segunda-feira, 31 de maio de 2010

Serra: reforçar o trabalho!






POLÍTICA

Serra ainda lidera em Goiás, mas Dilma avança

Carlos Eduardo Reche

O pré-candidato do PSDB, José Serra, mantém a liderança na preferência do eleitorado de Goiás na disputa presidencial, mas perdeu boa parte da vantagem que tinha sobre a adversária, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). Segundo a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, apesar de o tucano ter ampliado suas intenções de voto de 36,7% para 41,4% no Estado, Dilma cresceu em maior ritmo, de 24,5% para 36% em comparação com a rodada anterior, publicada em 15 de abril.

O resultado é que a diferença entre Serra e Dilma, que na rodada anterior era de 12,2 pontos porcentuais, caiu para 5,4 pontos na atual. A vantagem do tucano já está próxima da margem de erro, que é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Dilma cresceu 11,5 pontos entre as duas rodadas, diante de uma alta de 4,7 pontos de Serra. Tucano e petista cresceram a partir dos votos da senadora Marina Silva (PV) e da saída do deputado federal Ciro Gomes (PSB) da disputa.

A senadora tinha 11,1% na rodada anterior e aparece com 6,9% na rodada atual. Já os eleitores que afirmavam não saber em quem votar caíram de 13,1% para 9,7% entre as duas rodadas da pesquisa. Os porcentuais dos demais candidatos somam 1,6% das intenções de voto dos eleitores goianos.


Espontânea e rejeição

A pesquisa espontânea indica tendência de inversão na preferência do eleitorado do Estado na disputa presidencial. Nessa modalidade, Dilma já aparece à frente de Serra, com 22% das intenções, 6,7 pontos porcentuais à frente de Serra, que tem 15,3%. A vantagem da petista está acima da margem de erro.

Depois aparece Marina Silva, com 2,7% das menções. O índice de eleitores indecisos na espontânea teve redução de 17,1 pontos porcentuais entre as duas rodadas, de 72,5% em abril para 55,4% agora. Os demais candidatos citados somam 1,3% das menções e 2,7% votariam em branco ou nulo, indica a pesquisa.

Dilma e Serra estão tecnicamente empatados no quesito rejeição. A petista aparece com 16,5%, diante de 14,7% registrados pelo tucano. Marina Silva aparece em terceiro ligar, com 9,8%.

As rejeições dos demais pré-candidatos – oito ao todo, pertencentes a pequenos partidos – variam entre 5,2% e 7,6%. Segundo a pesquisa, 50,6% dos eleitores entrevistados afirmam não rejeitar nenhum dos candidatos à Presidência da República e 7,4% não souberam opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário