quarta-feira, 10 de março de 2010

O Popular

Editorial
 
Indesejada hidrovia 
 
Em princípio, hidrovias são economicamente desejáveis, pois constituem o meio de transporte mais barato e podem formar conexões com os modais ferroviário e rodoviário, mas longe está de ser este o caso da cogitada Hidrovia Araguaia-Tocantins-Rio das Mortes. Trata-se de projeto inconveniente por duas fortes razões: o desastrado impacto ambiental que provocaria e o mal que causaria a reservas indígenas. 
 
Diferentemente da inserção de Goiás no sistema de transporte hidroviário Paranaíba-Tietê-Paraná, que proporciona vantagens sem agressão ao meio ambiente, uma hidrovia explorando os recursos hidráulicos do Araguaia e do Tocantins soma mais inconveniências do que conveniências. 
 
Foi um erro a aprovação da proposta na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, alimentando a expectativa dos que defendem a hidrovia, como alguns produtores rurais. 
 
A possibilidade de vir a ser construída essa hidrovia viria também prejudicar a economia do turismo de Goiás e do Tocantins, pois os Rios Araguaia e Tocantins deixariam de ser o santuário ecológico que hoje são – e, exatamente por causa disso, atraem tantos visitantes, especialmente no curso da temporada do meio do ano. 
 
E não apenas por causa dos turistas os santuários ecológicos precisam ser preservados e protegidos. Causar impacto ambiental negativo nesses dois rios, como ocorreria com a implantação da hidrovia, é navegar na contramão da prudência e do respeito à mãe natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário