segunda-feira, 26 de abril de 2010

PPS se posiciona!








NOTA OFICIAL

O PPS em Goiás tem e terá uma só posição nas próximas eleições

Notícias divulgadas nos dois principais jornais diários de Goiânia, no último dia 22 de abril, envolveram o PPS e seu posicionamento nas eleições de 2010.

Em uma notícia, o pré-candidato da situação, Vanderlan, afirma, em tom jocoso e desrespeitoso, “ter 100% dos prefeitos do PPS marconista. O partido só tem um: Antonio Vieira, de Cromínia.”

A afirmação, além de temerária para o prefeito citado, que poderia sofrer processo de cassação por Infidelidade Partidária, ainda demonstra desinformação do pré-candidato alcidista. O PPS elegeu três prefeitos, e não apenas um, nas últimas eleições municipais. Tal precipitação, apenas reforça a impressão de imaturidade política e desconhecimento da realidade do Estado, por parte de Vanderlan. Para quem se propõe a disputar o cargo de Governador do Estado, ter informações corretas, dados confiáveis, é o mínimo que se espera.

Em outro jornal da capítal, matéria trata da visita do mesmo pré-candidato, apoiado pelo Governador Alcides Rodrigues, à cidade de São Miguel do Araguaia. Entre outras informações, afirma-se que “marcaram presença presidentes municipais do PP, PR, PRTB, PTdoB e PPS. No encontro, todos os representantes declararam apoio ao pré-candidato...”

Quanto à presença dos demais partidos, nada posso afirmar, mas o presidente do PPS em São Miguel do Araguaia e pré-candidato a deputado estadual, Prof. Ricardo Basílio, nem no município se encontrava, pois achava-se em Goiânia, em tratamento de saúde. Sendo, portanto, uma total e absurda inverdade citá-lo como tendo estado presente e, mais ainda, como um de seus apoiadores.

O PPS em Goiás deliberou sobre seu posicionamento político relativo às eleições de 2010, da maneira mais democrática possível, em Congresso, com mais de 200 delegados eleitos nos municípios.

Em 1º de agosto de 2009, o Congresso Estadual do PPS em Goiás aprovou, com apoio de 99% dos delegados representantes da base partidária, o apoio à pré-candidatura do Senador Marconi Perillo (PSDB) ao governo do Estado.

O pré-candidato Vanderlan, apoiado pela desgastada e fracassada gestão atual, deveria informar-se melhor a respeito, antes de comemorar qualquer possível adesão proveniente de nossas fileiras. Deveira saber que nosso posicionamento não foi uma decisão de cúpula, somente das direções partidárias, como é o caso da maioria dos apoios que recebeu até agora.

E, justamente, por ter sido tomada na instância maior de deliberação do PPS no Estado, tem força de lei para todos os filiados ao partido, desde os recém-filiados até os mais antigos, dos mais humildes filiados até os prefeitos e vereadores, eleitos por nossa sigla.

Por meio desta nota oficial, o PPS em Goiás reafirma sua posição, democraticamente discutida e aprovada, e sua disposição de fazê-la cumprir de norte a sul no Estado. E, isso, por todos os meios possíveis e necessários, desde o convencimento, medidas disciplinares previstas em nosso Estatuto, ou, caso necessário, apelo à Lei da Fidelidade Partidária.

Tal posicionamento não vem de nenhum veio autoritário, mas da convicção de que as decisões democrática e coletivamente tomadas devem se sobrepor a interesses menores e individualistas de quem quer que seja. É para isso que o Congresso Estadual elegeu um Diretório Estadual: para fazer cumprir o decidido democraticamente. E nós não fugiremos a esse compromisso.

Responsabilidade maior ainda pesa sobre os ombros daqueles que obtiveram mandatos por meio da sigla de nosso partido, os prefeitos e vereadores eleitos pelo PPS. Como todos os demais filiados, estão obrigados a defender publicamente a posição do partido, sob pena de infringirem a já mencionada legislação sobre fidelidade partidária e de ficarem vulneráveis a ações judiciais que o PPS levará a cabo, visando obter a cassação/devolução do mandato conquistado.

Desde meados de 2008, o PPS em Goiás é um outro partido. Não mais aquela sigla sem posicionamentos claros; desde lá, buscamos outra trajetória, baseada na discussão e deliberação coletivas e na unidade de posicionamentos políticos. Tudo isso, porque o caminho anterior só impediu o PPS de se tornar o grande partido que já poderia ser no Estado e, infelizmente, ainda não é.

Temos uma chapa competitiva de pré-candidatos a deputados estadual e federal e buscaremos coligações com legendas do mesmo porte que o nosso para eleger uma bancada parlamentar e finalmente deixarmos definitivamente para trás a pecha de ‘partido nanico’.

Sugerimos que o pré-candidato governista, Vanderlan, a quem respeitamos, procure se acercar de pessoas mais qualificadas para informar-lhe sobre o novo PPS que existe em Goiás, para não voltar a dizer impropriedades como as acima citadas.

Por isso, reafirmamos: a posição do PPS em Goiás é uma só e foi aprovada por delegados, eleitos na base, em Congresso Estadual: em 2010, apoiamos a pré-candidatura de Marconi Perillo ao Governo do Estado.

Sendo assim, não haverá condescendência com aqueles filiados que trabalharem contra este posicionamento aprovado pela ampla maioria do partido.


Goiânia, 23 de abril de 2010.


Gilvane Felipe
Presidente do Diretório Estadual do PPS em Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário