segunda-feira, 1 de março de 2010

Jornal Opção

OPÇÃO CULTURA

Nu Es­cu­ro des­nu­da­do
O ator, di­re­tor e pes­qui­sa­dor Hé­lio Fróes fa­la so­bre a Com­pa­nhia de Te­a­tro Nu Es­cu­ro, e so­bre a dra­ma­tur­gia pro­du­zi­da em Go­i­ás e no Bra­sil

ADE­MIR LU­IZ - Es­pe­ci­al pa­ra o Jor­nal Op­ção

A Cia de Te­a­tro Nu Es­cu­ro, em qua­se quin­ze anos de atu­a­ção, as­sim co­mo a Qua­sar, tor­nou-se uma ins­ti­tu­i­ção da cul­tu­ra go­i­a­na. Com apre­sen­ta­ções por to­do o Bra­sil e tam­bém fo­ra do pa­ís, a Cia pos­sui em seu cur­rí­cu­lo es­pe­tá­cu­los tão va­ri­a­dos quan­to “Três por Três” (1997), “Car­ro Ca­í­do” (2000) e “O Alie­nis­ta” (2006). Es­tre­ou re­cen­te­men­te “Pre­ci­so Olhar”, com di­re­ção de Hen­ri­que Ro­do­va­lho.

Em 2005 a Nu Es­cu­ro, foi Des­ta­que Cul­tu­ral de Go­i­ás, tí­tu­lo con­ce­di­do pe­lo Con­se­lho Es­ta­du­al de Cul­tu­ra e te­ve seu tra­ba­lho se­le­ci­o­na­do pa­ra a Ca­ra­va­na Fu­nar­te e pa­ra o Prê­mio Fu­nar­te de Te­a­tro Myri­am Mu­niz, do Go­ver­no Fe­de­ral. Ain­da em 2005, re­pe­tin­do o fei­to em 2006, o gru­po foi agra­ci­a­do com o Prê­mio de Te­a­tro do Es­ta­do de Go­i­ás, con­ce­di­do pe­la Agên­cia Go­i­a­na de Cul­tu­ra Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra.

O ator, di­re­tor e pes­qui­sa­dor Hé­lio Fróes, mem­bro fun­da­dor da Nu Es­cu­ro, é uma das mais res­pei­ta­das ca­be­ças pen­san­tes da atu­al ce­na te­a­tral go­i­a­na. Es­tre­ou na di­re­ção em 2004, com o pre­mi­a­do es­pe­tá­cu­lo “O Ca­bra que Ma­tou as Ca­bras”, uma li­vre adap­ta­ção da pe­ça me­di­e­val fran­ce­sa “A Far­sa do Ad­vo­ga­do Pa­the­lin”, de au­tor des­co­nhe­ci­do, mes­cla­do com tex­tos de cor­dé­is nor­des­ti­nos, es­que­tes de pi­ca­dei­ro, fá­bu­las me­di­e­vais, di­tos po­pu­la­res e vá­rios ele­men­tos da cul­tu­ra po­pu­lar bra­si­lei­ra. Da­li em di­an­te tra­ba­lhou em di­ver­sas pe­ças, ví­de­os, pro­je­tos te­le­vi­si­vos e de dra­ma­tur­gia, com des­ta­que pa­ra a adap­ta­ção de “O Alie­nis­ta”, on­de di­ri­giu e atuou.

Sa­be-se que as raí­zes da Nu Es­cu­ro es­tão no an­ti­go gru­po de te­a­tro Cas­ti­gan­do Fa­lo, for­ma­do por alu­nos da an­ti­ga Es­co­la Téc­ni­ca Fe­de­ral de Go­i­ás. Co­mo se deu es­se pro­ces­so de trans­for­ma­ção de um gru­po ama­dor em uma com­pa­nhia pro­fis­si­o­nal de te­a­tro?

