segunda-feira, 17 de maio de 2010

Marconi: propostas contra baixaria!

TRIBUNA DO PLANALTO

Eleições 2010


MARCONI ATACA COM PROPOSTAS
Infraestrutura foi o principal tema inserido no debate eleitoral com a visita do presidenciável tucano, José Serra, a Goiânia

Bruno Hermano

Sem abandonar as trocas de farpas com o governo do Estado, sobretudo quando o assunto é dívida deixada ou herdada e realizações do atual governo, o pré-candidato do PSDB a governador, senador Marconi Perillo, tem procurado pautar seu discurso em temas de interesse da população. Depois da realização do lançamento oficial de sua pré-candidatura, os assuntos mais abordados pelo senador dizem respeito a áreas consideradas deficientes no Estado, como a de infraestrutura, com destaque para a situação das rodovias goianas. O setor de tecnologia da informação é outro tema constante. A gestão pública e a política social são outros pontos que, além de inseridos no debate eleitoral, segundo o senador, formarão os quatro eixos principais de seu plano de governo, em fase de elaboração.

Entre estes temas, o que ganhou maior destaque durante a semana foi a infraestrutura. Tal evidência foi alcançada durante a visita do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, a Goiânia e Aparecida de Goiânia. Em sua visita, na terça-feira, 11, Serra defendeu a tese de que a principal necessidade do Estado de Goiás é investimento em infraestrutura para fomentar seu crescimento econômico. Em entrevistas, José Serra repetiu que suas prioridades para Goiás, caso seja eleito, serão a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, a ampliação do Aeroporto Santa Genoveva e a recuperação da malha viária.

Ao levar o debate para esta direção, José Serra aproveitou para criticar o governo federal que, segundo ele, não tem articulação junto aos órgão de fiscalização e que, por isso, boa parte das obras ficam paralisadas, como é o caso do Aeroporto Santa Genoveva. As declarações do presidenciável provocaram reações tanto do governador Alcides Rodrigues (PP) quanto de petistas. Alcides afirmou que o governo federal tem realizado várias obras em Goiás, entre elas a restauração de rodovias.

...

Alianças

A visita do presidenciável tucano parece não ter contribuído para o avanço das negociações com o DEM para a composição de uma aliança em Goiás. Embora o presidente do paratido, o deputado federal Ronaldo Caiado e o senador Demóstenes Torres tenham acmpanhado a visita, tanto Serra como os democratas e o próprio senador Marconio Perillo evitaram tocar no assunto. Enquanto aguardava a chegada de Serra, no Aeroporto Santa genoveva, Caiado voltou a afirmar que seu partido só tomará alguma decisão na convenção, em junho.

Questionado sobre seu relacionamento com Marconi Perillo, se as divergências entre os dois estariam superadas, Caiado respondeu que sua relação com o senador não terá influência na decisão do partido, que buscará a cologação que lhe garantir melhores condições de crescer. Tucanos procuraram capitalizar a presença dos democratas na recepção a Serra como um sinal de que a aliança entre os dois partidos é quase certa. Mas no mesmo dia, pela manhã, Caiado e Demóstenes também participaram ao lado dos peemedebistas Iris Rezende e de Maguito Vilela, das comemorações do aniversário de Aparecida de Goiânia.

Outra situação que o PSDB procurou apresentar como positiva para a estratégia de alianças do partido em Goiás foi a possibilidade do presidente nacional do PP, Francisco Dornelles, ser candidato a vice presidente ao lado de José Serra. Durante a última semana, tucanos propalaram a idéia de que a participação do PP na chapa nacional poderia levar o PP goiano a também compor com o partido. Neste caso, o deputado federal Rioberto Balestra (PP) seria o candidato a vice ao lado de Marconi. No mesmo dia da visita o governador Alcides Rodrigues fez questão de divulgar, mais uma vez, que o PP estará livre para apoiar a candidatura que considerar mais conveniente nos Estados. O governado divulgou ainda que, por telefone, Dornelles teria lhe afirmado que não será vice de Serra.

Além de não avançar na negociação com o DEM, a visita de Serra também não contribuiu para que ele consiga conquistar o PP para sua chapa. Ao focar seu discurso em propostas para infraestrututa Serra acabou por criticar, indiretamente, os governos federal e estadual. Apontando precariedade na malha viária e a demora na execução de obras como a do Aeroporto de Goiânia, que está parada, e a Ferrovia Norte Sul, Serra posicionou-se em rota de colizão com o governador Alcides Rodrigues, que é o único governador e presidente de honra do PP.

Rompimento

Em entrevista à Rádio 730, na terça, 11, Marconi falou sobre o rompimento com o governador Alcides Rodrigues. Ele afirmou que o afastamento se deu desde o início da gestão Alcidista e justificou dizendo que os tucanos não foram ouvidos na composição do governo. “Existem poucas pessoas filiadas ao PSDB que estão no Governo e por livre e espontânea vontade”, argumentou. O senador disse que era muito ouvido durante a campanha, o que, depois, náo aconteceu mais. Sobre o déficit Marconi respondeu que náo deixou tal situação. “Não há nada mais doído do que uma mentira que tem objetivo de desconstruir a imagem de alguém que trabalhou pelo Estado”, afirmou. Na entrevista, o senador procurou falar das propostas de governo que deve apresentar durante a campanha eleitoral. “Vamos inovar e introduzir o contrato de gestão, não só em relação aos secretários mas em todo o funcionalismo. Isso foi implantado com muito sucesso pelo governador Aécio, em Minas Gerais”, disse. Questionado sobre a situação das estradas, Marconi disse que pretende implantar um novo modelo de gerenciamento das estradas sem, no entanto, confirmar que uma alternativa seria a concessão com pedágios.

Durante visita à cidade de Terezópolis, quinta, 13, Marconi falou que pretende implantar, caso seja eleito, uma política de desenvolvimento sustentável em Goiás. "A gestão do governo do Estado tem de ser uma mola para levar a sociedade a melhorar de vida. Prefeito que ajudar a preservar o meio ambiente ganha mais impostos, o empresário que ajudar ganha menos impostos. É preciso haver compensação", afirmou. No mesmo dia, o senador visitou as cidades de Goianápolis e Minaçu, Na sexta, foi a Marzagão, Água Limpa, Buriti Alegre e Morrinhos. No fim de semana, Marconi cumpriu agenda de visitas a Cristalina, Pirenópolis, Professor Jamil, Chapadão do Céu, Aporé, Itajá, Lagoa Santa e Alexânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário