quinta-feira, 15 de abril de 2010






Demóstenes e Lúcia à frente para o Senado
Democrata está com 18,1% das intenções de voto e tucana tem 13% na disputa pelas duas vagas da eleição para a casa, mostra Serpes

Carlos Eduardo Reche

Os senadores Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB) seriam reeleitos para o cargo se as eleições fossem hoje, mostra pesquisa Serpes/O POPULAR realizada entre os dias 7 e 13. O democrata aparece à frente na disputa, com 18,1% das intenções. A tucana tem 13%.

Na terceira posição está o deputado federal Sandro Mabel (PR), com 9,2%. Nesta eleição, estão em disputa duas vagas por Estado para o Senado. Assim, vencerão o primeiro e o segundo colocados na disputa geral entre as coligações.

Segundo o Serpes, sete pré-candidatos estão embolados na disputa pela quarta posição da corrida ao Senado. São eles os deputados federais Pedro Wilson (PT), com 5%, Rubens Otoni (PT), com 4,6%, Iris Araújo (PMDB), que aparece com 4,4%, e Jovair Arantes (PTB), com 4%.

Completam a lista o ex-senador peemedebista Mauro Miranda, com 3,1%, a ex-vereadora Marina Sant’Anna (PT), com 2,6% das intenções, e o deputado federal Roberto Balestra (PP), com 2,4%. O ex-prefeito de Catalão, Adib Elias (PMDB) aparece no que seria a quinta posição, com 1,5% das menções.

Também foram incluídos na pesquisa o ex-secretário da Fazenda, Jorcelino Braga (PP), e o vereador Elias Vaz (PSOL), com 1% das intenções cada um. O índice de eleitores indecisos na disputa ao Senado é de 24,9%, segundo a pesquisa. Outros 4,9% afirmam que votariam em branco ou que anulariam o voto.

Na divisão por regiões, Demóstenes está mais bem posicionado no Centro, com 22,9% das intenções, e na Região Sudoeste, em que obtém 21,4%. Lúcia, por sua vez, consegue seus melhores índices na pesquisa nas Regiões Norte (23,5%), em que lidera com folga, e na Noroeste, em que obtém 20,6% das menções dos entrevistados. Demóstenes tem nesses locais 12% e 18,1% das citações, respectivamente.

Já Mabel está mais bem posicionado nas Regiões Noroeste, em que obtém 15% das intenções de voto, e na Central, em que aparece com 11,4%, ligeiramente à frente de Lúcia, que aparece com 10,2% – caso em que ocorre empate.

Espontânea e rejeição

Apesar do empate técnico entre os primeiros colados, a pesquisa espontânea mostra os pré-candidatos na mesma ordem de citação na preferência do eleitorado. Demóstenes está à frente, com 2,9% das citações, diante de 1,3% obtidos por Lúcia. São lembrados ainda os deputados Sandro Mabel, Rubens Otoni, Iris Araújo e Pedro Wilson, além do ex-prefeito Adib Elias e do ex-senador Mauro Miranda.

A pesquisa da rejeição aponta empate técnico na primeira posição entre os quatro pré-candidatos. Na dianteira aparece Mabel, com 10,8%, seguido por Pedro Wilson, que aparece com 10%, Lúcia, com 9,3% e Demóstenes, com 7,8%. Como cada eleitor pode apontar mais de uma candidato que rejeita, a soma dos índices ultrapassa os 100%. O eleitor respondeu à pergunta “Em qual ou quais desses nomes para senador você não votaria de jeito algum, mesmo anulando seu voto?”

Os demais candidatos citados pelos eleitores aparecem empatados tecnicamente na rejeição, a partir de Elias Vaz, que aparece com 7,6%, até Marina, a menos rejeitada pelos eleitores, com 4,7%.

Serra lidera com folga corrida presidencial

Carlos Eduardo Reche

O ex-governador José Serra (PSDB) lidera a disputa presidencial na preferência do eleitorado de Goiás, mostra a pesquisa Serpes/O POPULAR realizada entre os dias 7 e 13 em 57 municípios do Estado. No cenário atualmente mais provável da disputa, o tucano tem 36,7% das intenções, 12,2 pontos à frente da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT), que aparece com 24,5%.

A senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) disputam a terceira posição, no limite do empate técnico. A senadora tem 11,1% das intenções, diante de 7,9% obtidos por Ciro – a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

O candidato do PSOL, Martiniano Cavalcanti, aparece com 0,6% das intenções. Os eleitores indecisos, que afirmam que votariam em branco ou nulo somam 19,3% dos entrevistados.

O nome de Martiniano foi incluído na pesquisa antes da convenção que, no sábado, rachou o PSOL e acabou na escolha de Plínio de Arruda Sampaio para a disputa. Martiniano, que milita no PSOL de Goiás, tem o apoio da ex-senadora e ex-candidata do PSOL à Presidência Heloísa Helena, atualmente vereadora em Maceió (AL).

Serra lidera também o cenário da pesquisa em que Ciro não está na disputa. Nessas condições, o tucano tem 39,9% e a Dilma, 25,6% – vantagem de 14,3 pontos sobre a ex-ministra. Já Marina obtém 12,8%. Os eleitores indecisos, que votariam em branco ou anulariam o voto somam 21% dos entrevistados, mostra a Serpes.

Espontânea e rejeição

Dilma e Serra estão tecnicamente empatados na pesquisa espontânea, com a ex-ministra ligeiramente à frente. Ela aparece com 12% das intenções, diante de 9,9% obtidos pelo ex-governador. Marina aparece na terceira posição, com 2,1%, seguida por Ciro, que tem 0,5%.

Na rejeição também ocorre empate na primeira posição entre Serra, Dilma e Ciro. A petista tem 18,5%, seguida pelo tucano, que tem 17,8% e depois pelo deputado do PSB, que tem 16,2%. A rejeição a Martiniano é de 12,9% e a Marina, de 11,9%. Já 34,2% dizem que não rejeitam nenhum dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário