terça-feira, 27 de abril de 2010

Marconi continua liderando!






POLÍTICA E JUSTIÇA


Marconi venceria no primeiro turno

Pesquisa Ecope/Diário da Manhã realizada entre os dias 10 e 25 de abril aponta que, se a eleição ocorresse hoje, o senador Marconi Perillo (PSDB) venceria a disputa para o governo do Estado ainda no primeiro turno. Na tabela que leva em conta apenas os votos válidos, Marconi lidera com 54% das intenções de voto. É seguido pelo ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), com 42%. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) tem 3,4%. Washington Fraga, sindicalista e pré-candidato do PSol, tem 0,6%. Os demais pré-candidatos Ênio Tatico (PRP) e Santana Pires (PRTB) não foram citados pelo levantamento.

A tabela que leva em conta votos brancos, nulos e indecisos apresenta um dado interessante. Faltando ainda seis meses para a eleição, e antes mesmo da formalização das candidaturas e do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, restam poucos eleitores que ainda não têm um pré-candidato preferido. Diante de uma cartela com o nome dos governadoriáveis, apenas 4,9% disseram não saber em quem votar. Eleitores que não desejam votar em nenhum: 2,6%.

Neste quadro, que leva em conta votos brancos, nulos e indecisos, a vantagem de Marconi sobre Iris fica um pouco menor. O senador tucano é o escolhido por 50% dos entrevistados, ao passo que 38,9% admitem votar no peemedebista. Vanderlan alcança 3,1%; e Fraga, 0,5%. Esta é a primeira pesquisa Ecope realizada após a renúncia de Iris Rezende ao cargo de prefeito de Goiânia e do anúncio da pré-candidatura de Vanderlan.

O Ecope ouviu 6.485 eleitores em 49 municípios, espalhados por todas as regiões do Estado. A pesquisa foi contratada pela Unigraf – Unidas Gráfica Editora Ltda., e registrada no TSE no último dia 20 de abril, sob o protocolo 15387/2010. A margem de erro é de 1,1 ponto percentual para mais ou para menos.


Demóstenes lidera, seguido por Lúcia e Iris

Três nomes despontam na corrida pelas duas vagas ao Senado, segundo mostra pesquisa Ecope/Diário da Manhã. Os atuais senadores e candidatos à reeleição, Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), venceriam a eleição se ela ocorresse hoje. Admitem votar neles 44,5% e 38,8% dos entrevistados, respectivamente. Logo atrás aparece a deputada federal mais bem votada nas últimas eleições, Iris de Araújo (PMDB), com 31,5%. Em tempo: caso a candidatura ao governo do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) se confirme, Iris de Araújo deve disputar mesmo a reeleição, e não o Senado – apesar da boa aceitação.

Na sequência, estão o deputado federal Rubens Otoni (PT), com 11,2%; o também deputado federal Jovair Arantes (PTB), com 10,3%; o ex-senador e ex-secretário municipal de Habitação e Governo, Mauro Miranda (PMDB), com 8,9%; o deputado federal Roberto Balestra (PP), com 7,2%; e o presidente regional do PMDB e ex-prefeito de Catalão, Adib Elias, com 5,3%. Otoni é cotado para ser candidato ao Senado pela chapa do PMDB, ao lado de Adib Elias.

Não souberam responder 15,7% dos entrevistados pelo Instituto Ecope e não votariam em nenhum destes nomes 3,3%. A soma dos percentuais ultrapassa 100% porque cada eleitor poderia escolher dois pré-candidatos.


Metodologia influencia resultados

O presidente do Instituto Ecope, José da Costa Freitas, diz que a divergência entre números se dá porque cada instituto escolhe um grupo diferente de cidades para pesquisar. Diferença na amostragem, segundo ele, se dá porque alguns contratantes exigem que o instituto explore mais o eleitorado de uma cidade em detrimento de outras. "Quando me pedem isso, me reservo o direito de dizer não."

Na pesquisa Ecope, 54% dos eleitores votariam em Marconi, 42% em Iris e 3,4% em Vanderlan – votos válidos. De acordo com pesquisa do Instituto Serpes/O Popular, divulgada no último dia 16 no DM, 49,8% dos entrevistados manifestaram voto em Marconi, enquanto Iris e Vanderlan receberam 45,4% e 4,2% respectivamente.

Além da amostragem escolhida, a metodologia e o tipo de perguntas influenciam na ánalise dos números. A pesquisa espontânea, por exemplo, onde o entrevistado informa o candidato, pode levar a interpretações diferentes da pergunta estimulada, em que a pessoa escolhe candidato entre opções.

Metodologia

Contratante: Unidas Gráficas Editora Ltda.

Contratada: Ecope do Brasil Instituto de Pesquisa e Opinião Pública Ltda.

Data de registro do Tribunal Superior Eleitoral: 20/04/2010

Protocolo: 15387/2010

Período de realização: 10/04/2010 a 25/04/2010

Número de entrevistas: 6.485

Margem de erro: 1,1 pontos percentuais para mais ou para menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário