segunda-feira, 17 de maio de 2010

Leitores opinam!






16/05/2010

Cartas dos Leitores

Minha casa foi só um sonho

Possuo um lote no Recanto das Minas Gerais, em Goiânia, e como me faltam condições de construir e vivo de aluguel, resolvi vendê-lo e dar entrada numa casa pela Caixa. Que decepção! Não posso adquirir uma casa financiada porque sou velha.

Tenho 73 anos, sou viúva, moro em Goiás desde 1949 e em Goiânia desde 1967. Até já comecei uma construção, mas não deu para prosseguir porque o pedreiro me lesou e meus filhos não têm condições de me ajudar.

O financiamento era meu sonho, devido ao bonito nome do programa Minha casa, minha vida. Mas sou velha e o tal Estatuto do Idoso nunca saiu do papel. Somos discriminados de todas as maneiras, na moradia, no transporte, na saúde. O idoso sofre, mas nosso voto é aceito. Não deveria valer, assim como não podemos tirar uma casa pela Caixa porque somos idosos. Sabem por quê? Porque podemos morrer antes de quitar a dívida.

CÉLIA GONÇALVES FERNANDES
Recanto das Minas Gerais - Goiânia


Filatelistas

No dia 21 de abril, a Sociedade Filatélica de Goiás completou 50 anos de atividades. Já no ano passado, para registrar seu cinquentenário ela prestou homenagem, no dia 21 de dezembro, ao jornalista Jaime Câmara, amigo dos filatelistas e divulgador do colecionismo no POPULAR e TV Anhanguera, através de selo postal personalizado, remetido aos clubes e sociedades filatélicas brasileiras.

A Sofilgo teve como fundadores Pedro Figueiredo, Manoel Garcia, Luiz Gonzaga de Faria, Jurgen Schulze Gabler, Cesare Cartocci, Louis Schoepfer e este missivista.

Depois, passaram a integrar a Sofilgo Felix Grants, Margers Grants, Peter Grants, Mario Bafutto, Giuseppe Cysneros, Wolf Jesco von Putkammer, Werner Sonnenberg, André Rakowitch, Euler Jonas, Dorismar Portes, Guido Magalhães Arantes, Mário Roriz,Sebastião Taucci, João Carneiro de Mendonça, Orlando Machado de Araujo, Jan Magalinski, dentre outros.

A fundação da entidade, em 1960, foi assinalada por envelopes especiais para comemorar a inauguração de Brasília, com os respectivos selos, sendo que vários foram ofertados pessoalmente por este missivista ao presidente Juscelino Kubitschek através do chefe da Casa Civil, Pereira Lira, que os presenteou a vários chefes de Estado na Europa como divulgação filatélica da nova capital.

A Sofilgo promoveu a primeira Exposição Filatélica de Goiás, em outubro de 1961. Em maio de 1963 e em dezembro de 1972 promoveu exposições nacionais em Goiânia, além de muitas outras locais. Colaborou na fundação da Sociedade Filatélica de Brasília, em 1963 e do Clube Filatélico do Distrito Federal em 1966.

Ajudou também na realização da primeira exposição filatélica de Brasilia, em maio de 1963, e da segunda exposição comemorativa da Semana da Asa, esta última com a presença dos astronautas Neil Armstrong e Richard Gordon, que depois pisaram na Lua.

LUIZ REGINALDO FLEURY CURADO
Presidente da Sofilgo


Ficha limpa

Nós, eleitores, às vezes convivemos com situações estranhas. Há pouco, ouvimos do senador Romero Juca, líder do governo no Senado, que o projeto Ficha Limpa não interessa ao governo. Mas como e por quê? As perguntas merecem respostas.

Tal projeto é relevante para a sociedade brasileira e deixa as coisas menos obscuras. Referida emenda passou na Câmara dos Deputados e cabe agora aos senadores apreciarem a matéria.

Aguardamos ansiosos uma decisão coerente que venha a atender aos apelos dos eleitores.

JOSÉ MAURO CÂNDIDO MENDES
Setor Bueno - Goiânia


Troca de votos

Os políticos culpam a natureza ou a população pelas tragédias naturais. Na minha ótica, os culpados são os eleitores que trocam seus votos por cesta básica, camiseta, boné e até dinheiro.

Desde os tempos de Cristo isso vem acontecendo. Entre Jesus, homem santo, e o ladrão Barrabás, o povo escolheu este último e condenou Jesus. Volto a lembrar ao cidadão que a arma contra a corrupção é o título de eleitor.

ABÍLIO TEIXEIRA
Brasília - DF


Serra em Goiânia

A visita do ex-governador de São Paulo José Serra foi um momento de grande valor político para Goiás. Ele mostrou que conhece as nossas potencialidades e os nossos gargalos de infraestrutura, que estão impedindo o Estado de caminhar com segurança rumo ao topo, junto com as maiores economias brasileiras.

Depois de tantas promessas vãs e obras paralisadas, fica a esperança de que com uma nova proposta e uma equipe de governo competente, finalmente nosso Estado tenha reconhecida a sua importância para o Brasil, que precisa se olhar por inteiro.

JOÃO AQUINO BATISTA
Anápolis - GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário