segunda-feira, 26 de abril de 2010







GIRO





Carlos Eduardo Reche

No interior, PMDB e PSDB evitam ataques a Vanderlan

As viagens dos pré-candidatos a deputado e senador pelo Estado começam a indicar o rumo da pré-campanha no interior. No PSDB, o tema principal é a ruptura da coalizão PSDB-PP e o racha entre os prefeitos pepistas. No PMDB, o foco é a recuperação da memória dos governos do partido e na promoção da gestão de Iris Rezende em Goiânia. Já a tarefa do bloco governista é promover o nome de Vanderlan Cardoso (PR) e convencer os prefeitos da nova coalizão, agora sem o PSDB, a apoiar o projeto. Mas os relatos de parlamentares à coluna no fim de semana indicam que, de olho no segundo turno, PSDB e PMDB têm procurado exaltar a ideia de uma boa relação com o candidato governista. A senadora Lúcia Vânia, que percorreu 11 municípios, disse aos prefeitos que visitou que o adversário comum é Iris e os dois grupos podem voltar a se unir no segundo turno. O mesmo fizeram os peemedebistas, ao afirmar que a resposta da Agetop à deterioração das rodovias são positivas e reforçam o discurso de que a infraestrutura é aptidão do PMDB.

Sobe

Com o tour pelo interior no fim de semana, a senadora Lúcia Vânia (PSDB) calcula ter agora o apoio de 80 prefeitos. A tucana esteve em 11 municípios de quinta a sábado.

Time

Vanderlan Vieira (PR) dedica a semana à estruturação da equipe para a campanha. Tudo indica que o prefeito Abelardo Vaz (PP) assumirá a coordenação.

Elo

Jorcelino Braga (PP) fará para Vanderlan a interlocução entre o governo e os prefeitos. Na condição de ex-primeiro-ministro alcidista.

Dois lados

O Palácio das Esmeraldas vê um lado positivo nas críticas à suposta pressão sobre os prefeitos pelo apoio a Vanderlan Vieira: a de que o governo está, de fato, atuando na dianteira da pré-campanha.

Fatura

A articulação política de Alcides trabalha para empurrar para o PSDB o desgaste do debate da cassação da concessão da Celg.

Combustível

O governo estadual espera para amanhã a assinatura do empréstimo com a Caixa Econômica. Será liberada a primeira parcela, de R$ 113 milhões. No ano da campanha.

Trombada

O deputado federal Pedro Chaves (PMDB) e o senador Marconi Perillo (PSDB) se esbarraram em périplo pela região Norte, no sábado. Estiveram (separados) em Montividiu, Santa Tereza, Trombas e Formoso.

Adesão

Em Santa Tereza, o prefeito pepista Josemar Gonçalves disse no sábado que apoiará a candidatura de Marconi para o governo.

Passagem

O PSDB prepara para quinta-feira a recepção ao pré-candidato do partido à Presidência, José Serra, a Goiânia.

Argumento

Ao irradiar a adesão de prefeitos, auxiliares de Marconi têm afirmado que a decisão é resultado da “decisão da cúpula de lançar candidato”.

Trio

Os prefeitos Paulo Garcia e Maguito Vilela e o pré-candidato Iris Rezende (PMDB) assistiram no Serra a Atlético 4 x 0 Santa Helena.

Deixa

Atleticano, Iris disse que o título seria homenagem ao bicentenário de Campinas. Aliás, Iris foi recebido com abraço apertado do neotucano Valdivino de Oliveira, presidente do clube.


PERGUNTA PARA: Pedro Chaves, deputado do PMDB

Como vê as críticas da Agetop aos investimentos em rodovias no Estado?

Quando perdemos as eleições em 1998, disseram diversas coisas a respeito do PMDB, mas em relação às estradas teve de se reconhecer que os governos do partido sempre investiram em manutenção corretiva e preventiva. Após isso é que se chegou a esse caos, uma tarefa que Iris Rezende resolve em um ano se for eleito governador.

ARREMATE

Saúde – A disputa entre as secretarias de Saúde e Ciência e Tecnologia pelo controle da Escola de Saúde teria provocado a perda de R$ 1,2 milhão em verbas federais para a UFG, afirmam fontes do governo.

Lado a Lado – Iris Rezende (PMDB) e o prefeito Paulo Garcia (PT) participaram juntos no fim de semana de três eventos. Além do jogo Atlético 4 x 0 Santa Helena, estiveram no casamento do vereador Daniel Vilela (PMDB) e em evento na UFG.

Piso – Relator do projeto que estabelece o piso salarial para os professores da rede municipal, o vereador Virmondes Cruvinel (PSDC) realiza hoje, na Câmara, audiência pública para discutir a proposta. Às 9 horas.

Convenção – Alcides Rodrigues e o secretário das Cidades, Paulo Gonçalves, abrem hoje a quarta Conferência Estadual das Cidades. Às 17 horas, no Oliveira´ s Place.

Santa Helena – Agência de Habitação e prefeitura preparam a transferência de 48 famílias com residências em áreas de risco. A operação é tema de audiência pública, amanhã.

Guia – A Agecom promove hoje seminário sobre Lei Eleitoral. A palestra será promovida pelo presidente do TRE, Floriano Gomes. No Palácio Pedro Ludovico, às 9 horas.

Em cartaz – Após Ingmar Bergman, o Cine UFG põe em cartaz filmes de Luis Buñuel. A partir do dia 3.

Humberto diz que apoiará Demóstenes

Prefeito de Jataí, Humberto Machado (PMDB) afirma que, independentemente da chapa de seu partido, apoiará a candidatura do senador Demóstenes Torres (DEM) à reeleição. Mais: prega que Iris Rezende atue “até as convenções em prol de uma aliança” com os democratas. “Demóstenes me apoiou na campanha a prefeito em 2008 e foi o parlamentar que mais trouxe recursos de emendas para Jataí.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário