sexta-feira, 16 de abril de 2010

Marconi: elo forte com o povo!






POLÍTICA E JUSTIÇA


"Números revelam forte elo que tenho com povo", afirma senador

Três dos principais pré-candidatos ao governo do Estado comemoraram ontem os números da pesquisa Serpes divulgados pelo jornal O Popular. O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera a mostra, com 49,8% das intenções de voto na sondagem estimulada (cenário 1, somente com votos válidos). Em segundo vem o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), com 45,5%, seguido do ex-prefeito Vanderlan Vieira Cardoso (PR), com 4,2%. O tucano também lidera nos outros três cenários pesquisados.

Marconi disse que o resultado tem a ver com a sua relação com o Estado. "Acredito que os números da pesquisa revelam que é muito sólido o elo de confiança que tenho com o povo goiano." Iris fez questão de lembrar que iniciou a campanha há apenas duas semanas. "Tem apenas 15 dias que tomei uma decisão, que deixei a prefeitura e anunciei aos partidos aliados que sou candidato ao governo. Então, esses números mostram uma vantagem grande minha", afirmou.

O peemedebista aproveitou para alfinetar Marconi. "Melhor posicionado estou se avaliarem que existe um nome que trabalha há mais de um ano sua campanha e que todo mundo sabe que é candidato a governador, diferente de mim. Então, se estamos empatados é porque a situação está boa para minha pessoa", concluiu.

Para Vanderlan, resultado é "excelente" e comentou também o pouco tempo de pré-candidatura. "Nós lançamos a pré-candidatura no final do mês passado e já saímos a 4%. Muito positiva a pesquisa e estou satisfeito." Ele também disse acreditar ser possível reverter a polarização existente hoje entre Iris e Marconi.

"Com certeza, é possível (reverter o cenário de polarização). Pelo menos é o que foi lido na pesquisa. Segundo os mais entendidos em pesquisa, há condições sim de crescer. Na próxima pesquisa estaremos com um número bem mais alto. O importante é que muitos apostavam que não iríamos alcançar nem 1% e chegamos a quase 4%. Isso tem nos animado bastante."

O sindicalista Washington Fraga (PSol), também pré-candidato, alcançou 0,3% no cenário 1. Disse que a sondagem mostrou resultado positivo somente para os candidatos que estão em campanha. Fraga também chamou atenção para a parte da população que votaria em nulo ou branco ou que não escolheu nenhum candidato. "Quando estiver na época permitida pela legislação, vamos nos concentrar nas pessoas que ainda não têm candidato, a fim de conquistá-las. De toda forma, se pesquisa definisse resultado, não precisaríamos de eleição."

Apoiadores das três principais candidaturas também comentaram os números do Serpes/O Popular. O deputado federal Leonardo Vilela, presidente regional do PSDB, contou que os políticos de seu partido receberam o resultado com tranquilidade e naturalidade. "Os números mostram que a disputa está polarizada entre Marconi e o candidato do PMDB. Mostram também uma diferença maior entre os dois candidatos do que na pesquisa anterior. Já imaginávamos que isso aconteceria assim que Iris deixasse a prefeitura", ponderou. Leonardo disse ainda que agora que Iris e Marconi têm a mesma exposição na mídia, os números da pesquisa os motivarão a trabalhar mais.

O deputado federal e líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, disse que o processo passará por mudanças. Segundo ele, a campanha só começa em julho e a partir disso é que poderão fazer avaliações mais seguras. "Antes disso ainda tem Copa do Mundo, que atrai o foco das atenções das pessoas. Acredito que muita água ainda vai rolar até esse período."

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, disse que, para quem não estava em campanha e não sabia nem mesmo se seria de fato candidato ao governo, os índices são animadores. "Iris acabou de deixar a Prefeitura de Goiânia. Estava focado na Capital e de repente aparece com um empate técnico, ressalve a margem de erro, claro, mas está empatado. Isso é muito estimulante."

De acordo com Maguito, Iris também está em vantagem a Marconi no que diz respeito às cidades do interior onde mais recebeu intenções de votos. "O ex-prefeito está melhor nas grandes cidades e na região metropolitana da Capital. E é lógico que quem está melhor nas grandes cidades tem muito mais facilidade de atingir as pequenas", opinou.

Presidente regional do PMDB, Adib Elias disse confiar nos números e que a coligação vai trabalhar para crescer nas próximas sondagens. "Estivemos ontem no interior e vimos que a receptividade ao ex-prefeito Iris é muito grande. E olha que já havia seis anos que ele não visitava os municípios. Com certeza, vamos crescer bastante nas próximas pesquisas." Ele falou ainda que pesquisas internas do partido mostram Iris com índices semelhantes aos do Serpes/O Popular.

O deputado estadual e presidente metropolitano do PT, Luis Cesar Bueno, declarou que a pesquisa mostra candidatura estacionada dos tucanos. Segundo ele, Marconi vem trabalhando há três anos, mas sua candidatura não decola. "A campanha tucana está paralisada. Os números refletem isso. Já Iris, que está há duas semanas em pré-campanha, está encostando nele. Na próxima pesquisa, Iris estará na frente", disse.

Presidente regional do PT, Valdi Camárcio afirmou que os números Serpes/O Popular estão dentro do previsto. "Há uma grande polarização entre nosso candidato Iris e o candidato do PSDB. Dentro da margem de erro, eles estão empatados. Agora temos de fazer uma grande campanha e reverter este quadro. A partir de agora que nosso candidato Iris começa a desenvolver sua campanha e temos espaço para crescimento. Vamos desempatá-la, pois há empolgação grande na campanha de Iris. Isso refletirá nos números."

Roberto Balestra (PP) declarou que é muito cedo para fazer avaliações. Segundo ele, as intenções de votos estão sendo baseadas no conhecimento que se tem do candidato e não nas propostas. "Ainda não estão levando em consideração as propostas, até porque elas ainda não foram divulgadas. Estamos no tempo de criação de projeto de governo, que é o que deve ser avaliado pelo eleitor."

O presidente estadual do PR e deputado federal Sandro Mabel contou que está feliz com o resultado. Ele afirmou que acreditava que Vanderlan iria chegar às convenções de junho com 7% das intenções de votos. "Pensava que seria assim. Mas em pouco tempo Vanderlan teve um crescimento acima do esperado para um candidato desconhecido do eleitorado. Estou feliz por ele."

Mabel falou ainda que o pré-candidato da frente alcidista vai disparar quando começar o período de campanha na TV. Quem também ficou surpresa com a posição do pré-candidato do PR foi a deputada estadual Isaura Lemos (PDT). Segundo ela, Vanderlan demonstrou potencial de crescimento. "A polarização até agora é clara. Mas se analisarmos, percebemos que Iris está em vantagem, uma vez que Marconi já está trabalhando há algum tempo e Iris nem começou suas viagens."

Nenhum comentário:

Postar um comentário