quinta-feira, 15 de abril de 2010

Proteger as crianças!







ARTIGOS








Deputada Estadual Cilene Guimarães

Pedofilia: um crime que assusta

Cada vez mais assistimos impotentes a nossas crianças e adolescentes se tornarem vítimas de criminosos, entre eles os pedófilos, presentes em todas as classes sociais, uma das piores agressões cometidas contra a sociedade. Um delito cada vez mais frequente e que coloca Goiás entre os Estados com maior índice de denúncias de crimes virtuais relacionados à pedofilia, segundo informações da polícia.

Para buscar soluções e despertar as pessoas sobre a gravidade do problema, foi criada, no dia 2 de março, na Assembleia Legislativa, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de pedofilia e exploração de menores em Goiás. Os objetivos não são apenas investigar e chegar aos criminosos, mas suscitar na sociedade uma discussão mais profunda, inclusive entre os diversos órgãos públicos envolvidos na prevenção, no combate e no apoio às vítimas.

Informações prestadas à CPI pelas Polícia Federal e Civil e pelo Conselho Tutelar, deixaram claro que combater a pedofilia não é tarefa fácil, principalmente pela multiplicidade de ações praticadas pelos criminosos, muitas vezes de convivência íntima das vítimas, como familiares, parentes e amigos. As facilidades de comunicação criadas pela internet e o celular ampliaram ainda mais as opções dos criminosos na busca de suas vítimas. Para não citar a sedução de crianças nas ruas das cidades brasileiras, principalmente das médias e grandes. O pedófilo é um criminoso praticamente oculto, invisível, que convence facilmente suas pequenas vítimas a mantê-lo no anonimato, permitindo o controle, por muito tempo, do seu objeto de desejo.

A CPI é o foro ideal para discutir e levar ao conhecimento da sociedade, com riqueza de informações, um crime que ainda não despertou as pessoas para a sua gravidade. Temos que reconhecer que apenas a imprensa tem dado destaque ao tema, sem o envolvimento necessário do Estado. E essa é a oportunidade de o Legislativo contribuir, promovendo avanços efetivos na identificação dos criminosos, na conscientização das pessoas e no envolvimento do aparato policial, no sentido de coibir essa violência contra as nossas crianças.

É necessário que o resultado final dos trabalhos dessa CPI subsidiem a elaboração de leis, por parte do Legislativo, que venham servir de instrumento efetivo no combate à pedofilia e impor rigor nas punições aos criminosos. A intenção é expor e combater redes e casos isolados de pedofilia no Estado, bem como, fornecer aparato para o Sistema de Segurança Pública, para que se possa combater o crime de modo mais efetivo.


Cilene Guimarães é deputada estadual (PR) integrante da CPI da Pedofilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário