sexta-feira, 14 de maio de 2010

Lagoiânia






Editorial

Lago é intocável

Todas as autoridades envolvidas de algum modo com a responsabilidade de preservação integral do imenso lago que está sendo formado com o represamento do Ribeirão João Leite, criando reservatório para abastecimento de água de Goiânia, não podem hesitar por nenhum momento. Precisam impedir que o lago sofra com uso irregular. Pela sua finalidade, o lago tem de ser considerado intocável.

Este jornal mostrou ontem que caiaques estão navegando no lago, que tem gado bebendo água e que se percebem muitos outros sinais de ocupação humana, além de outras fontes poluidoras.

É preciso que se dê também um definitivo basta a qualquer tipo de ideia relacionada com a possibilidade de tornar o lago local de esportes aquáticos. Sugestões nesse sentido devem ser rejeitadas.

É evidente, como demonstra a reportagem, que não existe a menor fiscalização. Isto significa dizer que as autoridades têm a obrigação de agir imediatamente, criando antes de mais nada um sistema de fiscalização eficiente e, a seguir, as demais providências que se mostrarem necessárias.

O reservatório se destina ao armazenamento do volume de água necessário para garantir o pleno abastecimento de Goiânia no mínimo até o ano 2025, mas se sabe que será suficiente para mais tempo. Ou seja: é importante demais para deixar que seja depredado. Existe o importante aspecto de proteger a saúde da população e também o interesse da preservação ambiental. Qualquer descuido, portanto, tem de ser censurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário