segunda-feira, 8 de março de 2010

JORNAL OPÇÃO

CONEXÃO

Afonso Lopes

PO­DE TU­DO?

Qual se­rá a for­ça do Pa­lá­cio
Go­ver­nis­tas acre­di­tam que in­flu­ên­cia do Pa­lá­cio po­de­rá ser, mais uma vez, de­ci­si­va nas elei­ções. Se­rá?

Bas­ta con­ver­sar com qual­quer pa­la­cia­no pa­ra be­ber de ime­di­a­to o ine­bri­an­te oti­mis­mo do po­der: can­di­da­to a go­ver­na­dor que ti­ver apoio do go­ver­no é primeira e não terceira via. Em ou­tras pa­la­vras, o que se quer di­zer com is­so é que o Pa­lá­cio tem con­di­ções de car­re­gar pa­ra o al­to do mor­ro elei­to­ral qual­quer can­di­da­to que re­ce­ber a un­ção go­ver­nis­ta. É cla­ro que is­so re­al­men­te ocor­re um sem nú­me­ro de ve­zes na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra. Ali­ás, acon­te­ce no mun­do to­do. Os pa­lá­cios/go­ver­nos re­al­men­te são mui­to for­tes, in­clu­si­ve na ca­pa­ci­da­de de in­flu­en­ciar elei­ções. Mas exis­tem con­di­cio­nan­tes. Não é uma coi­sa au­to­má­ti­ca.

Pa­ra o pro­fes­sor Al­ber­to Car­los de Al­mei­da, au­tor de uma ver­da­dei­ra bí­blia so­bre es­se as­sun­to, “A ca­be­ça do elei­tor” (Re­cord), o po­der de in­flu­ên­cia elei­to­ral dos go­ver­nos es­tá ab­so­lu­ta­men­te li­ga­do à for­ma co­mo a po­pu­la­ção vê e sen­te a ad­mi­nis­tra­ção. Go­ver­nos mui­to bem ava­li­a­dos têm po­der su­fi­ci­en­te pa­ra pro­mo­ver can­di­da­tu­ras apa­ren­te­men­te sem chan­ces. Quan­do es­sa ima­gem não é po­si­ti­va, a in­flu­ên­cia po­de até ser ne­ga­ti­va. An­ti­ga­men­te, cos­tu­ma­va-se de­ne­grir can­di­da­tu­ras go­ver­nis­tas clas­si­fi­can­do-as co­mo “cha­pa bran­ca” (que era a cor das pla­cas dos car­ros ofi­ci­ais, daí a alu­são). Era qua­se um xin­ga­men­to.

Em 2006, com go­ver­nos bem ava­li­a­dos e al­tís­si­ma po­pu­la­ri­da­de in­clu­si­ve pes­so­al, o ex-go­ver­na­dor e en­tão can­di­da­to ao Se­na­do, Mar­co­ni Pe­ril­lo, foi ab­so­lu­ta­men­te de­ci­si­vo na trans­fe­rên­cia de pres­tí­gio pa­ra o go­ver­na­dor e can­di­da­to à re­e­lei­ção Al­ci­des Ro­dri­gues. Pe­sou, en­tão, o fa­tor Pa­lá­cio de ma­nei­ra po­si­ti­va. Ao con­trá­rio do que acon­te­ceu em Go­i­â­nia na elei­ção de 2000. Ni­on Al­ber­naz ter­mi­nou seu ter­cei­ro man­da­to à fren­te da Pre­fei­tu­ra, mas não con­se­guiu aju­dar a can­di­da­ta tu­ca­na se­quer a se clas­si­fi­car pa­ra o segundo tur­no.

São du­as si­tu­a­ções pra­ti­ca­men­te igua­is com re­sul­ta­dos com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes. O que is­so mos­tra? Que não exis­tem fa­vas con­ta­das em qual­quer si­tu­a­ção. Uma coi­sa é trans­fe­rên­cia de pres­tí­gio, ou­tra bem di­fe­ren­te é as­se­gu­rar a vi­tó­ria. Até por­que, se as coi­sas não fos­sem as­sim, nem se­ria ne­ces­sá­rio fa­zer cam­pa­nha e elei­ção. Bas­ta­ria uma no­me­a­ção au­to­má­ti­ca a ser con­fir­ma­da nas ur­nas.

E tu­do de­pen­de tam­bém da ca­pa­ci­da­de elei­to­ral dos ad­ver­sá­rios. Olhan­do-se à dis­tân­cia, há mui­tos pe­e­me­de­bis­tas que di­zem ho­je que o re­sul­ta­do de 2006 po­de­ria ser ou­tro se o pre­fei­to Iris Re­zen­de e não o en­tão se­na­dor Ma­gui­to Vi­le­la ti­ves­se si­do o can­di­da­to do PMDB ao go­ver­no do Es­ta­do. Faz sen­ti­do, sem dú­vi­da, prin­ci­pal­men­te ana­li­san­do-se o per­fil da cam­pa­nha do PMDB na­que­la elei­ção. Ma­gui­to foi um can­di­da­to opo­si­cio­nis­ta que não se dis­pôs a fa­zer opo­si­ção, o que po­de ter le­va­do o elei­tor a con­si­de­rar que, se era pra con­ti­nu­ar tu­do co­mo es­ta­va, en­tão Al­ci­des Ro­dri­gues era a me­lhor es­co­lha.

Não se­ria des­sa for­ma, até pe­la pro­fun­da di­fe­ren­ça de es­ti­los, uma cam­pa­nha de Iris Re­zen­de. O pre­fei­to evi­den­te­men­te ofe­re­ce­ria ao elei­tor um vi­és se­gu­ro no que se re­fe­re à ad­mi­nis­tra­ção, além de uma vi­são al­ter­na­ti­va ao mo­do de go­ver­nar. Ou se­ja, se­ria cla­ra­men­te um can­di­da­to de opo­si­ção. Mas sa­be-se lá se is­so não re­sul­ta­ria em fra­cas­so igual­men­te.

Pa­ra as elei­ções des­te ano, a si­tu­a­ção é ou­tra. O go­ver­no in­ves­tiu mui­to pou­co no cui­da­do com sua pró­pria ima­gem ao lon­go dos úl­ti­mos anos. E is­so, cla­ro, co­bra cer­to pre­ço po­lí­ti­co e elei­to­ral. É fá­cil cons­ta­tar es­se fa­to ao se com­pa­rar o po­der de in­flu­ên­cia e pres­tí­gio do pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va em re­la­ção à mi­nis­tra Dil­ma Rous­sef e o qua­dro su­ces­só­rio vi­vi­do em Go­i­ás. Mes­mo com Dil­ma ain­da não in­tei­ra­men­te à von­ta­de no pa­pel de miss-can­di­da­ta sim­pa­tia, cres­ce nas pes­qui­sas sem pa­rar. Cla­ro es­tá: o cres­ci­men­to não é de­la pro­pri­a­men­te, mas de Lu­la pa­ra ela.

Em Go­i­ás, ao con­trá­rio, to­dos os pos­sí­veis no­mes pa­la­cia­nos lan­ça­dos den­tro do enor­me ba­lão de en­saio das can­di­da­tu­ras fi­ca­ram exa­ta­men­te no lu­gar em que sem­pre es­ti­ve­ram. Não hou­ve qual­quer em­pol­ga­ção. E olha que des­de ou­tu­bro do ano pas­sa­do, quan­do o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, pre­fe­riu se fi­li­ar ao PMDB e não ao PP go­ver­nis­ta, o Pa­lá­cio fa­la so­bre a tal terceira via sem na­da acon­te­cer.

Há inú­me­ras ex­pli­ca­ções que jus­ti­fi­cam es­ses de­sem­pe­nhos tão di­fe­ren­tes en­tre Dil­ma e os can­di­da­tos do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das. A mais evi­den­te de to­das é quan­to ao cui­da­do com a ima­gem. Lu­la sem­pre foi um ex­ce­len­te di­vul­ga­dor de sua ad­mi­nis­tra­ção. Al­ci­des não.

É pos­sí­vel per­ce­ber que es­sa ori­en­ta­ção ini­ci­al es­tá mu­dan­do den­tro do go­ver­no. Pas­sou-se a in­ves­tir mais na cons­tru­ção de uma ima­gem po­si­ti­va da ad­mi­nis­tra­ção. A gran­de dú­vi­da é se a mu­dan­ça não che­gou tar­de de­mais. Apa­ren­te­men­te, sim, de­mo­rou ex­ces­si­va­men­te pa­ra se en­ten­der que a po­pu­la­ção re­ce­be in­for­ma­ções, e não cor­re atrás de­las. Há al­guns con­cei­tos ne­ga­ti­vos apa­ren­te­men­te cris­ta­li­za­dos por anos de des­lei­xo com a ima­gem do go­ver­no. Tal­vez se­ja ain­da pos­sí­vel mo­di­fi­car bas­tan­te es­sa si­tu­a­ção, mas se­rá mui­to di­fí­cil re­ver­ter tu­do com­ple­ta­men­te.

Is­so equi­va­le a di­zer, en­tão, que o Pa­lá­cio das Es­me­ral­das não te­rá sig­ni­fi­cân­cia den­tro do pro­ces­so elei­to­ral des­te ano? Cla­ro que não, lon­ge dis­so. Não se po­de dei­xar de le­var em con­ta a for­ça bru­ta que um pa­lá­cio sem­pre tem, por mais fra­co que ele se­ja em ma­té­ria de po­pu­la­ri­da­de e apro­va­ção, ou por mais aba­la­da que es­te­ja sua ima­gem, o que nem é o ca­so. Mas é evi­den­te que o Pa­lá­cio das Es­me­ral­das não te­rá um dé­ci­mo do po­der de in­flu­ên­cia elei­to­ral que se­rá (e tem si­do) exer­ci­do pe­lo go­ver­no co­man­da­do por Lu­la.

Is­so sig­ni­fi­ca que o can­di­da­to da cha­ma­da terceira via, pe­lo me­nos nes­te mo­men­to, co­me­ça­rá mes­mo co­mo uma for­ça se­cun­dá­ria na cam­pa­nha des­te ano. E pa­ra cres­cer, te­rá que se in­fil­trar com com­pe­tên­cia en­tre os 80% de elei­to­res que se de­cla­ram ini­ci­al­men­te dis­pos­tos a vo­tar em Mar­co­ni Pe­ril­lo ou Iris Re­zen­de. Não se­rá, de for­ma al­gu­ma, ta­re­fa sim­ples. Mas em po­lí­ti­ca, co­mo sem­pre se fa­la, na­da é im­pos­sí­vel. Na­da? Em te­se, na­da. Na prá­ti­ca, po­de não ser exa­ta­men­te des­sa for­ma.

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