Hé­lio Fróes — De­pois de nos for­mar­mos na Es­co­la Téc­ni­ca, to­dos os in­te­gran­tes se tor­na­ram uni­ver­si­tá­rios da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás. Nes­se mes­mo pe­rí­o­do, o San­dro di Li­ma, que era nos­so pro­fes­sor na ETFG e di­re­tor do gru­po, foi trans­fe­ri­do pa­ra lá tam­bém. Lá re­a­ti­va­mos o Te­a­tro Uni­ver­si­tá­rio com o apoio do Car­los Fer­nan­do Ma­ga­lhã­es, mas com a en­tra­da da Mil­ca Se­ve­ri­no na rei­to­ria da UFG es­se pro­je­to foi to­do des­mon­ta­do, nu­ma com­ple­ta fal­ta de sen­si­bi­li­da­de pa­ra as pro­du­ções ar­tís­ti­cas da Uni­ver­si­da­de. Nes­te mo­men­to, o pes­so­al do Qua­sar, prin­ci­pal­men­te a Ve­ra Bi­ca­lho, nos aju­dou mui­to a trans­for­mar a Nu Es­cu­ro nu­ma em­pre­sa. Ou­tra pes­soa fun­da­men­tal foi a Mi­le­na Je­zenka, uma pro­du­to­ra que con­se­guiu or­ga­ni­zar a par­te fi­nan­cei­ra e con­tá­bil da Cia Nu Es­cu­ro. Até ho­je ela nos aju­da com sua as­ses­so­ria. Des­ta­co tam­bém quan­do con­se­gui­mos alu­gar uma se­de pa­ra a Cia. Lá sis­te­ma­ti­za­mos me­lhor nos­so tra­ba­lho ar­tís­ti­co e es­tru­tu­ra­mos nos­so es­cri­tó­rio, mes­mo com as des­pe­sas au­men­tan­do ra­di­cal­men­te e nos obri­gan­do a ge­rar re­cei­ta fi­nan­cei­ra mui­to mai­or.


No es­pe­tá­cu­lo “Pre­ci­so Olhar”, nu­ma pas­sa­gem con­fes­sio­nal do tex­to, vo­cê, ou seu per­so­na­gem, afir­ma que o ado­les­cen­te Hé­lio Fróes en­trou pa­ra um gru­po de te­a­tro pa­ra ten­tar ven­cer a ti­mi­dez e con­se­guir uma na­mo­ra­da. Per­gun­to, ten­do su­pe­ra­do a ti­mi­dez e con­se­gui­do a na­mo­ra­da, por que o jo­vem adul­to Hé­lio Fróes de­ci­diu de­di­car-se pro­fis­si­o­nal­men­te ao te­a­tro?

Hé­lio Fróes — O “Pre­ci­so Olhar” brin­ca mui­to com a me­ta­lin­gua­gem e usa mui­to das his­tó­ri­as pes­so­ais do elen­co pa­ra cons­tru­ir sua nar­ra­ti­va. E o co­me­ço de to­dos da Nu Es­cu­ro foi uma coi­sa des­pre­ten­si­o­sa, vol­ta­da mais ao pra­zer ado­les­cen­te do pa­ra a pre­ten­são de fun­dar uma com­pa­nhia de te­a­tro. E as­sim foi. Nin­guém se­guiu a car­rei­ra pla­ne­ja­da, to­dos se apai­xo­na­ram por te­a­tro e con­ti­nu­a­ram tra­ba­lhan­do com ele. Ho­je ten­ta­mos man­ter em nos­sas mon­ta­gens es­se pra­zer ado­les­cen­te que foi o que nos mo­ti­vou a tra­ba­lhar com o te­a­tro. E a se­du­ção do te­a­tro é al­go ines­go­tá­vel, quan­to mais eu es­tu­do e tra­ba­lho, mais me apai­xo­no por ele, pe­las pos­si­bi­li­da­des de re­fle­xão e des­ve­la­men­to do ho­mem e da vi­da que o te­a­tro po­de sus­ci­tar.

Vo­cê se trans­fe­riu pa­ra o Rio de Ja­nei­ro. O que mo­ti­vou a mu­dan­ça? Qua­is pro­je­tos vêm de­sen­vol­ven­do na no­va ci­da­de?

Hé­lio Fróes — No Rio de Ja­nei­ro que­ro es­tu­dar. Es­tou com uma bol­sa da Fu­nar­te de in­cen­ti­vo a pes­qui­sa, de­pois que­ro fa­zer um mes­tra­do. Es­tu­do os pos­sí­veis in­ter­câm­bi­os en­tre a ce­na te­a­tral e o ví­deo di­gi­tal. Que­ro mon­tar al­go com ba­se nes­sas pes­qui­sas, tan­to com a Nu Es­cu­ro co­mo em ou­tros gru­pos, mas, por en­quan­to, só es­tu­do mes­mo. Aqui te­nho o apoio afe­ti­vo e in­te­lec­tu­al da mi­nha es­po­sa, Rô Cer­quei­ra, mes­tran­da em his­tó­ria da Ar­te na UERJ, que tem sua pes­qui­sa vol­ta­da pa­ra ví­deo-ar­te e o ci­ne­ma de mu­seu.

Com a dis­tân­cia, co­mo fi­cou a ad­mi­nis­tra­ção da Cia, en­sai­os, mon­ta­gens...?

Hé­lio Fróes — Con­ti­nuo na Cia Nu Es­cu­ro, tra­ba­lhan­do na for­ma­ta­ção de seus pro­je­tos e atu­an­do nos es­pe­tá­cu­los “O Alie­nis­ta” e “Pre­ci­so Olhar”, que são es­pe­tá­cu­los que pre­ten­de­mos apre­sen­tar mais fo­ra de Go­i­â­nia. Em “O Ca­bra que Ma­tou as Ca­bras”, sou di­re­tor, não es­tou no pal­co. Nos es­pe­tá­cu­los “En­ve­lo­pes” e “Car­ro Ca­í­do” fui sub­sti­tu­í­do pa­ra agi­li­zar a pro­du­ção. Ago­ra, com as fa­ci­li­da­des dos mei­os di­gi­tais con­ver­so com os in­te­gran­tes da Cia qua­se que di­a­ria­men­te e sem­pre vou pa­ra Go­i­â­nia. Fui cin­co ve­zes nes­tes úl­ti­mos seis mes­es.

Fa­la-se mui­to da ge­ra­ção dos anos de 1970 e 1980 do te­a­tro go­i­a­no, en­ca­be­ça­da por Ota­vi­nho Aran­tes. Vo­cê é um no­me de des­ta­que en­tre os con­tem­po­râ­ne­os. É pos­sí­vel com­pa­rar, em ter­mos de for­ma­ção ou atu­a­ção, es­sas du­as ge­ra­ções?

Hé­lio Fróes — Acho que a pai­xão pe­lo te­a­tro é a mes­ma e as di­fi­cul­da­des de ho­je po­dem até ser me­no­res, mas ain­da es­tão mui­to pre­sen­tes no co­ti­dia­no dos tra­ba­lha­do­res de te­a­tro. Ota­vi­nho foi um guer­rei­ro, um des­bra­va­dor. As­sim co­mo vá­rios des­sa ge­ra­ção ain­da são. O te­a­tro em Go­i­ás ain­da es­tá no co­me­ço, têm mui­to pa­ra cres­cer. Ape­sar de con­quis­tas co­mo as leis de in­cen­ti­vos (que tem mui­to a me­lho­rar), a pro­fis­si­o­na­li­za­ção dos ar­tis­tas com o cur­so su­pe­ri­or em Ar­tes Cê­ni­cas pe­la UFG e a for­ma­ção de vá­rios fes­ti­vais de te­a­tro — Go­i­â­nia em Ce­na, Pa­lha­ça­da, Fes­ti­val do Bo­ne­co, Ten­po e os fes­ti­vais da Fe­teg e dos gru­pos Ri­tu­al e Ops. Fal­tam po­lí­ti­cas pú­bli­cas de con­ti­nui­da­de pa­ra con­so­li­dar uma ce­na te­a­tral for­te e cons­tan­te em Go­i­ás. Os gru­pos es­tão me­lhor es­tru­tu­ra­dos e di­a­lo­gan­do mais en­tre si. Even­tos co­mo a Ga­lho­fa­da, uma mos­tra de te­a­tro de rua or­ga­ni­za­da e pro­du­zi­da pe­los pró­prios gru­pos, aju­dam a unir os tra­ba­lha­do­res de te­a­tro da ci­da­de.

Vo­cê di­ri­giu uma elo­gi­a­da mon­ta­gem de “O Alie­nis­ta”, de Ma­cha­do de As­sis. Co­mo foi o pro­ces­so de adap­ta­ção de um clás­si­co da li­te­ra­tu­ra?

Hé­lio Fróes — Foi mui­to di­fí­cil! O Ma­cha­do de As­sis nos exi­giu mui­to. E os pra­zos pra fi­na­li­zar o pro­je­to eram mui­to cur­tos. Foi um tra­ba­lho in­ten­so de to­do o gru­po. Tran­spor a ri­que­za da nar­ra­ti­va do con­to foi o mais di­fí­cil. Op­ta­mos por não al­te­rar ou adap­tar o tex­to, so­men­te fi­ze­mos cor­tes no ori­gi­nal e in­se­ri­mos frag­men­tos do li­vro “Elo­gio da Lou­cu­ra”, de Eras­mos de Ro­ter­dã pa­ra di­a­lo­gar com o Ma­cha­do e cri­ar con­tra­pon­tos pa­ra ins­ti­gar ain­da mais à re­fle­xão do es­pec­ta­dor. A te­má­ti­ca de “O Alie­nis­ta” fa­la so­bre lou­cu­ra e re­pres­são. Nos apoi­a­mos nis­so pa­ra cri­ar­mos as pa­rá­bo­las vi­su­ais do es­pe­tá­cu­lo. Vá­rios par­cei­ros fo­ram fun­da­men­tais pa­ra ela­bo­rar­mos “nos­so uni­ver­so” es­té­ti­co e éti­co do es­pe­tá­cu­lo. A Rô Cer­quei­ra no fi­gu­ri­no, Ma­ra Nu­nes no ce­ná­rio, Iza­be­la Nas­cen­te com os bo­ne­cos, Jú­ni­or de Oli­vei­ra na ilu­mi­na­ção, Car­los Ci­pri­a­no na pro­du­ção, Ser­gio Pa­to, Cris­ti­a­ne Per­né e Mar­ce­lo Fa­lei­ro na par­te mu­si­cal e uma aju­da fun­da­men­tal e mui­to ge­ne­ro­sa de Hu­go Ro­das na fi­na­li­za­ção do tra­ba­lho. Nes­sa pe­ça, além de di­ri­gir, tam­bém atuo ao la­do de Cris­ti­a­ne Per­né, Lá­za­ro Tu­im, Lu­cas Pol­le­to e Iza­be­la Nas­cen­te.

Vo­cê ci­tou que es­tu­da atu­al­men­te as re­la­ções en­tre o ví­deo e te­a­tro. Um de seus tra­ba­lhos de des­ta­que foi co­mo pro­ta­go­nis­ta do cur­ta-me­tra­gem “Nos­fe­ra­tu”, es­pé­cie de re­lei­tu­ra go­i­a­na do fil­me clás­si­co de Mur­nau. Par­ti­ci­pou tam­bém da fa­mi­ge­ra­da sa­ga trash “O Pe­qui”. “En­ve­lo­pes” foi adap­ta­do co­mo cur­ta. Um ví­deo-ar­te abre “Pre­ci­so Olhar”. São di­ver­sos os exem­plos. En­fim, co­mo se de­se­nha a sua re­la­ção, e a do Nu Es­cu­ro, com a pro­du­ção au­dio­vi­su­al?

Hé­lio Fróes — A re­la­ção da Nu Es­cu­ro com o au­dio­vi­su­al é an­ti­ga, mui­tas pes­so­as da Com­pa­nhia e vá­rios par­cei­ros tra­ba­lham nes­sa área. Pos­so ci­tar os fo­tó­gra­fos Lá­za­ro Tu­im, Mi­le­na Je­zenka, Layza Vas­con­ce­los e Ru­bens Cer­quei­ra. No ví­deo e ci­ne­ma os Fo­ra da Lei (Ser­gin, An­dréia e Car­los), Pe­dro Pla­za, Rô Cer­quei­ra, Mi­chel Va­lim, Ro­dri­go Hor­se, Adri­a­na Bri­to, Hen­ri­que Ro­do­va­lho. Acre­di­to que ca­da vez mais a Nu Es­cu­ro de­ve tra­ba­lhar com o au­dio­vi­su­al, de­vi­do à boa ex­pe­ri­ên­cia com a adap­ta­ção de “En­ve­lo­pes” pa­ra o cur­ta di­gi­tal “Sob a Ter­ra Ver­me­lha”. Ho­je a Nu Es­cu­ro par­ti­ci­pa da pro­du­ção de uma ra­dio­no­ve­la em 40 ca­pí­tu­los, “Ca­mi­nhos de Pe­dra”, da rá­dio Fo­ga­réu, e já es­tá pla­ne­jan­do ou­tros tra­ba­lhos vol­ta­dos pa­ra a te­le­vi­são. Os es­tu­dos en­tre a téc­ni­ca e a ar­te sem­pre me acom­pa­nha­ram. Des­de o iní­cio, quan­do me for­mei em ele­tro­téc­ni­ca e tra­ba­lhei co­mo ilu­mi­na­dor. De­pois me for­mei em Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al com ha­bi­li­ta­ção em Rá­dio e TV, par­ti­ci­pei de mais de 15 cur­tas-me­tra­gens (ví­deo e ci­ne­ma). E foi du­ran­te uma es­pe­cia­li­za­ção que fiz em Fi­lo­so­fia da Ar­te que co­me­cei a es­tu­dar mais pro­fun­da­men­te as no­vas tec­no­lo­gi­as nas ar­tes com ên­fa­se no te­a­tro mi­di­á­ti­co. Nes­se pe­rí­o­do, em 2008, de­sen­vol­vi um pro­je­to pa­tro­ci­na­do pe­la Fu­nar­te on­de es­cre­vi dra­ma­tur­gia pa­ra te­a­tro de rua, mes­clan­do com a lin­gua­gem do ví­deo. Cha­ma-se “O Ico­nó­gra­fo”. O tex­to, ain­da iné­di­to, de­ve ser mon­ta­do pe­la Nu Es­cu­ro em 2011, quan­do o gru­po com­ple­ta­rá 15 anos. Ca­da vez mais ve­nho pes­qui­san­do o ví­deo na ce­na con­tem­po­râ­nea. En­ten­do o ví­deo co­mo um meio hí­bri­do. Ele tem a ca­pa­ci­da­de de trans­for­mar e in­flu­en­ciar as mais va­ri­a­das ma­ni­fes­ta­ções ar­tís­ti­cas, co­mo a pin­tu­ra, a es­cul­tu­ra, a ar­qui­te­tu­ra, o ci­ne­ma, o com­pu­ta­dor, a te­le­vi­são, a per­for­man­ce, o te­a­tro, en­tre ou­tras lin­gua­gens. O ví­deo con­ta­mi­na e é con­ta­mi­na­do por ou­tros sig­nos. Mas não su­per­va­lo­ri­zo o ví­deo co­mo “o sal­va­dor do te­a­tro con­tem­po­râ­neo”. É mais uma fer­ra­men­ta que po­de au­xi­li­ar o dis­cur­so es­té­ti­co do es­pe­tá­cu­lo, as­sim co­mo a ilu­mi­na­ção e o som me­câ­ni­co.

Al­gu­mas das pro­pos­tas fun­da­men­tais da Nu Es­cu­ro é o es­tu­do da cul­tu­ra po­pu­lar e a bus­ca por al­ter­na­ti­vas ao pal­co ita­li­a­no, se apre­sen­tan­do em pra­ças, par­ques, ru­as etc. Li­te­ral­men­te, vai on­de o po­vo es­tá. Ao mes­mo tem­po, no­to que a Cia pos­sui um pú­bli­co ca­ti­vo for­ma­do, so­bre­tu­do, pe­la cha­ma­da clas­se mé­dia le­tra­da, in­clu­in­do mui­tos uni­ver­si­tá­rios. Vo­cê per­ce­be al­gu­ma di­fe­ren­ça cla­ra en­tre es­ses dois per­fis de es­pec­ta­dor?

Hé­lio Fróes — Per­ce­bo uma re­la­ção dis­tin­ta en­tre o pú­bli­co que as­sis­te den­tro do te­a­tro e o pú­bli­co da rua. Há uma for­ma­li­da­de no pal­co, as pes­so­as se pre­pa­ram pa­ra as­sis­tir um es­pe­tá­cu­lo, pa­gam o in­gres­so e vão pa­ra um es­pa­ço pre­pa­ra­do pa­ra fa­ci­li­tar a imer­são do es­pec­ta­dor na pe­ça, ne­le a pla­teia per­ce­be mais de­ta­lhes e nu­an­ças dos per­so­na­gens, do tex­to, da ce­na. Na rua o jo­go é mais “quen­te”, o te­a­tro que in­va­de o es­pa­ço do es­pec­ta­dor, que fi­ca mais a von­ta­de pa­ra jo­gar e in­te­ra­gir com o es­pe­tá­cu­lo. Gran­de par­te de pú­bli­co é “flu­tu­an­te”, es­tá de pas­sa­gem e se de­pa­rou com uma pe­ça te­a­tral e, mui­tas ve­zes, é um pú­bli­co “vir­gem” de te­a­tro que es­tá ex­pe­ri­en­cia­li­zan­do es­sa re­la­ção te­a­tral pe­la pri­mei­ra vez. Is­so traz uma sen­si­bi­li­da­de di­fe­ren­te pa­ra o es­pe­tá­cu­lo. Per­ce­bo is­so ni­ti­da­men­te com “O Ca­bra que Ma­tou as Ca­bras”, que é apre­sen­ta­do em te­a­tros e na rua, o es­pe­tá­cu­lo e sua re­la­ção com o es­pec­ta­dor mo­di­fi­ca-se sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te, ga­nhan­do qua­li­da­des di­fe­ren­tes e dis­tin­tas. No pal­co é pos­sí­vel per­ce­ber to­do aca­ba­men­to co­re­o­grá­fi­co e as ma­ti­zes da en­ce­na­ção. Mas eu ain­da pre­fi­ro o “quen­te” da rua com su­as sur­pre­sas e res­pos­tas vi­vas, que dei­xam o es­pe­tá­cu­lo mais “ace­so”! A rua exi­ge mui­to do ator, que­ro até agra­de­cer a de­di­ca­ção des­se elen­co: Abi­lio, Adri­a­na, Eli­a­na, Iza­be­la e Tu­im.

O te­a­tro ex­tre­ma­men­te fí­si­co fei­to pe­la Nu Es­cu­ro é par­te de sua pro­pos­ta es­té­ti­ca, fru­to de pes­qui­sa. Mas acre­di­to que se­ja uma ex­ce­ção. Fre­quen­tan­do a ce­na te­a­tral per­ce­bo que a pi­ro­tec­nia gra­tui­ta tem sub­sti­tu­í­do o tex­to. Os ato­res es­tão se trans­for­man­do em at­le­tas, so­bem e des­cem em te­ci­do, dão cam­ba­lho­tas etc, mas fa­lam ca­da vez me­nos em ce­na. É ra­ro as­sis­tir­mos es­pe­tá­cu­los ba­se­a­dos no tex­to ou pe­lo me­nos em tex­tos com­ple­xos. Vo­cê con­cor­da, es­ta­mos vi­ven­do uma cri­se da dra­ma­tur­gia? Qual sua opi­ni­ão so­bre a dra­ma­tur­gia pro­du­zi­da atu­al­men­te no Bra­sil?

Hé­lio Fróes — A es­cri­ta te­a­tral pas­sa por se­ve­ros ques­ti­o­na­men­tos, prin­ci­pal­men­te a par­tir dos anos 1970, quan­do se for­ta­le­ce a va­lo­ri­za­ção da au­to­no­mia da ce­na e a re­cu­sa do tex­to co­mo ei­xo prin­ci­pal de um es­pe­tá­cu­lo, mas es­sas ques­tões já eram anun­ci­a­das pe­las van­guar­das te­a­tra­is do co­me­ço do sé­cu­lo XX. Hans-Thi­es Lehmann, no seu li­vro “Te­a­tro Pós-dra­má­ti­co” fa­la que es­se te­a­tro não se ba­seia mais nu­ma cos­mo­vi­são fic­cio­nal, nem no con­fli­to psi­co­ló­gi­co de per­so­na­gens iden­ti­fi­cá­veis e ten­ta cons­tru­ir uma ar­te to­tal, trans­ver­sal, atra­ves­sa­da pe­las ar­tes da ima­gem, do ci­ne­ma, das ar­tes plás­ti­cas, do cir­co. Es­ta for­ma te­a­tral não pro­cu­ra sus­ci­tar a ade­são do es­pec­ta­dor, mas pro­vo­car sua per­cep­ção ou emo­ção sig­ni­fi­ca­ti­va. Pen­so que no Bra­sil exis­tem bus­cas mui­to vá­li­das no cam­po da dra­ma­tur­gia e o dra­ma­tur­go as­su­me a fun­ção de um par­cei­ro na cri­a­ção co­le­ti­va do es­pe­tá­cu­lo e dos pro­ces­sos co­la­bo­ra­ti­vos dos gru­pos de te­a­tro.

Qua­is os gran­des dra­ma­tur­gos bra­si­lei­ros de to­dos os tem­pos? E go­i­a­nos?

Hé­lio Fróes — Mui­to di­fí­cil e pe­ri­go­so elen­car uma lis­ta dos me­lho­res de to­dos os tem­pos! Va­mos di­zer que gos­to mui­to do Aria­no Su­as­su­na, Jor­ge An­dra­de, Nel­son Ro­dri­gues, Oswald de An­dra­de, Plí­nio Mar­cos, Al­ci­o­ne Arau­jo, Má­rio Bortto­lo­to, Ser­gio de Car­va­lho. Em Go­i­ás: Ade­mir Fa­lei­ros, Hu­go Zor­zet­ti, Léo Pe­rei­ra, Mi­guel Jor­ge... E vá­rios tra­ba­lhos de dra­ma­tur­gi­as que são cons­tru­í­das co­le­ti­va­men­te em Go­i­â­nia e no Bra­sil... Mui­to di­fí­cil es­sa res­pos­ta!

ADE­MIR LU­IZ é dou­tor em his­tó­ria e es­cri­tor.

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