte no governo Alcides, pediu e deve levar a cabeça de Edivaldo Cardoso, chefão da Ceasa.
-------------------------------
“O Popular” vai publicar pesquisas do Instituto Serpes apenas a partir de maio. Por dois motivos.
-------------------------------
Primeiro, o jornal avalia que as pesquisas são muitas caras. Segundo, considera que o quadro eleitoral ainda está nublado.
-------------------------------
Um adesivo escrito “Volta”, em amarelo e azul, com um tucano no meio, está circulando em vários automóveis de Goiânia e, mesmo, no interior.
-------------------------------
Paulo Garcia assume a prefeitura de Goiânia no dia 3 de abril, num sábado. Moderado e articulado, deve manter o secretariado (ou parte significativa) indicado por Iris Rezende até o final das eleições deste ano.
-------------------------------
Com Iris eleito ou não, Paulo terá liberdade para fazer mudanças na equipe assim que terminar o processo eleitoral.
-------------------------------
Uma das principais características de Paulo Garcia é a lealdade. Ele é tão sincero e transparente que não gosta de conversar em “off” com jornalistas. Chega a conversar, mas não aprecia a “forma’.
-------------------------------
O PT quer de Paulo Garcia que, como prefeito, colabore para viabilizar a eleição de cinco a seis deputados estaduais, três deputados federais e um senador. Sozinho, é uma tarefa inglória. Com o apoio do eficiente prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, é menos inglória.
-------------------------------
O TCE sugere que o governo faça nova licitação para concluir o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Isto significa que a Warre Engenharia vai devolver dinheiro aos cofres públicos?
-------------------------------
A revista “CartaCapital” pôs em dúvida a qualidade da obra da biblioteca do Centro Cultural, mas a Warre Engenharia, uma empresa séria e tradicional, não se manifestou.
-------------------------------
Norival Santomé assume o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás na sexta-feira, 5, com a presença do governador Alcides Rodrigues.
-------------------------------
A indicação de Norival foi muito bem-recebida pelos desembargadores. Porque não se trata de uma indicação meramente política. Norival é um grande estudioso do direito.
-------------------------------
O presidente do PT do B, Edivaldo Cardoso, diretor da Ceasa, diz que o governador Alcides Rodrigues, sim, tem legitimidade para pedir cargos. Mas não quem o processou durante a campanha de 2006.
------------------------------
O deputado Daniel Goulart (PSDB) deve ser o suplente do empresário Júnior do Friboi, candidato ao Senado pelo PTB.
-------------------------------
De um tucano: “Júnior do Friboi, na hora agá, deve ser vice de Marconi. Seu lançamento ao Senado foi para mexer com o tabuleiro de xadrez”.
-------------------------------
Karlos Kabral, do PT de Rio Verde, fechou questão: será candidato a deputado federal. O petista tem discurso afiado.
-------------------------------
O PT goiano pretende eleger três deputados federais e um senador em outubro deste ano.
-------------------------------
Depois de hesitar, Sérgio Lucas, do PP, deve ser candidato a deputado estadual.
-------------------------------
O prefeito de Águas Lindas, Geraldo Messias, definia-se como marconista. Mas agora integrou-se ao grupo dos que apoiam o candidato da terceira via.
-------------------------------
Pepistas se dizem irritados com um aliado de Marconi Perillo que anda sempre dizendo: “Quando ganharmos as eleições, vamos demitir todos os partidários do PP”.
-------------------------------
Para não apoiar Dilma Roussef para presidente, Paulo Roberto Cunha pode compor com o senador Marconi Perillo.
-------------------------------
O facão do PP está cortando afiando na carne tucana. As demissões estão ocorrendo em todo o governo, inclusive na Rádio Brasil Central.
-------------------------------
Um jornalista garante que comissionados estão sendo demitidos da Brasil Central desde ou-tubro de 2009, sem aviso prévio.
-------------------------------
“A pessoa chega para trabalhar e fica sabendo que não faz parte mais da empresa. Em alguns casos, ela só fica sabendo no final do expediente. O pior é que em alguns casos, as pessoas que tinham um péssimo salário precisam devolver dinheiro para o governo porque foram exoneradas antes do final do mês.”
-------------------------------
O convênio da ordem de serviço para a implantação das obras que vão complementar o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário foi assinado na quinta, 26. O contrato, no valor de R$ 19,2 milhões, foi estabelecido pela Prefeitura de Uruaçu e a Saneago.
-------------------------------
A Prefeitura de Uruaçu vai realizar na sexta-feira, 5, leilão para vender máquinas, veículos, caminhões, vans, microônibus, um trator e sucatas. Aberto ao público, qualquer interessado poderá dar lances. Fotos dos bens podem ser vistas no site http://www.uruacu.go.gov.br/.
-------------------------------
Na mesma sexta, 5, o prefeito Lourenço Filho (PP) lança programas sociais para a área habitacional.
-------------------------------
Pesquisa “Jornal Cidade”/ Serpes revela crescimento da popularidade do governo de Lourenço Filho (PP), prefeito de Uruaçu. 93,1% dos entrevistados aprovam o trabalho do gestor (ótimo: 14,5%, bom: 48,9% e regular: 29,7%).
-------------------------------
O prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato, está sofrendo perseguição política por aliados de um ex-prefeito do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário