quinta-feira, 15 de abril de 2010







CIDADES

Água é fornecida suja há meses
População reclama que água tem chegado às torneiras com cor e gosto diferentes. Saneago diz que produto não apresenta riscos

Carla de Oliveira

A água que chega às torneiras de Goiânia está sendo motivo de insatisfação e preocupação. Muitas pessoas reclamam que a água está suja, com coloração ora avermelhada, ora de ferrugem.

O problema se arrasta há alguns meses. Em alguns locais, há reclamações também quanto ao cheiro e gosto da água distribuída pela Saneamento de Goiás S/A (Saneago).

A dona de casa Ângela Martins de Assis, de 29 anos, reclama que o problema se repete há três meses. “Desde dezembro que a água está suja. Varia muito. Vem um dia mais clara, depois escurece de novo”, diz Ãngela, moradora do Setor Bueno.

O estudante Valker Antônio Guimarães de Freitas, de 21 anos, mora no Jardim Novo Mundo e reclama do mesmo problema. Lá, diz, a sujeira começou a aparecer ontem. “Está muito suja, não dá para cozinhar nem lavar roupa. Tem a cor avermelhada, parece ferrugem”, compara.

Moradora do Setor Coimbra, Maria Aparecida Soares, de 55, tem a mesma reclamação. Segundo ela, o problema se repetiu há alguns meses, quando a empresa teria informado que um duto havia arrebentado. Ela diz que a água não tem odor, mas não pode ser usada para lavar roupas, principalmente brancas, sob o risco de encardir.

De acordo com o bioquímico da Saneago, Wanderlei Elias Perez, apesar da coloração, a água distribuída pela empresa não oferece risco à saúde, estando dentro dos parâmetros recomendados.

Ele explica que a cor apresentada nos últimos dias é decorrente da mudança no local de captação, devido ao início do funcionamento da barragem do João Leite. O Ribeirão João Leite é responsável pelo abastecimento de 52% da população de Goiânia.

O bioquímico garante que o aspecto da água deve melhorar nos próximos dias e afirma que todas as medidas necessárias para minimizar o problema estão sendo adotadas, inclusive com o monitoramento 24 horas. Ele afirma que o problema está apenas na cor, não havendo cheiro nem gosto na água.

No dia 6 de abril, técnicos da Saneago reuniram-se com o Ministério Público e apresentaram laudos atestando a qualidade da água.

MP ameaça ação por danos morais coletivos

carla de Oliveira

Devido ao grande número de reclamações feitas por moradores de Goiânia, o promotor do Núcleo de Defesa do Consumidor, Érico de Pina Cabral, afirma que ele e o colega Murilo de Morais Miranda já estão coletando provas a respeito da falta de qualidade da água consumida em alguns bairros para proporem ação coletiva por danos morais contra a Saneago. “Caso o problema persista sem solução, não haverá outro caminho senão acionarmos a Justiça”, avisa o promotor.

O representante do MP garante que “não basta a água ser potável, ela também tem de ser límpida”. E a água com coloração diferente daquela considerada ideal, de acordo com Érico de Pina Cabral, não é algo aceitável.


COMENTÁRIOS DO JOÃO AQUINO

É difícil acreditar que uma empresa de saneamento básico, que tem como seu principal produto a captação e o fornecimento de água, possa se justificar dizendo que, apesar do aspecto, a água avermelhada não está contaminada. Tudo bem, mas ninguém usa água com esse aspecto para beber, lavar roupas ou preparar a comida. Então, não adianta a água estar descontaminada e suja.

De duas uma: ou a Saneago passa a fornecer água de primeira qualidade; ou troca o seu slogan (Limpa e Transparente), para Suja e Turva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário