quarta-feira, 28 de abril de 2010






POLÍTICA E JUSTIÇA


No Entorno, Marconi tem 70% e Iris, 27,1%

Pesquisa realizada pelo instituto Ecope do Brasil/DM revela que, ao contrário do que acontece nas demais regiões do Estado, no entorno do Distrito Federal não existe equilíbrio entre os dois principais pré-candidatos ao governo de Goiás. De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 10 e 25 de abril - e que desconta votos brancos, nulos e indecisos, o senador Marconi Perillo (PSDB) lidera com 70% das intenções de voto. O ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) aparece em segundo, com 27,1%.

O sindicalista Washington Fraga (PSol) e o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) têm 1,5% e 1,4%, respectivamente.

A pesquisa mostra ainda que o percentual de indecisos no entorno é maior que no resto do Estado. A seis meses da eleição e a três do início do horário eleitoral gratuito no rádio e televisão, admitem não saber em quem votar 12,1% dos entrevistados.

No quadro que leva em conta os votos brancos, nulos e indecisos, a vantagem percentual de Marconi sobre Iris é menor. O tucano aparece com 58,4%; e o peemedebista, com 22,6%. Fraga e Vanderlan completam o cenário com 1,3% e 1,1%, respectivamente. Conforme informou o DM na edição de ontem, esta rodada da pesquisa Ecope ainda desconsidera as pré-candidaturas ao governo do ex-deputado federal Ênio Tatico (PRP) e do ex-secretário municipal, Santana Pires (PRTB).

O Entorno é a região do Estado onde a vantagem de Marconi sobre Iris é maior. O quadro só deve sofrer alterações significativas com o início das viagens do ex-prefeito pelo interior e com a definição do quadro político do DF. O apoio de fortes candidatos a governador do DF pode ser positivo para o tucano ou para o peemedebista, dada a ligação daqueles municípios com Brasília.

Por enquanto, os dois únicos postulantes definidos são o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) e o ex-ministro Agnelo Queiroz (PT) que apoiam Iris. Apesar de pertencer ao PMDB, a tendência é que o atual governador, Rogério Rosso, caminhe com Marconi – ou pelo menos neutro. Na pesquisa feita pelo Ecope no Estado inteiro, em todas as regiões, e publicada ontem pelo DM, Marconi venceria a disputa ao governo com 54% dos votos válidos, se a eleição ocorresse hoje. Iris receberia 42% dos votos, Vanderlan, 3,4%, e Fraga, 0,6%.


Na corrida ao Senado, Lúcia está na frente de Demóstenes

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) lidera a disputa por uma das vagas a que Goiás tem direito no Senado na região do entorno do Distrito Federal. Lúcia foi lembrada por 36,9% dos entrevistados, ao passo que o segundo colocado - o também candidato à reeleição, senador Demóstenes Torres (DEM), foi citado por 32,3%.

Na sequência, aparecem a deputada federal Iris de Araújo (PMDB), com 21,8%; o deputado federal Rubens Otoni (PT), com 10,1%; o ex-senador e ex-secretário municipal de Governo e Habitação Mauro Miranda (PMDB), com 9,1%; o deputado federal Jovair Arantes (PTB), com 6,9%; o também deputado federal Roberto Balestra (PP), com 6,5%; e o presidente regional do PMDB, Adib Elias, com 1,9%; Não votam em nenhuma dessas opções 4,5% dos eleitores. Disseram não saber em quem votar 37,2%.

Metodologia

Data do Registro: 20/04/2010

Protocolo: 15388/2010

Contratante: Unigraf - Unidas Gráfica Editora Ltda.

Contratada: Ecope do Brasil Instituto de Pesquisa de Opinião Pública Ltda.

Período: 10 a 25 de abril

Margem de erro: 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário