terça-feira, 13 de abril de 2010






POLÍTICA

Aécio e Serra, durante ato de lançamento da campanha

SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Serra inicia viagens por Minas

Agência O Globo

Brasília – Numa conversa pelo telefone, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acertou ontem com o ex-governador mineiro Aécio Neves sua primeira agenda de pré-campanha. Serra aceitou a oferta feita por Aécio, seu colega de partido, no último sábado para que ele visite Belo Horizonte no dia 19.

A ideia de Aécio é promover um encontro de Serra com empresários na Federação das Indústrias de Minas Gerais, e outra reunião com prefeitos mineiros que apresentariam a agenda do estado para o candidato tucano. O mais importante, porém, seria a mensagem simbólica do encontro dos dois, que reforçaria o engajamento de Aécio na campanha de Serra.

Para viabilizar isso, Aécio adiou pela segunda vez sua viagem de descanso que planeja fazer desde que se desincompatibilizou do cargo de governador no último dia 30 de março. “A agenda com Aécio está certa”, confirmou ontem o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Até a próxima segunda-feira, porém, Serra poderá ter agendada alguma outra viagem ao longo desta semana. O cronograma de viagens para o primeiro mês de pré-campanha de Serra deverá começar a ser fechado amanhã entre o PSDB, DEM e PPS.

O DEM da Bahia, por exemplo, defende que Serra comece seu giro no Nordeste pelo município baiano de Feira de Santana, dia 22 de abril.

Estados

Paralelamente a isso, Serra deverá traçar uma estratégia para resolver alguns problemas de palanques estaduais. A expectativa é que o candidato tucano se reúna nos próximos dias com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), para acertar o lançamento de sua candidatura ao governo de Pernambuco, onde a oposição continua sem palanque.

Também é aguardado um gesto público de Serra para resolver o impasse estabelecido no Rio, diante da recusa do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) de incluir o ex-prefeito César Maia (DEM) em sua chapa ao governo do estado.

A cúpula do DEM resiste à alternativa discutida na semana passada, pela qual o PV só formalizaria a aliança estadual com o PSDB para a Presidência, e César Maia faria uma campanha independente para o Senado, apoiando Serra para presidente.

“Uma meia aliança não interessa a ninguém. Muito menos ao Serra, que já não terá um candidato no Rio fazendo campanha para ele. Se não for para valer, melhor colocar um candidato tucano, pelo menos ele terá o mesmo número de Serra e ainda lhe dará palanque na TV”, reagiu o presidente nacional do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ). (Agência O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário