segunda-feira, 31 de maio de 2010

Marconi: lidera pesquisa!







POLÍTICA

Tucano supera peemedebista na espontânea

Carlos Eduardo Reche

O senador Marconi Perillo (PSDB) ampliou em 5,5 pontos porcentuais as intenções de voto na pesquisa espontânea e aparece numericamente à frente do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) na corrida pelo Palácio das Esmeraldas nesta modalidade da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 22 e 27 de maio. O tucano tem agora 22,7% das intenções, diante de 20,9% do peemedebista, o que configura empate técnico entre os dois, dentro da margem de erro da pesquisa (3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos).

Na rodada anterior, Iris aparecia numericamente à frente na espontânea, também em empate técnico. O peemedebista estava com 17,2% das intenções, diante de 15,1% do tucano. O pré-candidato do PR, que era citado por 1,5% dos eleitores entrevistados na rodada anterior, publicada no dia 15 de abril, aparece agora com 2,2% das menções.

Apesar da redução no número de eleitores indecisos, mais da metade dos entrevistados da última pesquisa disseram que não sabem em quem votarão para governador em 3 de outubro. Segundo o levantamento, os indecisos são agora 51,1% dos eleitores, diante de 63,2% da rodada anterior – queda 12,1 pontos entre a pesquisa anterior e a atual.

Os eleitores que anulariam o voto ou votariam em branco somam 1,5%. Os candidatos do PSOL, Washington Fraga, e do PRP, Ênio Tatico (PRP), aparecem com 0,2% das menções na espontânea cada um. Nessa modalidade da pesquisa, o eleitor indica livremente o candidato de sua preferência, sem o auxílio de lista de nomes.

FAIXAS

Na divisão da pesquisa por faixas do eleitorado, Marconi aparece mais bem posicionado entre os entrevistados que têm maior nível de escolaridade (30,9%) e melhora seu desempenho à medida em que aumenta a idade dos eleitores (de 14,4% a 28,9%). Na divisão por sexo, ele tem 23,1% entre os homens e 22,3% das intenções entre as mulheres.

Já no caso de Iris, a aceitação é maior entre os eleitores do sexo masculino, conforme ocorre também na estimulada. O pré-candidato peemedebista aparece com 29,4% das menções entre os homens, diante de 12,7% registrados entre as eleitoras.

Na divisão por faixas de idade, o ex-prefeito de Goiânia está mais bem posicionado entre os eleitores de 45 a 59 anos (25,5% das intenções). Já nas faixas de escolaridade, os índices de Iris sofrem poucas variações entre os eleitores com ensino fundamental (20,8%), médio (21%) e superior (21%).


Regiões

Na estratificação da pesquisa espontânea por regiões, Iris lidera em duas, Marconi está à frente em três e os dois aparecem empatados em duas. Na capital, o ex-prefeito de Goiânia lidera por 31,7% a 24,9% das intenções na disputa contra o tucano. Ele está à frente no Noroeste do Estado, em que aparece com 22,5% e o tucano, com 18,8% das intenções de voto da espontânea.

O tucano lidera no Entorno de Brasília, com 21,3% das intenções diante de 11,2% de Iris, na Região Sul, por 26,4% a 12,7%, e na Região Sudoeste, em que aparece com 25,5% e o peemedebista, com 20%.

Marconi e Iris estão empatados na Região Central, em que obtém os mesmos 21% das intenções de voto da pesquisa espontânea. Na Região Norte também há empate, mas o peemedebista aparece numericamente à frente do tucano, com 21,8% a 19,8%.

Vanderlan está mais bem posicionado na capital, com 3,6% das intenções de voto. No Centro, ele tem 3,3% e no Norte, 3%. A Região Sul foi a única em que o nome dele não foi citado na espontânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário