quinta-feira, 22 de abril de 2010













Domínio no Twitter é de Marconi

Enquanto as pesquisas se dividem sobre a preferência do eleitorado em Goiás, existe um meio de comunicação que tem um pré-candidato sozinho na frente. No Twitter, o microblog que deve ser a sensação das eleições deste ano, o senador Marconi Perillo (PSDB) é absoluto. Ele tem maior número de seguidores e de posts que seus concorrentes.

Marconi (twitter.com/marconiperillo), segundo levantamento feito pelo DM na tarde de ontem, tinha 11.500 seguidores. O segundo colocado é o ex-prefeito Vanderlan Vieira Cardoso (PR), seguido por 406 twitteiros (twitter.com/Vanderlancardos). O sindicalista Washington Fraga (twitter.com/WashingtonFraga), pré-candidato pelo PSol, tinha 30.

Já o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) abre mão da ferramenta. Porém, no Twitter, havia três endereços com nome do peemedebista, mas nenhum oficial. Em um deles, existiam 1.001 seguidores (twitter.com/iris_rezende) e um único post, informando que ele ainda iria colocar mensagens: "Olá, meus amigos! Em breve estarei aqui conversando com todos vocês. Um grande abraço!"

O tucano também é campeão de posts. Mesmo no feriado de Tiradentes, havia duas mensagens, o último recomendando a ver na internet a pílula do PSDB. No dia anterior, terça-feira, eram 17 posts, a maioria comentando política: "Nesta terça-feira, o PTB de Goiás anunciou que caminhará com o PSDB nas eleições estaduais de 2010."

Mas não é só de política que Marconi escreve no microblog. Em determinadas mensagens, fala das atividades do dia a dia e situações cotidianas, como estar ao lado da família e amigos. Mas é bom lembrar que ele foi o primeiro político do País a confirmar candidatura pelo Twitter.

No microblog de Vanderlan, mensagens esporádicas. Seu último post datava de 8 de abril, quando debatia soluções para Goiás e recebia elogios dos seguidores. Num dos posts, indagado sobre a disputa, disse: "Não sou pré-candidato contra ninguém, mas, sim, a favor do Estado."

Washington Fraga até que tenta movimentar seu Twitter, mas faz pouco uso da ferramenta. Ele coloca de um ou dois posts por dia, quando coloca. O último, datado de 9 de abril, faz uma referência à tragédia no Rio de Janeiro: "Tragédias como a do Rio reafirmam o descaso de nossos governantes com o povo. Prioridades particulares atropelam o coletivo. É vergonhoso!"

Ele também faz comentários banais, como a situação do tempo e futebol. Confessa, inclusive, que torce pelo Vila Nova e comemorou, em 12 de fevereiro passado, a chegada do clube ao G4: "Tigrão se classificou e decide vaga na final com o Santa Helena."

Importância

Enquanto apenas Marconi dá importância ao Twitter, os pré-candidatos à Presidência da República apostam forte na ferramenta da internet. O tucano José Serra (twitter.com/joseserra_) é líder isolado, com 207.102 seguidores. A petista Dilma Rousseff (twitter.com/dilmabr), que acaba de criar seu microblog oficial, já tem 33.422 seguidores.

Dilma, inclusive, aposta muito na web. O PT contratou a empresa americana Blue State Digital para cuidar da campanha on-line da candidata do presidente Lula. A Blue State foi a responsável pelo revolucionário uso da rede mundial de computadores na campanha do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama.

Serra, por sua vez, contra-ataca com as próprias mãos. Ele chega a passar parte da madrugada postando respostas a internautas. Ele, inclusive, já se confessou viciado no Twitter. Marina Silva (twitter.com/silva_marina), senadora e pré-candidata pelo PV à Presidência, tinha 26.641 seguidores. Ciro Gomes (twitter.com/ciroFgomes), deputado federal e pré-candidato pelo PSB, tinha 15.091 seguidores.

Twitter: A força de cada um: Seguidores às 16H do dia 21 de abril

Marconi Perillo: 11.500 seguiodres

Vanderlan Vieira: 406 seguiodres

Iris Rezende: Não tem Twitter oficial

Washington Fraga: 30 seguidores

José Serra: 207.101 seguidores

Dilma Rousseff: 33.422 seguidores

Marina Silva: 26.641 seguidores

Ciro Gomes: 15.091 seguidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário