quinta-feira, 15 de abril de 2010

Trair e coçar...







POLÍTICA

Tucano perde cargo no governo
Pressionado por aliados devido ao à sucessão, Alcides Rodrigues afastou ontem Carlos Peixoto da secretaria geral da governadoria

Fabiana Pulcineli

Diante da pressão de aliados e da proximidade do período eleitoral, o governador Alcides Rodrigues (PP) afastou ontem mais um nome ligado ao PSDB no primeiro escalão do governo. A assessoria de imprensa de Alcides anunciou a exoneração de Carlos Peixoto da Secretaria Geral da Governadoria.

A conta-gotas, Alcides vai promovendo a demissão de tucanos em cargos importantes da gestão. Nos últimos meses, exonerações em cargos de segundo e terceiro escalões, especialmente no interior, também se intensificaram.

O PSDB, que tinha a maioria das vagas de primeiro escalão, tem aliados agora em cinco cargos: Fernando Cunha na Secretaria de Articulação Política; Olier Alves – que preside o Diretório Metropolitano do PSDB – na Chefia de Gabinete do governador; José Américo de Sousa na Agetop; Bráulio Morais no Detran e Coronel Sebastião Vaz no Gabinete Militar.

Carlos Peixoto auxiliou o ex-governador Marconi Perillo – senador e pré-candidato do PSDB ao governo – desde o primeiro ano do mandato do tucano, em 1999, como chefe do Cerimonial. Em 2003, assumiu a superintendência-executiva da Secretaria Geral da Gestão, que depois transformou-se em Secretaria Geral da Governadoria.

Quando o tucano Carlos Maranhão deixou o comando da pasta, em março de 2008, Carlos Peixoto assumiu como interino e depois foi efetivado no cargo. As especulações de que seria exonerado, por conta da forte ligação com Marconi, eram frequentes, tanto que o próprio auxiliar disse que a saída já era esperada.

“A partir do momento que o governo se definiu pela candidatura de Vanderlan Cardoso (PR), isso já era esperado. Era questão de dias”, afirmou Carlos Peixoto. Ele disse que teve conversa tranquila com o governador, que alegou “pressões” de aliados.

Alcides ainda não anunciou o substituto de Carlos Peixoto. A Secretaria da Governadoria é responsável pela assistência e assessoramento direto ao governador em assuntos relacionados a audiência, cerimonial, relações públicas, articulação com autoridades e gestão dos palácios.

Em fevereiro, o governador promoveu mudanças na assessoria de imprensa, afastando nomes ligados a Marconi. Na segunda-feira, em evento na Assembleia Legislativa, o senador disse que sofre perseguição do governo estadual há mais de três anos e que todos os auxiliares ligados a ele vinham sendo demitidos.

Agel

A assessoria de Alcides anunciou também ontem o nome do novo presidente da Agência de Esportes e Lazer (Agel), Danivaldo Frutuoso Franco, que é funcionário de carreira do órgão. O chefe de Gabinete Wallber Miranda Castro comandava interinamente a pasta, após a saída de Talles Barreto (PTB) para disputar vaga na Assembleia.

Danivaldo trabalha no órgão desde 1987 e disse que já atuou em todas as modalidades de esportes. Ele afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho de Talles e aprimorar alguns pontos.

Das 12 vagas, Alcides confirmou o nome de 5 novos auxiliares. As demais pastas estão sob comando de chefes de gabinete de forma interina. Resta definir os sucessores das Secretarias de Cidadania e Trabalho e de Infraestrutura e da Metrobus. Além disso, quatro Secretarias Extraordinárias ficaram vagas.

Alcides ontem teve apenas despachos internos, audiências com prefeitos e auxiliares. Na tarde de hoje o governador terá conversa com o pré-candidato da frente governista, Vanderlan Cardoso (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário