sexta-feira, 16 de abril de 2010

Marconi: benefício para Goiânia!






Projeto de Marconi autoriza novo campus IFG no noroeste de Goiânia

A Mesa Diretora do Senado aprovou projeto de lei do senador Marconi Perillo (PSDB) que autoriza o governo federal a construir um campus do Instituto Federal de Goiás (IFG) na região noroeste de Goiânia. Antes, o projeto já havia sido aprovado por unanimidade na comissão de Educação da Casa. Marconi apresentou o projeto a pedido do Movimento Jovem da Região Noroeste, que fez a solicitação ao senador em uma reunião comunitária realizada na região no dia 12 de dezembro do ano passado. A comissão é formada por jovens que vivem na área entre os bairros Jardim Primavera e Nova Esperança.

Foi criada, a princípio, para combater o uso de drogas e a disseminação do uso de crack, mas por fim adotou a bandeira do IFG. Os representantes do movimento já realizaram uma audiência com o reitor do Instituto, Paulo Cesar Pereira. O reitor se comprometeu a também participar da luta. Buscaram também o apoio dos vereadores para convencer o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a doar uma área de cerca de 50 mil metros quadrados na região para construção do campus.

Com o próprio petista, eles também tiveram um encontro na época que Garcia ainda era vice-prefeito da Capital. Pedro Ivo Guerra, que participa do movimento, afirma que é baixíssima a expectativa dos jovens do noroeste. "O acesso dos jovens da região ao ensino superior é limitadíssimo. Apenas 2% fazem ou já fizeram faculdade. Precisamos fazer com que eles tenham melhores perspectivas". Ricardo Borges diz que a aprovação do projeto de lei no Senado só foi possível graças às reuniões de bairro organizadas por Marconi.

Na terça-feira, o movimento volta a se reunir com o reitor do IFG, às 15h30. Depois, pretendem falar com o prefeito e, com a ajuda do tucano, formalizar a reivindicação ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Vivem na região noroeste aproximadamente 220 mil pessoas. "Se nos emancipássemos, seríamos a quarta maior cidade de Goiás", comenta o também integrante do movimento Johnathan Ferreira. O grupo se organizou em novembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário