quinta-feira, 15 de abril de 2010

JORNAL DO ESTADO
                                         DE GOIÁS

Coluna Painel

“É deplorável que haja gente que, em nome da política, tente dividir o nosso Brasil. Não aceito o raciocínio do nós contra eles. Não cabe na vida de uma nação”.
José Serra durante o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência


PANO DE FUNDO

Nos bastidores da troca de comando da Polícia Militar em Anápolis existe uma verdadeira queda de braços entre dois grupos. Um encabeçado pelo coronel Vicente Ferreira, comandante do 3º CRPM, e o outro pelo tenente-coronel Sidney Ribeiro, comandante do 4º BPM. O primeiro é considerado linha dura, do tipo que dispensa diálogo para se impor. Já o outro tem perfil de diplomata e qualidade de conciliador. Foi ele, por exemplo, quem criou a 24ª CIPM, além de ter sido o primeiro corregedor da PM na cidade. Nesse embate marcado por estilos tão diferentes, prevaleceu o moderado Sidney Ribeiro. Tanto assim que nesta sexta-feira (16), coronel Vicente entrega o comando para o também coronel Viveiros.


NO PÁREO

Os números mostram que Carlos Antonio (PSC) está bem nas pesquisas. Considerado um novato na política, o vereador vai disputar votos em Anápolis com dois veteranos, a peemedebista Onaide Santillo e Frei Valdair, do PTB - o perfil do eleitorado dos três políticos é igual. Indagado se seria esse o motivo de sua saída da Rádio Manchester AM, o vereador não vê conotação política no episódio e anuncia sua estréia na próxima segunda-feira (19) nos microfones da Rádio Imprensa.


PINGUE-PONGUE

Perguntas para o presidente da CDL, Wilmar de Carvalho

Qual a causa do fechamento de várias lojas no centro da cidade?

A entidade e os lojistas estão preocupados com a questão. Estamos fazendo um levantamento para identificar os motivos. A maior concentração de lojas fechadas é na Barão do Rio Branco, mas existem portas cerradas na Avenida Goiás e Sete de Setembro.

O fato pode ser atribuído a quê?

Uma soma de fatores. Desde que o comércio não vai bem até os preços de aluguel que podem estar acima do mercado. Anápolis não é a única cidade que sofre com isso. A grita geral é que as vendas caíram e o reflexo da crise pode ser sentido em todo o Brasil.


Franco Atirador - Os inimigos políticos do senador Marconi Perillo já emitem sinais que vão tratar as eleições como uma guerra. Marconi entregou ao ministério da Justiça um pedido de investigação contra adversários que espalharam um dossiê contendo falsas acusações contra ele.

Adjetivos - As acusações que circulam contra Perillo é que ele teria movimentado recursos ilegais no exterior. Para se defender, o senador foi à tribuna e declarou que o dossiê é falso e quer saber quem são os “cafajestes, canalhas, crápulas”, que estão por trás da operação.

Seara - Evangélico de carteirinha, o pré-candidato da Nova Frente, Vanderlan Cardoso, já pediu a benção de pastores de Anápolis. O apoio destes líderes é tido como fundamental para assegurar os votos dos irmãos numa cidade que detém o maior número de protestantes no Estado.

Opções - O PMDB que já tem garantido o apoio do PT, PSC e PC do B tem poucas opções de nome para ocupar a vice de Iris Rezende. O partido quer usar o cargo para atrair aliados, no caso DEM e PDT, alianças consideradas improváveis. Por isso, a vice deve ficar mesmo com os petistas.

Sacrifício - O deputado Rubens Otoni que era cotado para vice de Iris Rezende ou então para o Senado deve buscar mesmo sua reeleição à Câmara Federal. Os petistas fizeram as contas e viram que sem Rubens na parada o partido não conseguiria eleger um deputado federal.

Fracionado - Nem o caixa super-reforçado do Estado consegue cooptar a ala rebelde do PP. Parte expressiva dos prefeitos dissidentes que não digerem Vanderlan Cardoso tem reunião marcada nesta quinta-feira (15) com Marconi Perillo para hipotecar apoio à candidatura do tucano.

Abril Vermelho - O MST deu início à prometida onda de invasões de terra em todo país. Os sem-terra tentam através das ações planejadas no “abril vermelho” forçar uma declaração pública da petista Dilma Rousseff sobre o tema da reforma agrária. Entre outras coisas reivindicam mais orçamento para a reforma agrária.

Efeito - Em função da crise provocada pela Operação Caixa de Pandora, o ex-governador Joaquim Roriz – candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PSC - vem adiando o início de sua campanha o quanto pode. Até agora Roriz conta com alianças apenas de partidos nanicos, o que reduz seu tempo de TV.

Guilhotina

Os tempos são de inquisição política. O governo estadual está fazendo uma verdadeira caça às bruxas levantando os nomes indicados pela ex-deputada Carla Santillo e dos nomeados por Marconi Perrillo. As demissões já atingiram os funcionários do aeroporto.

Não sei

As últimas pesquisas feitas pelo Jornal Estado com o instituto Fortiori demonstram que o eleitor está mais preocupado com quem Dunga irá escalar para a Copa do Mundo do que com as eleições que refletem diretamente em sua vida. O índice de indecisão beira 58%.

Demarcando território

O peemedebista José Nelto, que fará dobradinha com Onaide Santillo, não economizou críticas à deficiência dos órgãos públicos estaduais da cidade. Na mira da metralhadora do deputado as filas quilométricas do Detran e também, por tabela, o governador Alcides Rodrigues.

Arranjos

O PSDB fez uma engenharia caseira para acomodar os dois candidatos do partido na cidade. O vereador Fernando Cunha é candidato a deputado federal e o ex-secretário de Indústria e Comércio Ridoval Chiarolleto sai em busca de votos para a Assembleia Legislativa.

Economês

Os participantes do primeiro Seminário Econômico do Estado vão ter a oportunidade de assistir os senadores Demóstenes Torres, Lúcia Vânia e o deputado Rubens Otoni falando uma mesma linguagem. O trio vai debater sobre investimentos na infraestrutura.

À míngua?

Causa polêmica o novo Código de Ética médica que entrou em vigor nesta terça-feira (13). Trocando em miúdos, a nova resolução determina a prática de ortotanásia, que é a morte natural de pacientes em estado terminal sem nenhum cuidado ou interferência da ciência.

Bolso

Se preparem. A partir de 1º de maio entra em vigor o novo reajuste para as tarifas de água e esgoto cobradas pela Saneago. O aumento concedido é de 3,1%. A mudança de percentual para a categoria residencial de coleta e afastamento de esgoto que era de 60% passa para 73,1%.

Mundo animal

Por falta de estrutura e contando apenas com um veículo para fazer o serviço, o Centro de Zoonoses tomou uma atitude inusitada: marca hora e dia para apreender os animais. E o que não falta é trabalho para a carrocinha. Só num dia foram recolhidos quase 30 cães num único bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário