sexta-feira, 12 de março de 2010

PMDB e PT: fisiologia a dois!

O Popular

POLÍTICA

Partidos pressionam por ministérios
PT e PMDB pediram ao presidente Lula para continuar mandando nas pastas cujos titulares saem dia 3 para disputar a eleição

Agência Estado

Brasília – PT e PMDB insistem em continuar mandando nos ministérios cujos titulares sairão até 3 de abril para disputar as eleições de outubro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer fazer uma substituição técnica, ou pelos secretários-executivos ou pelos chefes de gabinete, para não mudar nada nas pastas nos nove meses restantes de governo. Os partidos querem influenciar nas escolhas, com outros quadros.

Três dos principais dirigentes do PMDB – os presidentes do Senado e da Câmara, José Sarney (AP) e Michel Temer (SP), e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR) – estiveram ontem com Lula para reivindicar a continuidade do comando do partido em ministérios que controlam.

De acordo com Jucá, Lula ficou de conversar com os ministros e saber quem eles vão indicar. A intenção dos partidos é, se não der para escolher o novo ministro, pelo menos não alterar nada no quadro dirigente dos ministérios, os quais controlam.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que Lula mantém a decisão de aproveitar quadros do próprio ministério para o término do governo, a exemplo dos secretários executivos e chefes de gabinete.

“O presidente Lula reafirmou que pretende manter os atuais ministros para a máquina continuar funcionando, e se tiver de substituir, será por pessoas que já fazem parte dos ministérios, secretário- executivo ou não”, disse.

Dez ministros deverão sair até 3 de abril, prazo final para a desincompatibilização exigida pela Justiça Eleitoral. Dos seis do PMDB, três sairão: Reinhold Stephanes (Agricultura), que vai disputar mais uma vez uma vaga de deputado federal, Edison Lobão (Minas e Energia), candidato ao Senado, e Geddel Vieira Lima (Integração), que concorrerá ao governo da Bahia.

Lula quer para o lugar de Stephanes o secretário-executivo da Agricultura, José Gerardo Fontelles. O PMDB, no entanto, faz pressão para que a vaga seja dada a Wagner Rossi, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nenhum comentário:

Postar um comentário