segunda-feira, 17 de maio de 2010

Briga em Anápolis!

TRIBUNA DE ANÁPOLIS


ANÁPOLIS

 Carlos Antônio pediu inclusão de bairro em programa social

Prefeito separa briga de vereadores
Confusão foi causada por descontentamento em relação a lista com bairros beneficiados por programa de asfaltamento

Marco Antonio Oliveira
Da Tribuna de Anápolis

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Sírio Miguel (PSB), e o vice, Carlos Antônio (PSC), pré-candidatos a deputado estadual, ensaiaram uma prévia da disputa eleitoral de outubro, mas no confronto físico. A briga aconteceu durante a solenidade de lançamento das obras de asfaltamento do Jardim Alvorada, bairro da periferia da cidade, na manhã da última quinta, 11.

A tensão que se iniciou no dia anterior após Carlos Antônio se revoltar com o anúncio dos primeiros bairros contemplados pelo programa ‘Asfalto para Todos’, foi estendida à sessão na Câmara Municipal, onde o parlamentar criticou o prefeito Antônio Gomide (PT) e o secretário de Infraestrutura, Clodoveu Reis, por não incluir o Recanto do Sol no projeto.

O impasse parecia ter se resolvido após o parlamentar, atendendo a solicitação, comparecer ao gabinete do prefeito, de onde saiu com algumas garantias para o bairro, inclusive de asfaltamento. No entanto, na solenidade de lançamento do asfalto no Jardim Alvorada, Carlos Antônio teria entendido como provocação o discurso de Sírio Miguel, enaltecendo o secretário, também filiado ao PSB.

Ao concluir seu pronunciamento diante de centenas de moradores presentes, Sírio Miguel foi segurado por Carlos Antônio, contido por outros vereadores e pelo prefeito que interrompeu o discurso para tentar apagar o incêndio causado pelos “exaltados” na tenda do Legislativo anapolino.

Na sessão do mesmo dia, Carlos Antônio tentou se redimir com o parlamento municipal usando a tribuna da Câmara para pedir desculpas. A atitude foi referendada pela maioria dos colegas, que adotando tom pacificador, justificaram que o incidente foi motivado por “cabeça quente”. Para estes, o pedido de desculpas põe fim ao conflito iniciado, de modo que o trabalho da Câmara não será prejudicado. “Tudo está bem, inclusive entre eles. O relacionamento não ficará estremecido”, disse um dos parlamentares.

Sírio Miguel diz que não teve como evitar a confusão, segundo ele, porque foi pego de surpresa. “Infelizmente estive envolvido nesse lamentável episódio. Sei que isso pode prejudicar a Câmara, ainda mais por se tratar do presidente e do vice. Isso foi um ato de descontrole emocional dele, garanto que da minha parte não vai sair conduta que desabone o Legislativo”, provoca.

O presidente da Casa diz não acreditar que a discussão tenha sido motivada por interesses eleitorais, haja vista que tanto ele quanto o vice pretendem disputar a eleição para deputado estadual. “Eu não acredito nisso. Se todos que tem pretensão política forem resolver seus problemas no braço, nós acabaríamos desencadeando uma guerra em Anápolis”, explica.

A briga entre Carlos Antônio e Sírio Miguel não foi a primeira e certamente não será a última no meio político de Anápolis. Durante a última campanha para prefeito, em 2008, o candidato Ridoval Chiareloto (PSDB), que liderava as pesquisas, partiu para cima do candidato pelo PTB, Frei Valdair, por tentar desmoralizá-lo. À época a briga foi condenada pela população, ambos ficando fora do segundo turno, vencendo então Antônio Gomide (PT) que nas pesquisas aparecia em quarto lugar.

Se em 2008 uma confusão entre candidatos serviu para levar Gomide à eleição, a briga de Carlos Antônio e Sírio Miguel, ambos que se dizem da base do prefeito, pode acabar desgastando a imagem do chefe do Executivo municipal, sobretudo com os adeptos de Carlos Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário