terça-feira, 25 de maio de 2010

Marconi: Participante!






POLÍTICA E JUSTIÇA

Senador participa de quatro festas do Divino no interior

O senador Marconi Perillo (PSDB) passou o dia de ontem (23/05/2010) em visitas a municípios que comemoram a Festa do Divino Espírito Santo. Iniciou participando de missa de encerramento de novena em Luziânia, celebrada pelo bispo Afonso Fioressi. Ao lado do prefeito Célio Silveira (PSDB), do senador Demóstenes Torres (DEM), do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), do deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB) e do deputado federal Marcelo Melo (PMDB), o senador assistiu à missa de quase duas horas que contou ainda com prefeitos da região e centenas de fiéis.

Na saída, falando à imprensa, Marconi destacou a importância da festa para a cultura e a religiosidade de Goiás. "A história de Goiás foi alicerçada pela religiosidade. A festa é a memória viva do povo goiano. Sempre participei e continuarei a estar presente nesses momentos de fé e devoção ao Divino Espírito Santo".

De Luziânia o tucano seguiu direto para Pirenópolis, onde ocorreu a abertura das tradicionais cavalhadas, uma das atrações da Festa do Divino, que reúne milhares de pessoas de todas as regiões do País. No recinto da festa, denominado de "Cavalhódromo", o senador assistiu às várias apresentações religiosas e folclóricas. "Sempre digo que o povo que não tem memória não tem história. A cultura de Goiás é riquíssima em termos de diversidade. Temos inúmeras festas religiosas. A festa do Divino de Pirenópolis constitui a folia da zona urbana, a folia da Igreja Católica, a folia profana, as cavalhadas, as pastorinhas. Essas são as festas tradicionais e folclóricas mais bonitas do Brasil", afirmou.

O senador declarou-se à vontade em Pirenópolis porque nunca deixou de valorizar as manifestações religiosas e folclóricas de Goiás. "Sempre procurei, ao longo de minha vida, valorizar a cultura, a memória e esse patrimônio imaterial que nós temos que é o folclore. Creio que os governos e também as sociedades constituídas devem ter compromisso com a manutenção dessas tradições", disse.

Por todo o recinto, faixas afixadas por lideranças políticas e da sociedade manifestavam apoio à nova caminhada de Marconi, pré-candidato ao governo do Estado. De pé, em um camarote simples coberto de palha, o senador assistiu às apresentações que antecederam a cavalhada. Ao anunciar a principal atração da festa, o apresentador convidou Marconi para o palco onde os cavaleiros se postavam para iniciar a encenação da batalha.

O senador percorreu a arena cumprimentando um a um os atores da encenação e demais presentes. Em retribuição ao carinho das arquibancadas, Marconi ergueu os braços para a multidão. De volta ao camarote, permaneceu no recinto até o encerramento. Ainda ontem o senador participou do fim da Festa do Divino de Planaltina de Goiás e terminou a noite na matriz de Formosa, onde também ocorreu celebração ao Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário