quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aparecida de Goiânia: suspeita!







CIDADES

APARECIDA DE GOIÂNIA

Vereador questiona contrato para limpeza

Marília Assunção

A insatisfação com a terceirização da coleta do lixo em Aparecida de Goiânia, onde é produzida uma média de 12 toneladas de resíduos por dia, foi parar na Câmara Municipal da cidade.

Esta semana vereadores questionaram a transferência do serviço para uma empresa, ocorrida há cerca de 60 dias, após uma tomada de preços que culminou em um contrato entre Prefeitura e a Vital Engenharia Ambiental, no valor de R$ 9 milhões para seis meses de serviço – na coleta, varrição e operação do aterro sanitário de Aparecida.

O vereador Manoel Nascimento (PSDB), por exemplo, fez duras críticas ao processo. Segundo divulgado na página do órgão, ele questionou contratos com empresas terceirizadas na limpeza urbana e na saúde. Sobre a terceirização da coleta de lixo, conforme teria afirmado, são cobrados cerca de 490 reais por tonelada de lixo recolhida em Aparecida. “Com este gasto dá para comprar vários caminhões, sem precisar terceirizar o serviço”, disse .

Já o secretário de Meio Ambiente de Aparecida, Juliano Tadeu Moreira Cardoso, que assumiu há poucos dias o gerenciamento da limpeza urbana, discorda. Segundo ele, os críticos “tentam passar uma imagem de confusão que não existe”.

Conforme o secretário, o serviço foi licitado na modalidade menor preço (tomada de preço) e hoje é fiscalizado pelo órgão ambiental. A licitação definitiva para terceirizar o serviço está sendo preparada, disse ele. Juliano aponta muitas falhas e deficiências na coleta e especialmente no gerenciamento do aterro antes das mudanças. “Estamos revendo tudo para melhorar”, afirmou. (Marília Assunção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário