segunda-feira, 19 de abril de 2010







Giro




Carlos Eduardo Reche

Eleição no DF acelera acerto de campanhas no Entorno

A vitória de Rogério Rosso (PMDB) na eleição indireta para o mandato tampão no Distrito Federal (DF) promete acelerar as articulações de apoios e alianças no Entorno de Brasília, onde estão 33% do eleitorado do Estado e um dos colégios mais instáveis de Goiás. A princípio, a vitória de Rosso é benéfica ao senador Marconi Perillo (PSDB), já que o novo governador é ligado ao presidente do PMDB local, Tadeu Filippelli. Este, por sua vez, mantém estreita relação com o ex-vice-prefeito de Goiânia Valdivino de Oliveira, que, após romper com Iris Rezende, se filiou ao PSDB. Resta agora aos partidos goianos saber como se posicionará o novo governador na região, dependente do recursos do governo do DF – e isso vai movimentar os três pré-candidatos. Atualmente, Marconi tem o apoio da maioria dos prefeitos do Entorno. Iris terá o apoio do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), pré-candidato ao governo. Vanderlan Cardoso (PR) terá a estrutura de apoio do deputado Ernesto Roller (PP), candidato a deputado federal.

Articulando

Alcides Rodrigues (PP) dedicou a semana à articulação do apoio de prefeitos à candidatura de Vanderlan Cardoso (PR). Falou com cerca de 60, segundo assessores.

Ao seu estilo

Alcides conversou com prefeitos de todos os partidos. Disse não ter pressa quanto a anúncios públicos de apoio a Vanderlan.

Condições

Os prefeitos pediram que Alcides se posicione “com firmeza” sobre o apoio a Vanderlan. E defenderam a demissão dos tucanos do governo. Logo saiu Carlos Peixoto (Gestão).

Caneta

Carlos Peixoto (PSDB) comandava na Secretaria de Gestão, entre outras áreas, a assessoria de imprensa e a verba secreta do governador.

Marconistas

Falava-se a boca miúda no Palácio da estreita relação entre Carlos Peixoto e o conselheiro do TCE Edson Ferrari.

Duelo local

Três pré-candidatos a deputado federal disputam os votos em Inhumas: João Balestra (PP), José Essado (PMDB) e Wellington Valin (PT do B). São puxados, nessa ordem, por Roberto Balestra, Iris e Marconi.

Reprise

A disputa pelo comando da Escola de Saúde Pública voltou à pauta do governo com a saída de Jorcelino Braga da Secretaria da Fazenda. A secretária Irani Ribeiro (Saúde) reabriu a cruzada.

Foice

Caciques do governo que querem que a Escola de Saúde Pública fique sob a batuta da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) dizem, nos bastidores, que Irani Ribeiro “quer causar problemas” para o “inexperiente” Marcelo Van der Broocke, novo titular da pasta.

Decisão

No terceiro encontro regional do DEM neste ano, o deputado federal Ronaldo Caiado defendeu ontem a unidade do partido na composição da aliança para a eleição.

Fiança

Ronaldo Caiado reafirmou a intenção de deixar a definição da aliança para a convenção, marcada para 30 de junho, em Goiânia. Foi respaldado pelo DEM em Posse.

Fato e versão

É notória a contrariedade de Caiado com a aliança com o PSDB. Mas os tucanos dizem, nos bastidores, que “boa parte das arestas” entre o deputado do DEM e ele “foram aparadas” a tempo.


ARREMATE

Posse – A reunião do DEM teve dois prefeitos do PMDB, dois do PT e um do PSDB. A legenda faz mais dois encontros até as convenções.

São Paulo – Presidente do DEM de Goiânia, Joel Braga Filho se reúne hoje com o prefeito paulistano Gilberto Kassab. Em pauta, eleições e projeto de inclusão digital.

Santa Helena – Sérgio Caiado e Ney Nogueira assistiram juntos à vitória do Santa Helena, sábado, sobre o Vila. A final será contra o Atlético dos marconistas Valdivino de Oliveira (PMDB) e Jovair Arantes (PTB).

Barreira – Aliado de Iris Rezende, o vereador Djalma Araújo (PT) promete empenho para evitar a convocação do ex-prefeito para a CEI do Transporte da Câmara de Goiânia.

SE BEBER... – A Assessoria Especial da Juventude lança hoje campanha de conscientização de jovens motoristas pela não associação entre álcool e direção.

Curso – A Secretaria de Saúde de Goiânia, PUC, UFG e Santa Casa de Misericórdia, lançam hoje o programa de Residência Médica em Família e Comunidade. Às 8h30, na Escola Saúde da Família da Vila Mutirão.

Bancada – Em visita às zonas do PT, que elegeram no sábado seus novos presidentes, o prefeito Paulo Garcia disse que a aliança Dilma-Iris elegerá uma bancada “como o PT nunca teve em Goiás”.


PERGUNTA PARA: Daniel vilela, vereador do PMDB

O discurso de modernidade é tido como um dos pontos fracos de Iris. Como deve ser a abordagem da eleição?

Iris tem de resgatar e mostrar todo o trabalho dele à frente de Goiânia, que é a grande vitrine. Muitos jovens não viram a atuação de Iris no governo, mas hoje reconhecem o trabalho dele como prefeito. É preciso fazer um resgate histórico da biografia de Iris e a expectativa em torno da pré-candidatura dele.

Para Siqueira, crítica de Otoni é falsa profecia

Ex-secretário do Planejamento da gestão de Marconi Perillo, José Carlos Siqueira abre fogo contra as críticas do deputado Rubens Otoni ao senador. “No esforço desvairado de se manter na mídia, e fracassada sua falácia de converter-se em candidato de base anti-Marconi, Otoni tenta provar que o forte é fraco. Sua insistência e as pesquisas provam o contrário. As urnas sepultarão sua veia profética”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário