sexta-feira, 16 de abril de 2010







POLÍTICA

Números sobre sucessão agradam pré-candidatos

Fabiana Pulcineli e Núbia Lôbo

Os três principais pré-candidatos ao governo do Estado comemoraram ontem os números da primeira pesquisa Serpes/O Popular deste ano, publicada ontem. Líder no levantamento, com 43,7% (estimulado), o senador Marconi Perillo (PSDB) disse ter recebido os números com “humildade e confiança”.

Já Iris Rezende (PMDB), que aparece com 39,9%, disse que, considerando que ainda não iniciou a pré-campanha – diferentemente “do outro” –, os números são positivos. O terceiro colocado, Vanderlan Cardoso (PR), que teve 3,7% da preferência do eleitorado, disse que o porcentual é “excelente”, tendo em vista o fato de seu nome ter sido o último a entrar na disputa.

Marconi falou da pesquisa pelo Twitter. A reportagem não conseguiu encontrá-lo para comentar mais detalhadamente o levantamento. Ele afirmou que a liderança é reflexo “de uma vida dedicada ao trabalho, à promoção da justiça social e ações efetivas para o desenvolvimento do Estado de Goiás”.

O senador tucano aproveitou o resultado positivo para cutucar os adversários. “Apesar da perseguição movida por pessoas que tanto ajudei, a pesquisa evidencia que continua forte o elo de confiança que tenho com os goianos”, afirmou, para completar: “Apesar da insidiosa campanha de desconstrução do meu trabalho, vejo os números como reconhecimento”.

Marconi falou do “compromisso com a campanha de alto nível” e aproveitou para fazer chamado à militância: “Temos de redobrar o trabalho, arregaçar as mangas e calçar as sandálias da humildade”.

Em entrevista em evento do Sinduscon, Iris disse que a pesquisa “é muito boa”. “Deixei a Prefeitura há 15 dias para deixar meu nome à disposição dos partidos. Então estamos no início de um projeto a se consolidar. E o nome que está aí há quantos meses, há mais de um ano... O nome que todo mundo sabe que é candidato a governador não é o meu, é do outro. Se estamos empatados é porque a situação é muito boa pra mim.”

Presente no mesmo evento, Vanderlan disse ser possível reverter a polarização demonstrada pela pesquisa. “O resultado é excelente. Nós lançamos nossa pré-candidatura no final do mês passado e já saímos com quase 4%. É muito positivo e estou muito feliz e satisfeito”, disse. “Pelo menos o que foi lido ali pelos mais entendidos em pesquisa é que há condições, sim, de crescer. Acredito que na próxima estaremos com um número bem mais alto. O importante é que muitos apostavam que não íamos alcançar nem 1% e chegamos a quase 4%.”


Juiz tira propaganda de peemedebista do ar

Fabiana Pulcineli

Partido aliado do senador Marconi Perillo (PSDB), o PPS obteve ontem na justiça liminar que determina a suspensão da propaganda partidária do PMDB em rádio e televisão. O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Alexandre Magno de Almeida Guerra Marques acatou o pedido do Diretório Estadual do PPS, que alegou que as peças veiculadas pelo PMDB configuram propaganda eleitoral extemporânea.

Na propaganda, eram ressaltados programas e obras comandadas pelo pré-candidato do PMDB ao governo, Iris Rezende, na Prefeitura. A peça afirmava que o partido pretendia “levar a cada município goiano os avanços que estamos vivendo em Goiânia”.

Alexandre Magno justificou na liminar que a propaganda revela “excessos” que ensejam a necessidade de intervenção da Justiça.

O presidente do PPS, Gilvane Felipe, comemorou a decisão. Em fevereiro, o partido também conseguiu tirar do ar propagandas do governo estadual com comparações de números e ações da atual gestão com as anteriores.

A reportagem não conseguiu localizar o presidente do PMDB, Adib Elias, para saber a posição do partido diante da decisão judicial. (F.P.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário