segunda-feira, 15 de março de 2010

Marconi: imagem preservada!

Jornal Opção
Edilson Pelikano/Jornal Opção
Marconi Perillo sofreu um bombardeio, mas manteve praticamente intacta sua imagem

MAR­CO­NI PE­RIL­LO

Pairando acima da onda
Acon­te­ci­men­tos pro­vo­ca­dos ou não por ações di­re­tas do se­na­dor me­lho­ram as con­di­ções de sua pré-can­di­da­tu­ra ao go­ver­no. Mas o des­ti­no não to­le­ra de­sa­fo­ros

Na­da me­lhor que uma fra­se do fu­te­bol pa­ra ex­pli­car o mo­men­to po­lí­ti­co-elei­to­ral vi­vi­do pe­lo se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, vir­tu­al can­di­da­to ao go­ver­no de Go­i­ás: “Go­lei­ro bom tam­bém pre­ci­sa ter sor­te”. Is­so diz tu­do so­bre a fa­se atu­al do lí­der tu­ca­no. Se­ja por su­as ações, se­ja por con­fli­tos e in­de­ci­sões de ad­ver­sá­rios so­bre os qua­is não tem pra­ti­ca­men­te ne­nhu­ma par­ti­ci­pa­ção di­re­ta, tu­do vai fa­vo­re­cen­do ca­da vez mais pa­ra a can­di­da­tu­ra de­le ao Pa­lá­cio das Es­me­ral­das. É co­mo se hou­ves­se uma cons­pi­ra­ção do des­ti­no.

Mar­co­ni tem fei­to a par­te de­le pa­ra dar uma mão­zi­nha ao “des­ti­no”. Sua ca­pa­ci­da­de de des­lo­ca­men­to e de en­fren­tar ma­ra­to­nas in­ter­mi­ná­veis de en­con­tros com li­de­ran­ças e com gru­pos da po­pu­la­ção é ex­tra­or­di­ná­ria. Não há ne­nhum pa­ra­le­lo na his­tó­ria de Go­i­ás so­bre um po­lí­ti­co tão, di­ga­mos, an­da­ri­lho co­mo ele. O que che­ga ao gran­de pú­bli­co atra­vés dos jor­nais so­bre is­so é so­men­te a co­ber­tu­ra jor­na­lís­ti­ca do mai­or even­to do dia, e não o úni­co. Se fos­sem in­clu­ir as vi­si­tas pa­ra fu­la­no, pa­ra o mo­ra­dor da ci­da­de tal ou as vá­ri­as re­u­ni­ões com 10, 20 ou 30 pes­so­as que ele faz di­a­ria­men­te os jor­nais não fa­la­ri­am de ou­tra coi­sa. O que é pu­bli­ca­do é so­men­te o gran­de even­to, com gru­pos de 200, 300 par­ti­ci­pan­tes.

O que re­sul­ta daí? É o que se vê e per­ce­be. Por mais que ele te­nha pas­sa­do por se­ve­ros cons­tran­gi­men­tos pro­vo­ca­dos por in­sis­ten­tes, mas­si­vos e per­ma­nen­tes ata­ques, sua ima­gem per­ma­ne­ce, con­for­me ates­tam to­das as pes­qui­sas nes­te mo­men­to, ab­so­lu­ta­men­te ina­ba­lá­vel e no al­to.

Não foi por fal­ta de em­pe­nho dos ad­ver­sá­rios que Mar­co­ni con­se­guiu pas­sar pe­las tor­men­tas pra­ti­ca­men­te in­tei­ro, com ex­ce­ção de um ou ou­tro ar­ra­nhão su­per­fi­ci­al. Tal­vez ja­mais te­nha se vis­to em Go­i­ás uma ação tão ex­tra­or­di­na­ria­men­te for­te con­tra um po­lí­ti­co co­mo a que ele en­fren­tou ao lon­go dos úl­ti­mos três anos. Não que eu me re­cor­de, e olha que te­nho acom­pa­nha­do de per­to e pro­fis­si­o­nal­men­te to­das as elei­ções de Go­i­ás des­de o re­tor­no da elei­ção di­re­ta pa­ra go­ver­na­do­res, no iní­cio da dé­ca­da de 1980.

Em de­ter­mi­na­dos ins­tan­tes des­sa es­tra­té­gia de des­cons­tru­ção de Mar­co­ni jun­to ao po­vo de Go­i­ás, che­guei a ima­gi­nar que se­ria ab­so­lu­ta­men­te im­pos­sí­vel pa­ra ele se man­ter po­si­ti­va­men­te no ima­gi­ná­rio co­le­ti­vo. Is­so por cau­sa da va­ri­e­da­de, in­ten­si­da­de e cons­tân­cia des­ses ata­ques. Além do fa­to, que sem­pre con­ta mui­to, de que as crí­ti­cas e acu­sa­ções não par­ti­ram da trin­chei­ra ad­ver­sá­ria, o que fa­tal­men­te pa­ga­ria o pre­ço do an­ta­go­nis­mo pre­vi­a­men­te co­nhe­ci­do en­quan­to cre­di­bi­li­da­de. Não, os ata­ques fo­ram da­que­les que eram seus ali­a­dos.

Não são ne­ces­sá­rias ex­pli­ca­ções ex­tras pa­ra se en­ten­der me­lhor e de for­ma mais cla­ra por­que o ata­que de um ami­go cau­sa mais es­tra­gos — ou de­ve­ria ter cau­sa­do, no ca­so de Mar­co­ni — do que o de um ini­mi­go de­cla­ra­do. Ora, pa­ra o re­cep­tor des­sas acu­sa­ções, a po­pu­la­ção, sem­pre se le­va em con­ta que o ini­mi­go ata­ca por­que é da sua es­sên­cia. Quan­do es­se mes­mo ata­que par­te de um ami­go, a coi­sa ga­nha di­men­são. De iní­cio, até que o re­cep­tor o ve­ja co­mo no­vo ad­ver­sá­rio, ele go­za de cer­ta cre­di­bi­li­da­de.

É por is­so que em de­ter­mi­na­dos mo­men­tos sus­pei­tei que Mar­co­ni des­ce­ria à va­la dos co­muns sem es­sa au­ra vi­to­ri­o­sa que ele e ou­tros pou­cos po­lí­ti­cos go­i­a­nos con­se­guem exi­bir. Mas es­sa fa­se es­tá ab­so­lu­ta­men­te su­pe­ra­da. Há cer­ca de um ano, aqui mes­mo nes­ta Co­ne­xão, eu di­zia que o es­to­que de bom­bas dos no­vos ad­ver­sá­rios de Mar­co­ni ti­nha aca­ba­do, e que ele ha­via so­bre­vi­vi­do. O que se per­ce­be nes­te mo­men­to é exa­ta­men­te is­so.

Era pre­vi­sí­vel, di­ga-se, que as ar­mas de ata­que per­des­sem efi­cá­cia. Pri­mei­ro por­que a con­di­ção si­ne qua non da ami­za­de de­sa­pa­re­ceu com­ple­ta­men­te. Ou se­ja, a par­tir de de­ter­mi­na­do mo­men­to, a po­pu­la­ção/re­cep­tor pas­sou a per­ce­ber que os ata­can­tes não eram ami­gos, mas ex-ami­gos, ago­ra trans­for­ma­dos em no­vos ad­ver­sá­rios. A cre­di­bi­li­da­de do ata­que, por­tan­to, fi­cou a ca­da dia mui­to me­nor até não res­tar mais na­da, pe­lo me­nos en­quan­to “fo­go ami­go”.

Por ou­tro la­do, além da cons­tân­cia dos ata­ques, a in­sis­ten­te ge­ne­ra­li­za­ção de to­dos os ma­les ad­mi­nis­tra­ti­vos atu­ais cre­di­ta­dos a Mar­co­ni e seus dois go­ver­nos pro­vo­cou um efei­to sa­tu­ra­ção. O exa­ge­ro des­ses ata­ques aca­bou com a es­tra­té­gia. Mar­co­ni foi apon­ta­do co­mo ori­gem de tu­do o que não es­tá ou não es­te­ve bem. Dos bu­ra­cos nas es­tra­das cau­sa­dos pe­las tem­po­ra­das de chu­vas ao aban­do­no de obras, tu­do foi em­ba­la­do co­mo bom­ba de ata­que a ele.

É mui­to fá­cil per­ce­ber ago­ra que os ata­ques con­tra Mar­co­ni já não sur­tem efei­to al­gum. Bas­ta uma me­ra e qua­se de­sa­ten­ta pes­qui­sa so­bre as man­che­tes dos jor­nais an­tes e atu­al­men­te pa­ra cons­ta­tar que as crí­ti­cas per­de­ram o efei­to da no­vi­da­de, o im­pac­to. Vi­rou bri­ga de co­ma­dres, tão co­mum na po­lí­ti­ca quan­to ur­nas e vo­tos.

E olha que o PSDB, en­quan­to par­ti­do, nem foi tão com­pe­ten­te as­sim pa­ra cri­ar uma ca­pa pro­te­to­ra pa­ra sua prin­ci­pal li­de­ran­ça. Ao con­trá­rio, fi­cou no lus­co-fus­co de re­cla­ma­ções so­bre um tal de pa­tri­mô­nio po­lí­ti­co de Mar­co­ni, al­go va­go que a po­pu­la­ção/re­cep­tor não tem se­quer tem­po pa­ra enu­me­rar em su­as mais vãs pre­o­cu­pa­ções. O que me­xeu no con­jun­to da cre­di­bi­li­da­de das crí­ti­cas foi o ques­ti­o­na­men­to sé­rio, pon­tu­a­do e de­ter­mi­na­do so­bre as cau­sas dos ata­ques, sua con­sis­tên­cia, in­co­e­rên­cias e ob­je­ti­vos.

De to­da for­ma, é ine­gá­vel que a es­pe­ta­cu­lar ima­gem pú­bli­ca de Mar­co­ni Pe­ril­lo, cons­tru­í­da em du­as ad­mi­nis­tra­ções que per­ma­ne­cem co­mo re­fe­rên­cia pa­ra a es­ma­ga­do­ra mai­o­ria da po­pu­la­ção, foi de­ci­si­va pa­ra a su­pe­ra­ção dos mo­men­tos mais agu­dos de bom­bar­deio mas­si­vo. Fos­se ela uma ima­gem tos­ca, cons­tru­í­da, se­di­men­ta­da e ali­cer­ça­da so­men­te no marke­ting (que, ali­ás, foi te­ma de uma das for­mas de ata­que con­tra ele), cer­ta­men­te os ad­ver­sá­rios de Mar­co­ni es­ta­ri­am ho­je co­me­mo­ran­do. Se não sua des­tru­i­ção com­ple­ta, pe­lo me­nos um sé­rio aba­lo.

Nos bas­ti­do­res, é in­ten­so o co­men­tá­rio so­bre uma cam­pa­nha elei­to­ral for­te­men­te ba­se­a­da em no­vos ata­ques con­tra Mar­co­ni. Se­ria es­sa uma boa es­tra­té­gia, com al­gu­ma chan­ce re­al e pal­pá­vel de su­ces­so? Sa­be-se lá. Pe­lo his­tó­ri­co, não. Se em três anos não se con­se­guiu mui­ta coi­sa, di­fí­cil ima­gi­nar que três mes­es mu­dem tu­do.

Pa­ra se ter es­ta­be­le­cer uma me­lhor di­men­são so­bre a pre­sen­ça per­ma­nen­te e in­tei­ra (ex­ce­ção pa­ra os ar­ra­nhões su­per­fi­ci­ais, re­pi­ta-se) de Mar­co­ni no con­sci­en­te co­le­ti­vo dos go­i­a­nos, bas­ta­ria um qua­dro ra­pi­da­men­te com­pa­ra­ti­vo com to­das as sete elei­ções pa­ra go­ver­na­dor des­de a re­de­mo­cra­ti­za­ção do Pa­ís.

Em 1982, sob uma on­da que var­ria os úl­ti­mos res­quí­cios da di­ta­du­ra no Bra­sil, Iris Re­zen­de li­de­rou a mai­or fren­te opo­si­cio­nis­ta já mon­ta­da até ho­je. Ele não ti­nha apoio de ne­nhum dos três pa­lá­cios, do Pla­nal­to, das Es­me­ral­das e das Cam­pi­nas (de­pois trans­fe­ri­do pa­ra o Pa­lá­cio do Cer­ra­do Ve­ne­ran­do de Frei­tas). Em com­pen­sa­ção, seu ad­ver­sá­rio, Otá­vio La­ge, tam­bém não, em­bo­ra fos­se do mes­mo par­ti­do do go­ver­na­dor Ary Va­la­dão e do pre­fei­to Ín­dio do Bra­sil Ar­ti­a­ga (sub­sti­tu­í­do du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral por Go­i­a­né­sio Fer­rei­ra Lu­cas).

Em 1986, O en­tão se­na­dor Hen­ri­que San­til­lo ven­ceu as elei­ções. Ele ti­nha de­ci­si­vo apoio do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, go­ver­no de Jo­sé Sar­ney, do Pla­no Cru­za­do (pri­mei­ra gran­de ten­ta­ti­va bra­si­lei­ra de con­tro­le da in­fla­ção), que en­cheu os go­ver­nis­tas de vo­tos de nor­te a sul do Pa­ís, além dos Pa­lá­cios das Es­me­ral­das, sob co­man­do do ex-vi­ce-go­ver­na­dor de Iris Re­zen­de, Ono­fre Qui­nan (Iris dei­xou o car­go pa­ra as­su­mir o Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, em Bra­sí­lia), e das Cam­pi­nas, que ti­nha Da­ni­el An­tô­nio (na épo­ca, fi­li­a­do ao PMDB).

Em 1990, Iris Re­zen­de foi elei­to na con­tra­mão dos de­se­jos do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, mas ti­nha a Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, sob o co­man­do de Ni­on Al­ber­naz (fi­li­a­do ao PMDB na­que­le tem­po e in­te­gran­te do gru­po iris­ta). O Pa­lá­cio do Pla­nal­to es­ta­va com Fer­nan­do Col­lor, com cla­ra pre­fe­rên­cia pe­lo atu­al DEM e seus ali­a­dos. Em Go­i­ás, na­que­la elei­ção, es­se seg­men­to era re­pre­sen­ta­do pe­la can­di­da­tu­ra do ex-pre­fei­to de Rio Ver­de Pau­lo Ro­ber­to Cu­nha.

Na elei­ção de 1994, Ma­gui­to Vi­le­la te­ve to­tal apoio de Iris e do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, e, no segundo tur­no, so­mou tam­bém o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Dar­ci Ac­cor­si. O Pa­lá­cio do Pla­nal­to ti­nha à fren­te o ex-vi­ce de Fer­nan­do Col­lor, o pe­e­me­de­bis­ta Ita­mar Fran­co, que se pau­tou pe­la neu­tra­li­da­de, pe­lo me­nos quan­to às elei­ções em Go­i­ás.

Em 1998, Mar­co­ni ga­nhou com apoio da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia (pre­fei­to Ni­on Al­ber­naz) e do Pa­lá­cio do Pla­nal­to (pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que). O Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, nas elei­ções, foi co­man­da­do pe­lo ex-vi­ce-go­ver­na­dor Naphta­li Al­ves (ho­je con­se­lhei­ro do TCE). De­pois das elei­ções, o man­da­to foi con­cluí­do pe­lo en­tão pre­si­den­te da As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va, He­le­nês Cân­di­do, com a ida de Naphta­li pa­ra o tri­bu­nal de con­tas.

Em 2002, Mar­co­ni foi re­e­lei­to. Des­ne­ces­sá­rio di­zer que ele con­tou com to­das as van­ta­gens de su­ce­der a ele pró­prio por ca­pi­ta­ne­ar um go­ver­no com boa apro­va­ção. Fe­chou as elei­ções no primeiro tur­no. Foi opo­si­ção a ele o Pa­lá­cio do Cer­ra­do, pre­fei­to Pe­dro Wil­son, mas te­ve apoio do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, com o pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que.

Fi­nal­men­te, em 2006, Al­ci­des Ro­dri­gues foi re­e­lei­to gra­ças ao mais im­pres­sio­nan­te re­call de ima­gem dos go­ver­nos Mar­co­ni, dos qua­is era vi­ce-go­ver­na­dor. Ga­nhou bem, de vi­ra­da, ape­sar do em­pe­nho con­trá­rio do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, com Lu­la, e da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, sob co­man­do de Iris.

Mui­to bem, e o que se po­de ti­rar dis­so tu­do que aí es­tá e que se cons­ti­tui em fa­to his­tó­ri­co, em­bo­ra re­su­mi­do? É a pri­mei­ra vez que um can­di­da­to com enor­me pos­si­bi­li­da­de de ven­cer as elei­ções pa­ra go­ver­na­dor em Go­i­ás li­de­ra to­das as pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­to de for­ma con­sis­ten­te e sem ter um úni­co Pa­lá­cio a em­pur­rá-lo ar­ti­fi­cial­men­te pa­ra o al­to.

O que é is­so? Uma per­ma­nen­te e for­tís­si­ma ima­gem po­si­ti­va cons­tru­í­da em dois go­ver­nos e ali­men­ta­da grão por grão, re­u­ni­ão por re­u­ni­ão, en­con­tro por en­con­tro, vi­si­ta a vi­si­ta. Tam­bém por is­so é que os ad­ver­sá­rios que an­tes ba­ti­am ne­le ago­ra ba­tem ca­be­ça, sem ação, sem fo­co e sem ne­nhum re­sul­ta­do prá­ti­co até aqui. Pa­re­ce mes­mo ser uma gran­de cons­pi­ra­ção do des­ti­no.

Is­so sig­ni­fi­ca que a elei­ção des­te ano se­rá uma for­ma­li­da­de? Lon­ge dis­so. Ali­ás, mui­to lon­ge dis­so. O des­ti­no não to­le­ra de­sa­fo­ros. Vi­de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário