segunda-feira, 8 de março de 2010

TRIBUNA DE ANÁPOLIS
Sábado, 6 de Março de 2010 

Reverência à mulher
Data comemorativa foi instituída para que o mundo pudesse refletir sobre conquistas femininas. Tribuna de Anápolis ouve opinião de mulheres que são destaque na cidade e mostra que, para elas, ainda há muito por que lutar

Ana Cláudia Oliveira

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto. Começou no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.

A comemoração surgiu na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, freqüentemente insalubres e perigosas, eram motivo de muitos protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de março de 1857, em Nova York.

Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores, a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para muitos este é o fato que deu início às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A data foi adotada pelas Nações Unidas em 1975 para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, e dizer não às discriminações e às violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Desde a instituição da data em todo mundo, muito já foi conquistado, mas as mulheres acreditam que ainda há muito que fazer. No Brasil, a maior conquista aconteceu em 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Outra conquista brasileira, foi a aprovação da Lei Maria da Penha. Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006, mudou o rumo da violência doméstica contra a mulher. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

O Jornal Tribuna de Anápolis foi ouvir a opinião de algumas mulheres anapolinas e descobriu que para a maioria delas, todos os dias são femininos.


Dinamélia Ribeiro, vereadora e médica obstetra, líder do PT na Câmara

"Apesar dos grandes avanços ocorridos nos últimos anos, e , por isso mesmo termos o que comemorar, penso que há muito ainda que lutar para que homens e mulheres, moças e rapazes tenham as mesmas chances e sejam realmente tratados com mesma dignidade e igualdade. Ao lado da discriminação e a intolerável violência doméstica contra as mulheres, entre outros, podemos citar por exemplo que hoje as mulheres são metade da força de trabalho em vários países desenvolvidos do mundo mas ganham em média ainda menos dos que os homens e só 2% das 500 maiores empresas do mundo são dirigidas por mulheres. Neste sentido vejo que hoje, o Dia Internacional da Mulher é acima de tudo, um dia mobilização por mais conquistas. Mulheres hoje governam desde países de peso político como a Alemanha, países latino-americanos como Chile, Argentina, até países problemáticos como a Libéria, entre outros. Nos EUA temos a secretaria de Estado, Hillary Cliton. No Brasil temos o exemplo de competência da nossa companheira Ministra Dilma Roussef, candidata à Presidência para dar continuidade ao Projeto do Presidente Lula, além da ex-ministra Marina Silva. Sem dúvida alguma, isso é um avanço. Mas há ainda muitas barreiras à participação das mulheres".


Ilda Helbigen, Delegada da Mulher em Anápolis

"O Dia Internacional da Mulher é um simbolo criado para lembrar que a mulher é especial e também para lembrar o combate à violência feminina. Esse dia foi criado por causa de operárias que foram queimadas no dia 8 de março e o combate à violência doméstica contra a mulher deve acontecer todos os dias, não só no Dia da Mulher"


Mírian Garcia, vereadora, líder do PSDB na Câmara Municipal

“Os dias internacionais estão sendo usados para festividade e na verdade não foi o porquê da origem deles. É um dia em que se lembra da luta da mulher. É para recordar toda a trajetória da mulher, do seu direito de votar, do seu direito de ser cidadã, do seu direito de ser mãe, de ser mulher, de ser respeitada. Então não é um dia de festividade, mas um dia em que temos que unir as companheiras e mostrar nossa atual situação para que cada dia possa ser melhorada porque ainda existe discriminação sim para com a mulher. É horrível quando eu vejo algum empregador dizendo que não vai contratar determinada jovem porque ela acabou de casar e pode engravidar. É um absurdo que eu vejo na sociedade no ano 2010 ainda, que nós mulheres geramos vida, se não for as nossas gestações o mundo acaba. Então tem que ser valorizada a mulher em todos os seus pontos. A candidatura de mulheres à presidência nos elogia, tem a Dilma Roussef e tem uma pessoa que eu admiro muito, que é a Marina Silva. Eu a conheci senadora pelo Acre, uma pessoa totalmente humilde, de origem humilde, mas uma grande mulher. Elas com certeza vão nos representar. Se uma mulher não ganhar a presidência ainda neste ano, mas com certeza estamos chegando lá, quase 50% dos candidatos são mulheres. Obtivemos o nosso espaço, obtivemos o nosso direito de votar, que até nos anos 60, a mulher não podia nem votar, então nessas lutas estamos tendo sucesso. Hoje na Câmara somos três mulheres, durante dois mandatos exercidos por mim eram 20 homens e eu. Eu não acho que nós devamos estar acima dos homens, mas sempre ao lado dos homens tendo o nosso espaço. Eu acho que vai ser muito bom também o dia que nessa casa for 50% mulher e 50% homem e estamos caminhando para isso”.

Mayza Morgana Chaves Torres, promotora de justiça

“Todo dia é o dia da mulher, mas esse dia 8 de março é um dia especial em que o mundo pára para reverenciar o sagrado feminino. Mas as nossas atividades são constantes, todo dia tem as dificuldades que nós enfrentamos, os mesmos problemas que os homens têm, hoje nós temos, com um plus que é filho, casa, marido e é um dia então para se lembrar, é uma parada obrigatória porque todos os meios de comunicação lembram a data e até para aquele homem que nunca deu uma flor, nesse dia acho que ele se sente até compelido, até mesmo aquela que é distribuída no semáforo, ele pega e pensa: hoje é o dia da mulher, então vou levar para minha mulher. Acho que aqueles mais desavisados, mais despercebidos, nem que seja a flor no dia 8 de março, ele entrega. Eu falo sempre que o futuro pertence às mulheres, porque hoje nós tomamos um espaço, e um espaço maior em todos os segmentos profissionais. No Ministério Público, por exemplo, com acerto mais absoluto mais de 50% são promotoras de justiça, nos últimos concursos passam mais mulheres que homens, talvez porque proporcionalmente a população feminina seja maior mesmo, mas em todos os segmentos a mulher se destaca. Na política, na área empresarial temos grandes executivas, até na área da comunicação, nós vemos hoje na televisão, mais repórteres mulheres do que homens, então hoje elas estão em todos os lugares”.

Gina Tronconi, vereadora e médica pediatra

“É um dia ímpar, pelo menos nós somos lembradas pela importância nossa na sociedade, como mãe, como funcionária pública, como trabalhadora, como avó, como política. E eu chamo a atenção para este fato hoje, onde a mulher está cada vez mais engajada na política, tentando fazer valer as suas idéias, a sua voz. Então não tem nada melhor do que lembrarmos a mulher, neste caso eu também, o fato de que a mulher está ocupando o seu espaço, está conseguindo galgar mais um degrau na nossa sociedade antigamente tão machista. E a gente tem percebido que a mulher cada dia mais vem entrando no mercado de trabalho que antes era quase que inimaginável essa idéia de que a mulher poderia ser proprietária, ou assumir uma posição de destaque em uma firma ou empresa de grande porte, como a gente tem hoje. É muito importante comemorarmos esse dia e lembrarmos que todos os dias são das mulheres, mas com certeza, esse dia veio para lembrar que a mulher vem e está fazendo a diferença na sociedade no mundo moderno. É notória a presença da mulher hoje na política, o interesse da mulher pela política, saindo do fogão e indo brigar pelos seus direitos, lutar pelos seus ideais. Temos duas mulheres a presidência, a Dilma Roussef e a Marina Silva, que a história dela é muito linda. Uma pessoa muito pobre, de família muito humilde, que foi alfabetizada com 16 anos, uma pessoa inteligentíssima que fez valer a sua ideologia e hoje é conhecida mundialmente pela sua luta pelo meio ambiente. Então nada mais importante do que nós vermos essas pessoas, mulheres disputando a presidência da república. Isso prova como é importante a presença das mulheres na sociedade atual, a mulher estando à frente da gestão do país lindo, maravilhoso, com tantas riquezas e com tantos problemas também. E temos duas mulheres tentando chegar ao poder para colocar o nosso país no rumo”.

Virgínia Melo, Secretária Municipal de Educação

"O Dia Internacional da Mulher é um dia importante para lembrar para a mulher que ela é muito importante na sociedade. A mulher tem conquistado espaço no mercado de trabalho, e hoje as mulheres não podem mais ser discriminadas pela diferença de sexo. A mulher também tem que ter o seu espaço, não só o homem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário