sexta-feira, 16 de abril de 2010

Serra vem aí!







POLÍTICA

José Serra: “O Pita foi diferente do Maluf ou não foi?”

Serra: sucesso de antecessor nem sempre se repete
Tucano fez referência a Maluf e Pita para relacionar estratégia de Dilma de ficar colada em Lula

Folhapress

São Paulo – O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, citou o caso dos ex-prefeitos Paulo Maluf e Celso Pitta para dizer que o sucessor nem sempre repete a popularidade do antecessor, em entrevista à rádio Bandeirantes, em São Paulo. A principal adversária do tucano, Dilma Rousseff (PT), tem como uma de suas estratégias eleitorais surfar na alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – 76% dos brasileiros consideram seu governo bom ou ótimo.

“Lembra o que ocorreu em São Paulo com (Paulo) Maluf e (Celso) Pitta? O Maluf estava bem avaliado e bancou o Pitta. O Pitta foi diferente do Maluf ou não foi? Foi outra coisa. Não necessariamente o sucessor replica o antecessor, mesmo tendo sido apoiado por ele”, disse.

O exemplo de Serra sobre as gestões Maluf-Pitta foi usado depois de uma série de questionamentos sobre se o pré-candidato esconde o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de sua campanha. “Fui ministro da Saúde convidado por FHC, que deu cobertura a todo meu trabalho”, afirmou, argumentando que suas realizações na pasta lhe garantem credenciais para discutir sobre o que pode fazer para o futuro.

Em referência à aprovação de Lula, Serra disse que “discute coisas de quem é candidato”. “O Lula não é candidato, como não são candidatos os ex-presidentes, o (Fernando)Collor, o (José)Sarney, o Itamar (Franco)e o FHC, disse.

Na entrevista, Serra criticou as concessões realizadas pelo governo nas estradas federais, mas defendeu o modelo. Sobre privatizações, ele também afirmou que não pretende privatizar a Infraero, mas que é a favor de estabelecer concessões para ampliar aeroportos estratégicos. “Cumbica seria moleza fazer concessão”, disse.

Em Porto Alegre, a pré-candidata do PT à Presidência rebateu a declaração de que o sucessor nem sempre repete o antecessor: “Isso não é crítica, é desejo. Desejo de que a população pense assim. Cada um fique com seus desejos.”

Dilma disse que os antecessores de Lula não se preocuparam com uma política industrial para o país e defendeu desoneração de impostos como “injeção na veia” para o setor produtivo. Dilma falou durante almoço com 130 empresários na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

“Nós fizemos, fazemos e faremos política industrial no nosso país, algo que muitos antes de nós consideraram prova de insensatez e atraso.” Segundo ela, a estratégia do governo para o setor se baseia na combinação de estímulo ao crédito com a opção por fornecedores brasileiros para compras. (Folhapress)


TSE autoriza PSDB a fiscalizar Instituto Sensus

Folhapress

São Paulo - O ministro Joelson Dias, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou ontem o PSDB a fazer uma fiscalização na pesquisa do Instituto Sensus. Pesquisa do instituto, encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav), divulgada na terça-feira, apontou empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Rousseff (32,4%) resultado mais apertado já obtido entre os dois candidatos até agora.

“O ministro Joelson Dias determinou a entrega para o partido de toda a documentação, inclusive dos formulários utilizados na pesquisas”, afirmou o advogado Ricardo Penteado, que defende o PSDB. O pedido de fiscalização foi apresentado ontem pelo advogado. Ontem, o partido ajuizou um pedido de multa ao instituto. Segundo Penteado, o Sensus desrespeitou o prazo legal de cinco dias entre o registro da pesquisa no TSE e a divulgação dos resultados.

A pesquisa foi registrada inicialmente no último dia 5 em nome do Sindicato de Trabalhadores em Concessionárias de Rodovias (Sindecrep). No entanto, diz Penteado, após a Folha de S. Paulo ter revelado que a entidade negava a encomenda ao Sensus, houve o registro, no dia 9, de um outro sindicato como autor do registro, o Sintrapav. (FP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário