segunda-feira, 1 de março de 2010

Jornal Opção

Imprensa

Euler de França Belém

Ser­tão go­i­a­no

Mi­nas Ge­ra­is, Go­i­ás e Ba­hia são os Es­ta­dos mais ci­ta­dos no ro­man­ce “Gran­de Ser­tão: Ve­re­das”, de Gui­ma­rã­es Ro­sa. Go­i­ás é ci­ta­do em 24 pá­gi­nas do li­vro. Na pá­gi­na 18, o per­so­na­gem Rio­bal­do re­la­ta: “Gen­te vê na­ções des­ses [ín­di­os], pa­ra lá fun­do dos ge­ra­is de Go­i­ás, adon­de tem va­ga­ro­sos gran­des rios, de água sem­pre tão cla­ra apra­zí­vel”.

Jo­sé Ser­ra que­ria ser ope­rá­rio, foi ator e gos­ta de dan­çar sam­ba

O dou­tor em eco­no­mia Jo­sé Ser­ra, cu­jo avô, o ca­la­brês Stef­fa­no, era anal­fa­be­to, é fre­quen­te­men­te apon­ta­do co­mo “enig­má­ti­co”, “fe­cha­do” e “an­ti­pá­ti­co”. O li­vro “O So­nha­dor Que Faz — A Vi­da, a Tra­je­tó­ria Po­lí­ti­ca e as Idei­as de Jo­sé Ser­ra” (Re­cord, 306 pá­gi­nas, 2002), uma lon­ga en­tre­vis­ta con­ce­di­da ao com­pe­ten­te jor­na­lis­ta Te­o­do­mi­ro Bra­ga, re­ve­la um ho­mem mais nu­an­ça­do. Fei­to co­mo “pro­pa­gan­da” de Ser­ra, can­di­da­to a pre­si­den­te con­tra Lu­la da Sil­va em 2002, a obra, ape­sar do tom li­gei­ra­men­te pa­ne­gí­ri­co, dei­xa es­ca­par nu­an­ces e, so­bre­tu­do, re­ve­la um po­lí­ti­co mais mul­ti­fa­ce­ta­do do que se cos­tu­ma pen­sar. Nes­te tex­to da­rei des­ta­que pa­ra as­pec­tos cul­tu­ra­is e com­por­ta­men­tais, por­que os po­lí­ti­cos já fo­ram de­ma­si­a­da­men­te ex­plo­ra­dos, em­bo­ra o dis­cre­to tu­ca­no per­ma­ne­ça uma in­cóg­ni­ta.

Ca­sa­do com a bai­la­ri­na chi­le­na Mô­ni­ca Allende, Ser­ra é apai­xo­na­do por ba­lé e dan­ça sam­ba “e ou­tros rit­mos”. Não é um pos­te. Re­ve­la que é apai­xo­na­do pe­la li­te­ra­tu­ra de Ma­cha­do de As­sis, de quem leu to­da a obra. “E tam­bém um es­cri­tor de que o Ma­cha­do de As­sis não gos­ta­va, o Eça de Quei­roz. De po­e­sia, o Fer­nan­do Pes­soa e o Car­los Drum­mond de An­dra­de. De li­te­ra­tu­ra em es­pa­nhol, o [Jor­ge Lu­is] Bor­ges, que é o nú­me­ro um, e o [Ma­rio] Var­gas Llo­sa; eu­ro­peia, Dos­toi­évski, Ge­or­ge Orwell e Gra­ham Gre­e­ne.” Ser­ra ci­ta gran­des es­cri­to­res, de qua­li­da­de in­ques­ti­o­ná­vel (Gre­e­ne, que ad­mi­ro, é, po­rém, do se­gun­do ti­me), mas não dei­xa de im­pres­sio­nar o fa­to de que não ci­ta de­ci­si­vos au­to­res mo­der­nos decisivos, co­mo Proust, Joyce, Tho­mas Mann, Faulkner, Gui­ma­rã­es Ro­sa, Cla­ri­ce Lis­pec­tor, Jo­ão Ca­bral de Me­lo Ne­to e Sa­ul Bel­low. Llo­sa é o úni­co vi­vo men­ci­o­na­do. O pre­si­den­ci­á­vel tu­ca­no de­ve ter li­do o en­saio de Ma­cha­do de As­sis so­bre “O Pri­mo Ba­sí­lio” (ou al­gum co­men­tá­rio a res­pei­to), uma crí­ti­ca fe­roz ao ro­man­ce de Eça de Quei­roz, e de­du­ziu que o au­tor de “Me­mó­ri­as Pós­tu­mas de Brás Cu­bas” não apre­cia­va o au­tor por­tu­guês. Mas era exa­ta­men­te o con­trá­rio: Ma­cha­do de As­sis respeitava a li­te­ra­tu­ra de Eça de Quei­roz — a al­ta qua­li­da­de do au­tor de “O Cri­me do Pa­dre Ama­ro” o in­co­mo­da­va de al­gu­ma for­ma e che­gou a cri­ti­cá-lo er­ra­da­men­te, nu­ma com­pa­ra­ção es­ta­pa­fúr­dia com Émi­le Zo­la. E o au­tor de “Os Mai­as” ad­mi­ra­va o cri­a­dor de “Dom Cas­mur­ro” e não se mos­trou mui­to in­co­mo­da­do com a crí­ti­ca a “O Pri­mo Bra­sí­lio”. Pe­lo con­trá­rio. Bo­la fo­ra de Ser­ra.

Lei­tor in­fa­ti­gá­vel, Ser­ra leu, “aos 8 ou 9 anos, vá­rios li­vros de Mon­tei­ro Lo­ba­to. De­pois, do Mark Twain, ‘As Aven­tu­ras de Tom Sawyer’ e ‘Huckle­berry Finn’. (...) Aos dez anos des­co­bri o Clu­be do Li­vro. (...) Eu lia to­dos, de Ma­cha­do de As­sis a Knut Ham­sun (um li­vro cha­ma­do ‘A Fo­me’, cu­jo im­pac­to sin­to até ho­je). Vi­ci­ei-me tam­bém nas ‘Se­le­ções do Re­a­der’s Di­gest’”. Ser­ra leu tam­bém Co­nan Doyle.

Es­tu­dan­te de en­ge­nha­ria, quan­do se tor­nou mi­li­tan­te da Ação Po­pu­lar (AP) e pre­si­den­te da Uni­ão Na­ci­o­nal dos Es­tu­dan­tes (UNE), Ser­ra tor­nou-se ator de te­a­tro. Ad­mi­te que foi um ator ape­nas “ra­zo­á­vel”. “Mas a ex­pe­ri­ên­cia no te­a­tro aju­dou-me a en­fren­tar a ini­bi­ção de en­ca­rar pla­tei­as e a de­sen­vol­ver a voz pa­ra fa­lar em pú­bli­co.” Atuou co­mo ator na pe­ça “Ven­to For­te Pra Pa­pa­gaio Su­bir”, de Jo­sé Cel­so Mar­ti­nez. Fez o pa­pel prin­ci­pal.

Me­nos or­to­do­xo do que se ima­gi­na, Ser­ra fez aná­li­se. “Fiz dois anos de psi­co­te­ra­pia tra­di­cio­nal e uns três de aná­li­se con­ven­cio­nal, com di­vã e tu­do. Is­so não me mo­di­fi­cou, mas fa­ci­li­tou con­vi­ver com as mi­nhas pró­pri­as con­di­ções, vir­tu­des e de­fei­tos. (...) A aná­li­se tam­bém me aju­dou a re­co­nhe­cer me­lhor tra­ços de mi­nha per­so­na­li­da­de, co­mo a mi­nha re­sis­tên­cia a fa­zer o que não gos­to.”

A res­pos­ta de Ser­ra à per­gun­ta se acre­di­ta em re­en­car­na­ção: “´No creo en bru­jos, pe­ro que los hay, los hay´. Ra­ci­o­nal­men­te, não acre­di­to. Mas às ve­zes te­nho aque­la sen­sa­ção, ao ver um fil­me ou ler um li­vro, de já ter es­ta­do nu­ma épo­ca pas­sa­da. A ex­pli­ca­ção que al­guém me deu é que is­to se­ria uma mi­cro­e­pi­lep­sia, em que a pes­soa so­fre um ata­que de epi­lep­sia in­sig­ni­fi­can­te, se des­li­ga por um mo­men­to e, ao re­tor­nar, sur­ge a sen­sa­ção de que já vi­veu aque­le mo­men­to. É uma hi­pó­te­se ins­ti­gan­te, mas pou­co con­vin­cen­te”.

Por in­crí­vel que pos­sa pa­re­cer, o so­nho de cri­an­ça de Ser­ra era pa­re­ci­do com o de Lu­la, ao me­nos par­ci­al­men­te: “(...)... ima­gi­na­va ser co­mer­cian­te ou ope­rá­rio qua­li­fi­ca­do. Que­ria fa­zer um cur­so no Se­nai”. Lu­la fez no Se­nac.

Ti­do co­mo “cen­tra­li­za­dor” nos mí­ni­mos de­ta­lhes, Ser­ra diz que, na ver­da­de, é “acom­pa­nha­dor”. Co­mo Jâ­nio Qua­dros, gos­ta de ge­rir por meio de bi­lhe­ti­nhos. “É uma for­ma mais eco­nô­mi­ca, exi­ge me­nos tem­po e as ques­tões fi­cam mais cla­ras quan­do são pos­tas no pa­pel. Fi­ca mais fá­cil co­brar pro­vi­dên­cias e re­sul­ta­dos.” Ser­ra con­tes­ta a in­for­ma­ção de que é ape­nas ra­ci­o­na­lis­ta: “A in­tu­i­ção tem um pa­pel fun­da­men­tal”. O tu­ca­no ad­mi­te que é im­pa­ci­en­te, “es­pe­ci­al­men­te di­an­te de tem­po des­per­di­ça­do”.

Evo­lu­cio­nis­mo de Eu­cli­des da Cu­nha su­pe­rou po­si­ti­vis­mo, diz brasilianista

O bra­si­lia­nis­ta Fre­de­ric Amory es­cre­ve, no pre­fá­cio da bi­o­gra­fia “Eu­cli­des da Cu­nha: Uma Odis­séia nos Tró­pi­cos” (Ate­liê Edi­to­ri­al, 430 pá­gi­nas): “... não exis­te uma bi­o­gra­fia de Eu­cli­des Ro­dri­gues Pi­men­ta da Cu­nha com­ple­ta e con­fi­á­vel em qua­is­quer lín­guas”. Até on­de li, cer­ca de 100 pá­gi­nas, o tra­ba­lho de Amory é me­ri­tó­rio, tal­vez ex­ces­si­va­men­te aca­dê­mi­co.

No pre­fá­cio, Amory diz que Eu­cli­des es­te­ve sem­pre mais pró­xi­mo, tri­bu­tá­rio mes­mo, do evo­lu­cio­nis­mo spen­ce­ri­a­no do que do po­si­ti­vis­mo de Au­gus­te Com­te. “Co­mo ain­da na ju­ven­tu­de apren­deu com Ben­ja­min Cons­tant e ou­tros mes­tres de mes­mo pon­to de vis­ta o pro­gra­ma do po­si­ti­vis­mo, ad­mi­te-se co­mu­men­te no Bra­sil que Eu­cli­des foi to­da a vi­da um po­si­ti­vis­ta, com ba­se no di­to po­pu­lar de que uma vez po­si­ti­vis­ta sem­pre se­rá po­si­ti­vis­ta. (...) Na ver­da­de, não há pro­vas, ao lon­go de to­da a vi­da de Eu­cli­des, de que ele o te­nha ado­ta­do; pe­lo con­trá­rio, há pro­vas um tan­to di­re­tas de que te­nha si­do ad­ver­so a es­sa dou­tri­na. (...)... che­ga­ra a ad­mi­rar Au­gus­te Com­te por sua ‘ma­te­má­ti­ca’, mas, em ou­tros as­pec­tos, o fun­da­dor do mo­vi­men­to o abor­re­cia, e, a par­tir de 1892, co­me­ça­ra a dis­tan­ci­ar-se da ‘mi­no­ri­da­de’ re­li­gi­o­sa da sei­ta bra­si­lei­ra. (...)... re­nun­ci­a­ra en­fa­ti­ca­men­te a qual­quer le­al­da­de ao po­si­ti­vis­mo bra­si­lei­ro em fa­vor do evo­lu­cio­nis­mo spen­ce­ri­a­no.”

O pai de Eu­cli­des, Ma­nu­el Ro­dri­gues Pi­men­ta da Cu­nha, era po­e­ta. Amory vê sua ele­gia pe­la mor­te de Cas­tro Al­ves co­mo “co­mo­ve­do­ra”: “Águia — um dia ar­ro­ja­da lá da al­tu­ra,/Viu o mun­do atra­vés da né­voa es­cu­ra,/Da ne­gra cer­ra­ção./Vol­te­jou, por ins­tan­tes, so­bre a ter­ra,/So­prou-lhe o ven­da­val, que a mor­te en­cer­ra,/Per­deu-se no vul­cão!”

Mi­nis­sé­rie “con­den­sa” per­so­na­gens de Guimarães Rosa?

De­o­ní­sio da Sil­va es­cre­ve mui­to bem so­bre li­te­ra­tu­ra. O pro­fes­sor-dou­tor é uma das re­fe­rên­cias po­si­ti­vas do Ob­ser­va­tó­rio da Im­pren­sa (www.ob­ser­va­to­ri­o­daim­pren­sa.com.br). Na edi­ção de ter­ça-fei­ra, 24, De­o­ní­sio diz que o jul­ga­men­to de Zé Be­be­lo, pe­los ja­gun­ços de Jo­ca Ra­mi­ro, é um dos gran­des mo­men­tos do ro­man­ce-epo­peia “Gran­de Ser­tão: Ve­re­das”, de Gui­ma­rã­es Ro­sa. Tem ple­na ra­zão. Mas há um lap­so na in­for­ma­ção do es­tu­di­o­so: “Ana Du­zu­za, a ter­na pros­ti­tu­ta que tan­to en­si­nou do amor a Rio­bal­do, é vi­vi­da por Ma­ria He­le­na Ve­las­co”. Na mi­nis­sé­rie po­de ser as­sim, mas, no li­vro, Rio­bal­do não se re­la­ci­o­nou se­xu­al­men­te com Ana Du­zu­za.

O re­la­to de Rio­bal­do, no ro­man­ce: “Mi­re ve­ja: aque­la mo­ça, me­re­triz, por lin­do no­me Nho­ri­nhá, fi­lha de Ana Du­zu­za. (...) Gos­to de mi­nha mu­lher, sem­pre gos­tei, e ho­je mais. Quan­do co­nhe­ci de olhos e mão es­sa Nho­ri­nhá, gos­tei de­la só o tri­vi­al do mo­men­to”. Uma car­ta en­vi­a­da por Nho­ri­nhá a Rio­bal­do de­mo­rou oi­to anos pa­ra che­gar: “Quan­do re­ce­bi a car­ta, vi que es­ta­va gos­tan­do de­la, de gran­de amor em la­va­re­das; mas gos­tan­do de to­do tem­po, até da­que­le tem­po pe­que­no em que com ela es­ti­ve, na Aro­ei­ri­nha, e co­nhe­ci, con­cer­nen­te amor. Nho­ri­nhá, gos­to bom fi­ca­do em meus olhos e mi­nha bo­ca. (...) A ver­da­de é que, em mi­nha me­mó­ria, mes­mo, ela ti­nha au­men­ta­do de ser mais lin­da” (pá­gi­nas 89).

Na pá­gi­na 29, Rio­bal­do diz que Ana Du­zu­za era “uma ve­lha ar­re­ga­la­da”. Pa­ra os di­as de amor, Rio­bal­do não apre­cia­va mu­lhe­res fei­o­sas e ve­lhas. De­o­ní­sio, gran­de co­nhe­ce­dor da li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra, possivelmente es­tá co­men­tan­do a mi­nis­sé­rie, e não o ro­man­ce. O ro­tei­ris­ta da mi­nis­sé­rie cer­ta­men­te to­mou li­ber­da­des po­é­ti­cas e con­den­sou nu­ma per­so­na­gem, Ana Du­zu­za, du­as per­so­na­gens, Nho­ri­nhá e Ana Du­zu­za. Di­go “cer­ta­men­te” por­que não vi a mi­nis­sé­rie in­tei­ra.

Re­pro­du­zo o tex­to de De­o­ní­sio da Sil­va, pa­ra que o lei­tor pos­sa ava­li­ar su­as qua­li­da­des ex­cep­cio­nais, no si­te www.jor­na­lop­cao.com.br, na co­lu­na Im­pren­sa.

O li­vro e su­as ima­gens eter­nas

DE­O­NÍ­SIO DA SIL­VA

Wal­ter Avan­ci­ni, fa­le­ci­do em 2001, aos 66 anos, ama­va a li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra e a te­le­vi­são. Co­mo pou­cos, sou­be jun­tar as du­as mo­da­li­da­des de ex­pres­sar o Bra­sil. E ob­te­ve su­ces­sos re­tum­ban­tes, ao mes­clar a qua­li­da­de téc­ni­ca da te­le­vi­são bra­si­lei­ra com as ou­sa­di­as cri­a­ti­vas de nos­sas le­tras. Fo­ram mui­tos os êxi­tos. Des­ta­que­mos a mi­nis­sé­rie Gran­de Ser­tão: Ve­re­das, de 1985, ba­se­a­da num dos me­lho­res ro­man­ces bra­si­lei­ros do sé­cu­lo 20, pu­bli­ca­do ori­gi­nal­men­te em 1956, que ago­ra che­ga às li­vra­ri­as em de­ve­dê. Seu au­tor é Jo­ão Gui­ma­rã­es Ro­sa, mi­nei­ro de Cor­dis­bur­go, fa­le­ci­do no Rio, em 1967, aos 59 anos, que, côn­sul do Bra­sil em Ham­bur­go, con­tan­do com a mu­lher, Ara­ci, a quem de­di­ca o li­vro, sal­vou mui­tos ju­deus per­se­gui­dos pe­los na­zis­tas.

Até Avan­ci­ni, a obra ti­nha si­do con­si­de­ra­da ina­dap­tá­vel, da­das as su­tis com­ple­xi­da­des do te­ma, das tra­mas e das per­so­na­gens. Os crí­ti­cos di­zi­am o mes­mo de O tem­po e o ven­to, mas Pau­lo Jo­sé de­mons­trou que era pos­sí­vel, sim, e, co­mo Avan­ci­ni, le­vou à te­le­vi­são ou­tro gran­de es­cri­tor bra­si­lei­ro que é Eri­co Ve­ris­si­mo.

An­tes di­ga­mos que, se co­men­ta­mos um, não es­que­ce­mos os ou­tros tra­ba­lhos de­le. Só na an­ti­ga TV Ex­cel­si­or, on­de co­me­çou, di­ri­giu 11 adap­ta­ções, en­tre as qua­is A deu­sa ven­ci­da, em 1965, quan­do lan­çou Re­gi­na Du­ar­te, que se tor­na­ria a na­mo­ra­di­nha do Bra­sil no gê­ne­ro que lo­go se con­so­li­da­ria co­mo he­ge­mô­ni­co no Bra­sil, a "no­ve­las das oi­to". Já apa­re­ci­am tam­bém Ruth de Sou­za, Ka­rim Ro­dri­gues e o ca­sal Gló­ria Me­ne­zes e Tar­cí­sio Mei­ra, cin­co ato­res que mar­ca­ri­am pa­ra sem­pre a te­le­vi­são no Bra­sil com de­sem­pe­nhos me­mo­rá­veis. A deu­sa ven­ci­da te­ve no­va ver­são, em 1980, pe­la TV Ban­dei­ran­tes, com o can­tor Ag­nal­do Ra­yol fa­zen­do o pa­pel que Tar­cí­sio Mei­ra fi­ze­ra na ver­são an­te­ri­or.

Os Ser­tões - Aos mais jo­vens, lem­bre­mos que o Ita­ma­raty já te­ve di­plo­ma­tas de al­ta qua­li­da­de in­te­lec­tu­al, quan­do os car­gos eram ocu­pa­dos por cri­té­rios de mé­ri­to e não pa­ra aco­mo­dar com­pa­nhei­ros de par­ti­do po­lí­ti­co que es­ti­ves­se even­tual­men­te no po­der.

Ali­ás, exis­te coi­sa mais even­tual do que o po­der? Exis­te, sim. Tal­vez a mo­da. Tu­do o que es­tá em mo­da, es­tá sa­in­do de mo­da, já que seu ca­rá­ter é pas­sa­gei­ro. Es­ta é a lei da mo­da. De­pois tu­do vol­ta ou­tra vez. Tan­to a mo­da co­mo o par­ti­do, am­bos dis­far­ça­dos em no­vas rou­pa­gens. É só guar­dar no ar­má­rio a rou­pa ou o par­ti­do e aguar­dar a vez. Os que es­tão no po­der nem sem­pre lem­bram es­ta ver­da­de: o po­der é efê­me­ro.

Num cer­to dia, no Ae­ro­por­to Sal­ga­do Fi­lho, em Por­to Ale­gre, na dé­ca­da de 1970, vi o ex-pre­si­den­te Emi­lio Gar­ras­ta­zu Me­di­ci sen­do evi­ta­do por gru­pos de pas­sa­gei­ros que, pa­ra em­bar­car, que­ri­am des­vi­ar-se da fi­gu­ra. E ele es­ta­va ali, se­re­no, sor­rin­do, ain­da ine­bri­a­do das gran­des apo­te­o­ses pú­bli­cas que pre­si­diu, usan­do co­mo es­tra­té­gia de acei­ta­ção po­pu­lar do po­der que ele ar­re­ba­ta­ra pe­la for­ça o tri­cam­pe­o­na­to que a se­le­ção bra­si­lei­ra ob­ti­ve­ra no Mé­xi­co, e pro­cu­ran­do ser vis­to nos gran­des es­tá­di­os com o ra­di­nho de pi­lha ao ou­vi­do.

Uma das me­lho­res in­ter­pre­ta­ções de Gran­de Ser­tão: Ve­re­das con­ti­nua sen­do As For­mas do Fal­so (Edi­to­ra Pers­pec­ti­va), te­se de Wal­ni­ce No­guei­ra Gal­vão, alu­na de Le­tras da USP, uni­ver­si­da­de pe­la qual dou­to­rou-se e da qual é ho­je pro­fes­so­ra ti­tu­lar. Ela é re­fe­rên­cia tam­bém na in­ter­pre­ta­ção da obra igual­men­te vul­câ­ni­ca de Eu­cli­des da Cu­nha, ca­ri­o­ca de Can­ta­ga­lo, que, co­mo o mi­nei­ro, tam­bém abor­dou o ser­tão co­mo pal­co de lu­tas do po­vo bra­si­lei­ro. Pro­fes­sor con­cur­sa­do de Ló­gi­ca no Co­lé­gio Pe­dro II, o au­tor de Os Ser­tões se­ria as­sas­si­na­do no Rio, aos 43 anos, em 1909, pe­lo com­bor­ço. Não pre­ci­sam ir aos di­ci­o­ná­rios. É fe­mi­ni­no de com­bor­ça, pa­la­vra que nos veio pro­va­vel­men­te do cel­ta com­bor­tia (pro­nun­cia-se com­bór­cia), de­sig­nan­do, em re­la­ção à es­po­sa, a aman­te ou con­cu­bi­na do ma­ri­do.

Bis­coi­to fi­no - Há al­guns de­sem­pe­nhos me­mo­rá­veis no de­ve­dê ora pos­to à ven­da. Tar­cí­sio Mei­ra tal­vez te­nha fei­to ali o me­lhor pa­pel de sua vi­da, na pe­le de Her­mó­ge­nes, o ja­gun­ço trai­dor, que ma­ta o ja­gun­ço éti­co Jo­ca Ra­mi­ro (Ru­bens de Fal­co), pai de Di­a­do­rim (Bru­na Lom­bar­di), jo­vem que atrai o amor e a pai­xão de Rio­bal­do (Tony Ra­mos), per­so­na­gem e nar­ra­dor do ro­man­ce. Ou­tros des­ta­ques fo­ram Ney La­tor­ra­ca co­mo Pa­dre Pon­tes, Yo­ná Ma­ga­lhã­es co­mo Ma­ria Mu­te­ma, a mu­lher que ma­ta o ma­ri­do, der­ra­man­do chum­bo der­re­ti­do em seus ou­vi­dos, e de­pois o pa­dre a quem con­ta, em con­fis­são, o ter­rí­vel pe­ca­do, ma­tan­do os dois pe­los ou­vi­dos.

Má­rio La­go faz o Com­pa­dre Que­le­mém, con­se­lhei­ro es­pí­ri­ta que aju­da Rio­bal­do a en­ten­der a si, aos ou­tros e ao mun­do. Jo­sé Du­mont faz o fas­ci­nan­te Zé Be­be­lo, ja­gun­ço que quer ser de­pu­ta­do (ho­je, vá­rios po­lí­ti­cos são ou que­rem ser ja­gun­ços). O jul­ga­men­to de Zé Be­be­lo nu­ma as­sem­bleia de ban­dos uni­dos, mo­de­ra­dos pe­la au­to­ri­da­de em­ble­má­ti­ca de Jo­ca Ra­mi­ro ,é um dos gran­des mo­men­tos do li­vro e da mi­nis­sé­rie. Ana Du­zu­za, a ter­na pros­ti­tu­ta que tan­to en­si­nou do amor a Rio­bal­do, é vi­vi­da por Ma­ria He­le­na Ve­las­co, que em Ca­mi­nho das Ín­di­as fez uma par­tei­ra.

O te­a­tro, o ci­ne­ma e a te­le­vi­são ja­mais se ar­re­pen­de­ram de re­cor­rer à li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra, fa­zen­do sem­pre gran­des tra­ba­lhos. O de­ve­dê ora nas ban­cas é um dos pon­tos mais al­tos do ca­sa­men­to en­tre a a te­le­vi­são e as le­tras no Bra­sil.


Novo projeto gráfico do Jornal Opção fortalece opinião

O Jornal Opção circula, a partir desta edição, com seu novo projeto gráfico, elaborado pelo designer Henrique Alves de Paula, de 25 anos. Formado pela PUC de Goiás, Henrique é editor de Arte do jornal.

O objetivo da mudança foi tornar o jornal mais leve, mas preservando seu conteúdo editorial denso, seu caráter de jornal de opinião. “Com cinco colunas, no lugar das quatro anteriores, fica mais fácil ler o jornal. Ao mesmo tempo, o jornal ficou um pouco mais largo — de 27 centímetros saltou para 29. O leitor deverá observar que a qualidade do papel, adequado ao novo formato do jornal, é bem superior.”

Henrique introduziu novas tipologias, sempre com o objetivo de fortalecer a clareza do texto. “Nas colunas, introduzimos fotografias dos articulistas, fortalecendo a identidade da opinião, que é o forte do jornal.”

Er­ro na ca­pa

Tí­tu­lo da pri­mei­ra pá­gi­na do “Pop” de sex­ta-fei­ra, 26: “Jus­ti­ça — Mé­di­co se­gue pro­i­bi­do de fa­zer ci­rur­gi­as”. Tí­tu­lo do “Di­á­rio da Ma­nhã” do mes­mo dia: “Ci­rur­gia do di­a­be­tes tem aval da Jus­ti­ça”.O “Pop” sus­ten­ta que “o Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral jul­gou im­pro­ce­den­te re­cur­so do mé­di­co go­i­a­no Áu­reo Lu­do­vi­co”. O “Di­á­rio da Ma­nhã” er­rou.

Lu­la cria PAC cu­ba­no p­ra fi­nan­ciar re­gi­me vi­ci­a­do em re­pres­são

Há vi­ci­a­dos em co­ca­í­na, crack e tran­qui­li­zan­tes. Os chefes do re­gi­me comunista da di­nas­tia Cas­tro são vi­ci­a­dos em re­pres­são e de­pen­dem de­la pa­ra man­ter o po­der. Não há ou­tro ins­tru­men­to ade­qua­do. Quan­do a Uni­ão So­vi­é­ti­ca aca­bou, sem o pa­tro­cí­nio fi­nan­cei­ro dos co­mu­nis­tas da ter­ra de Lê­nin e Stá­lin, Cu­ba que­brou e não mais saiu da UTI, jun­to com Fi­del Cas­tro. Daí es­pe­cia­lis­tas do go­ver­no, cer­ta­men­te ori­en­ta­dos pe­lo ser­vi­ço (na­da) se­cre­to — trei­na­do pe­la ter­rí­vel Sta­si, a po­lí­cia po­lí­ti­ca da Ale­ma­nha Ori­en­tal —, acon­se­lha­ram a se cri­ar uma “fren­te di­plo­má­ti­ca” com nar­co­tra­fi­can­tes de um car­tel da Co­lôm­bia. Cu­ba era usa­da co­mo en­tre­pos­to pa­ra a co­ca­í­na che­gar aos Es­ta­dos Uni­dos. Tu­do ia mui­to bem, com o go­ver­no cu­ba­no ob­ten­do dó­la­res far­tos e fá­ceis, até a CIA des­co­brir a his­tó­ria e os Es­ta­dos Uni­dos aler­ta­rem ofi­ci­al­men­te o rei Fi­del e o prín­ci­pe sem-sor­te Ra­úl Cas­tro. Co­mo não po­di­am as­su­mir que o go­ver­no tra­ba­lha­va pa­ra nar­co­tra­fi­can­tes in­ter­na­cio­nais, co­mo par­cei­ros bem re­mu­ne­ra­dos, os go­ver­nan­tes fi­ze­ram o que as di­ta­du­ras fa­zem: man­da­ram pa­ra o pa­re­dón to­dos aque­les su­pos­ta­men­te en­vol­vi­dos co­m o ne­gó­cio de co­ca­í­na. Ali­a­dos de Fi­del des­de a In­vo­lu­ção de 1959 fo­ram jul­ga­dos, por uma Jus­ti­ça vi­ci­a­da e po­lí­ti­ca, e, al­guns, con­de­na­dos à mor­te. O ge­ne­ral Ar­nal­do Ochoa, ve­te­ra­no de vá­ri­as jor­na­das, in­clu­si­ve na Áfri­ca — che­gou a es­bo­çar um pla­no ou­sa­do pa­ra in­va­dir o Bra­sil, a par­tir da Ama­zô­nia —, foi con­de­na­do à mor­te. Os Cas­tros saí­ram ile­sos e ale­ga­ram na­da sa­ber do que es­ta­va ocor­ren­do de­bai­xo de seus olhos. Cu­ba é um Es­ta­do po­li­ci­al e, co­mo tal, os Cas­tros sa­bem de (qua­se) tu­do que ocor­re na ilha, ain­da mais quan­do se tra­ta de uma ques­tão gra­ve co­mo o trá­fi­co de co­ca­í­na. Não há re­gis­tro de que o PT e Lu­la da Sil­va, que ain­da não era pre­si­den­te, te­nham pro­tes­ta­do con­tra o fu­zi­la­men­to dos cu­ba­nos.

Ao co­men­tar o “as­sas­si­na­to” do pre­so po­lí­ti­co Or­lan­do Za­pa­ta Ta­ma­yo, de­pois de 85 di­as de gre­ve de fo­me, o chan­ce­ler do go­ver­no Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so, Lu­is Fe­li­pe Lam­preia, dis­se a coi­sa cer­ta à “Fo­lha de S. Pau­lo”: “Eles são uma di­ta­du­ra. Não adi­an­ta ten­tar in­flu­ir, con­ver­sar. Is­so é inú­til”. Mas Lam­preia fri­sou que a di­plo­ma­cia bra­si­lei­ra de­ve­ria ter se ma­ni­fes­ta­do, con­de­nan­do a ação do go­ver­no cu­ba­no, que man­tém pre­sos cer­ca de 200 opo­si­cio­nis­tas, se­gun­do a Anis­tia In­ter­na­ci­o­nal. 65 são con­si­de­ra­dos “pre­sos de con­sci­ên­cia” pe­la Anis­tia. O ex-mi­nis­tro tem ra­zão quan­do diz que o go­ver­no de Lu­la “blin­da” os ami­gos-di­ta­do­res. Lam­preia su­ge­riu que os ami­gos ira­nia­nos de Lu­la es­tão fa­bri­can­do a bom­ba atô­mi­ca, mes­mo as­sim Mahmoud Ahma­di­ne­jad foi re­ce­bi­do can­di­da­men­te pe­lo pre­si­den­te pe­tis­ta e seu en­tou­ra­ge.

Or­lan­do Za­pa­ta ti­nha 42 anos e, co­mo dis­si­den­te po­lí­ti­co, não pe­dia mui­to. Só que­ria que o pa­ís fos­se de­mo­crá­ti­co. Mas exi­gir de­mo­cra­cia em Cu­ba é o pi­or dos cri­mes. Na quin­ta-fei­ra, 25, o jor­nal es­pa­nhol “El Pa­ís” con­tou que a fa­mí­lia e ami­gos que­ri­am car­re­gar o cai­xão com o cor­po do jo­vem de­mo­cra­ta, mas o go­ver­no não per­mi­tiu. O cai­xão te­ve de ser le­va­do num car­ro do go­ver­no. Nu­ma ope­ra­ção de guer­ra, mais de mil po­li­ci­ais cer­ca­ram Ba­nes, fe­cha­ram as en­tra­das do mu­ni­cí­pio e im­pe­di­ram o pro­tes­to e a so­li­da­ri­e­da­de dos ma­ni­fes­tan­tes. Nu­ma cru­el­da­de ím­par, a di­ta­du­ra exi­giu que o en­ter­ro fos­se re­a­li­za­do ime­di­a­ta­men­te, as­sim que o cai­xão che­gou a Ba­nes, mas a fa­mí­lia re­a­giu e o go­ver­no re­cu­ou.

Co­ra­jo­sa, a mãe de Or­lan­do Za­pa­ta, Reyna Lu­i­sa Ta­ma­yo, de­sa­fi­ou a for­ça da di­ta­du­ra: “Es­ta mãe não ad­mi­te ne­nhu­ma men­sa­gem de con­do­lên­cias de Ra­úl Cas­tro, eles ma­ta­ram meu fi­lho”.

Quan­do dis­se aci­ma que Or­lan­do Za­pa­ta foi “as­sas­si­na­do” pe­lo re­gi­me co­mu­nis­ta quis di­zer is­to mes­mo. Ri­go­ro­sa­men­te, mor­reu por cau­sa da gre­ve de fo­me, mas dei­xou de se ali­men­tar em si­nal de pro­tes­to contra a con­de­na­ção bru­tal. Foi con­de­na­do a três e, de­pois, a 25 anos de pri­são, sem que te­nha co­me­ti­do ne­nhum cri­me con­tra o pa­ís ou con­tra ou­tro ser hu­ma­no. Or­lan­do Za­pa­ta e ou­tros “fo­ram con­de­na­dos sem o de­vi­do pro­ces­so em sen­ten­ças su­má­ri­as”, diz o so­ci­ó­lo­go cu­ba­no Ha­rol­do Dil­la, pro­fes­sor-vi­si­tan­te da Uni­ver­si­da­de de Por­to Ri­co. Os jul­ga­men­tos cu­ba­nos são se­me­lhan­tes aos jul­ga­men­tos do sta­li­nis­mo na dé­ca­da de 1930. Os che­fões da fa­mí­lia Cas­tro fun­cio­nam co­mo pro­mo­to­res de jus­ti­ça, ju­í­zes e car­ras­cos. Não são mui­to di­fe­ren­tes de Stá­lin. Se­gun­do es­ta­tís­ti­cas con­ser­va­do­ras, ma­ta­ram cer­ca de 15 mil cu­ba­nos e exi­la­ram mi­lhões (não é à toa que Bill Clin­ton te­ria di­to, em tom irô­ni­co, que Mi­a­mi era o mai­or bair­ro de Cu­ba. A “pia­da” é mais ou me­nos as­sim. Fi­del pe­diu Guan­tá­na­mo de vol­ta e Clin­ton te­ria di­to: “De­vol­va Mi­a­mi pri­mei­ro”). Cri­a­ram cam­pos de con­cen­tra­ção pa­ra dis­si­den­tes e pa­ra ho­mos­se­xu­ais (“An­tes Que Anoi­te­ça”, as me­mó­ri­as do es­cri­tor Reynal­do Are­nas, são im­pres­sio­nan­tes). Dis­si­den­tes e seus fi­lhos pra­ti­ca­men­te não têm aces­so a bo­as es­co­las e a hos­pi­tais de al­gu­ma qua­li­da­de e re­ce­bem pou­ca co­mi­da e os me­no­res sa­lá­ri­os. Pa­ra ser rei­tor de uma uni­ver­si­da­de, co­mo a de Ha­va­na, é pre­ci­so ser fi­li­a­do ao Par­ti­do Co­mu­nis­ta Cu­ba­no. Há in­for­ma­ções, não com­pro­va­das, de que o avi­ão de Ca­mi­lo Ci­en­fu­e­gos, um dos he­rois da In­vo­lu­ção de 1959, te­ria si­do der­ru­ba­do a man­do de Fi­del. Ele se­ria “li­be­ral” de­mais e não es­ta­ria apro­van­do exe­cu­ções sumárias au­to­ri­za­das por Fi­del e Che Gue­va­ra. O pró­prio Gue­va­ra te­ria si­do man­da­do pa­ra o Con­go e, em se­gui­da, pa­ra a Bo­lí­via, pa­ra mor­rer, por­que es­ta­ria se tor­nan­do in­cô­mo­do ao po­der so­li­tá­rio de Fi­del.

Ao la­do de Lu­la, que não pa­re­cia cons­tran­gi­do, Ra­úl Cas­tro ata­cou os Es­ta­dos Uni­dos, que se­ri­am “cul­pa­dos” pe­la mor­te do “mer­ce­ná­rio” Or­lan­do Za­pa­ta. Ra­úl só não ex­pli­cou co­mo al­gum “mer­ce­ná­rio” po­dia vi­ver nu­ma po­bre­za la­men­tá­vel e, de­pois, op­tou por mor­rer de fo­me. A ló­gi­ca do en­ca­ne­ci­do co­mu­nis­ta é iló­gi­ca. A por­ta-voz do De­par­ta­men­to de Es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no, Vir­gi­nia Sta­ab, deu uma in­for­ma­ção que, em­bo­ra pu­bli­ca­da, não me­re­ceu des­ta­que na mí­dia bra­si­lei­ra: “Os Es­ta­dos Uni­dos são os prin­ci­pa­is for­ne­ce­do­res de ali­men­to a Cu­ba”. Ca­dê o em­bar­go? Sta­ab po­de­ria ter am­pli­a­do: o pa­ís de Ba­rack Oba­ma tam­bém é um dos for­ne­ce­do­res de me­di­ca­men­tos pa­ra o po­vo cu­ba­no. Ca­dê o em­bar­go?

Há ou­tro as­pec­to cô­mi­co nas pa­la­vras de Ra­úl Cas­tro, que es­tá ca­da vez mais pa­re­ci­do com os di­ta­do­res da pro­sa de Ga­bri­el Gar­cía Már­quez (o mais ta­len­to­so es­cri­tor-ca­na­lha po­lí­ti­co vi­vo) e Ale­jo Car­pen­ti­er. É ca­ri­ca­tu­ra de si. Leia o ina­cre­di­tá­vel: “Aqui [Cu­ba] não te­mos uma má­xi­ma li­ber­da­de de ex­pres­são”. Ora, a ver­da­de é ou­tra: não há em Cu­ba a mí­ni­ma li­ber­da­de de ex­pres­são. Ra­úl foi além: “Des­de que um tal de Gu­ten­berg in­ven­tou a im­pren­sa, só se pu­bli­ca o que quer o do­no da im­pren­sa”. O di­ta­dor não sa­be mes­mo co­mo fun­cio­na a de­mo­cra­cia, on­de, ape­sar do po­de­rio do do­no, há va­ri­á­veis-ten­sas do jo­go de­mo­crá­ti­co. Yo­a­ni Sán­chez, do blog Ge­ne­ra­ci­ón Y, foi es­pan­ca­da re­cen­te­men­te e, ago­ra, não pô­de as­si­nar o li­vro de con­do­lên­cias a Or­lan­do Za­pa­ta.

Ape­sar de tu­do o que se dis­se aci­ma, o go­ver­no Lu­la ar­ran­cou U$ 453 mi­lhões do con­tri­buin­te bra­si­lei­ro, por in­ter­mé­dio do BNDES, pa­ra um re­gi­me que tor­tu­ra e ma­ta seus de­mo­cra­tas. O di­nhei­ro es­tá sen­do uti­li­za­do na am­pli­a­ção do por­to de Ma­ri­el. A re­for­ma cus­ta­rá 800 mi­lhões de dó­la­res. Co­mo Cu­ba não tem ca­pi­tal, o res­tan­te de­ve vir da Ve­ne­zu­e­la e ou­tros ali­a­dos... con­do­í­dos da di­ta­du­ra.

“Os ami­gos po­dem ma­tar” — é o re­ca­do de Lu­la pa­ra a di­nas­tia Cas­tro? É a éti­ca Ja­mes Bond de par­te da es­quer­da bra­si­lei­ra.

Êxo­do jor­na­lís­ti­co

Jor­na­lis­tas do “Pop” e da Te­le­vi­são Anhan­gue­ra co­me­çam a pe­dir em­pre­gos em jor­nais e emis­so­ras de te­le­vi­são. Ale­gam que per­de­ram a “tran­qui­li­da­de” pa­ra tra­ba­lhar nas em­pre­sas da Or­ga­ni­za­ção Jai­me Câ­ma­ra.

Jus­ti­ça con­de­na Lu­ís Nas­sif e o portal Internet Grátis

O por­tal In­ter­net Grá­tis (iG) e o jor­na­lis­ta Lu­ís Nas­sif te­rão de pa­gar 100 mil re­ais ao di­re­tor de re­da­ção da re­vis­ta “Ve­ja”, Eu­rí­pe­des Al­cân­ta­ra. Os con­de­na­dos decidiram re­cor­rer.

Nas­sif es­cre­veu no seu blog que Al­cân­ta­ra se­ria o in­ter­me­di­á­rio de su­pos­tos ne­gó­ci­os da re­vis­ta com Da­ni­el Dan­tas, do­no do Ban­co Op­por­tu­nity.

O por­tal e o jor­na­lis­ta tam­bém fo­ram con­de­na­dos, em 2009, a in­de­ni­zar o re­da­tor-che­fe da re­vis­ta, Ma­rio Sa­bi­no.

Nassif publicou uma série de artigos polêmicos sobre como a revista “é” editada.

Sede da OM&B

A agên­cia O&MB, de Jo­sé Má­rio Cu­nha, fun­cio­na em no­va se­de, à Ave­ni­da do Con­tor­no, no Se­tor Pe­dro Lu­do­vi­co. Cu­nha es­tá ne­go­ci­an­do a se­de an­te­ri­or, que é mui­to gran­de. “O nos­so ano co­me­çou bem. En­xu­ga­mos a em­pre­sa.”

O publicitário diz que, com uma estrutura menor, a empresa vai crescer. “Nós conquistamos novos clientes”, garante Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário