quarta-feira, 26 de maio de 2010

Leitores opinam!







Cartas dos Leitores

Reajuste da Saneago

Quando se toma conhecimento do reajuste de 3,10% na tarifa de água, esgoto e custo mínimo fixo da Saneago pensa-se que foi uma taxa razoável. Todavia, continuando a leitura do comunicado vê-se que a chamada coleta/afastamento de esgoto, da categoria residencial sem fonte, passou de 60% da tarifa de água para 73,10% (um aumento de 21,83%). Aí cai por terra a impressão inicial de um aumento justo e de acordo com a nossa inflação oficial.

Comunica-se ainda que o reajuste é a partir do vencimento de maio/2010, conforme decisão da AGR em sua resolução 78/10. Quantos leram isso? Temos o Custo Mínimo Fixo implantado para tirar a empresa das dificuldades financeiras em que se encontrava, e como a situação deve continuar ele permanece firme. Ressalte-se que de custo mínimo nada tem. Deveria ser chamado só custo fixo, uma vez que não importa se o consumidor atingiu ou não o tal custo mínimo. Ele continua pagando não impor tando o consumo.

Quando foi lançado, esboçou-se uma reação por intermédio do Procon Municipal. Lá apresentei meu protesto contra tal custo; depois o assunto foi levado ao MPGO, que, pelo visto, não conseguiu argumentos para impedir tal cobrança arbitrária e injustificada. Ela atestava o descontrole financeira da Saneago, que nós consumidores, tal qual ocorre na Celg e em outras empresas públicas, temos de assumir. O tal custo mínimo deveria ser igual ao da energia elétrica, que só paga quem não o atingiu com seu consumo normal. A AGR, como agência reguladora, deveria cobrar uma boa administração para reduzir custos e impedir essa apropriação indevida chamada ”Custo Mínimo Fixo” que se não criou, aceitou sua criação, incentivando a má-gerência e descontrole que deveria ajudar a coibir.

Como nossos três poderes de independentes têm muito pouco, pois seus ocupantes estão muito bem relacionados uns dando medalhas aos outros, mesmo que tenha chegado alguma ação ao TJGO, contra a autorização da AGR na cobrança de tal custo ela não prosperou e o povo pagará, mais uma vez, pelo descontrole e ineficiência.

JOAQUIM HONÓRIO DE ALMEIDA
Setor Sul - Goiânia


Incêndio do Butantã

Fico decepcionada com a atitude de pessoas bem-nascidas e aparentemente cultas, que estão apenas preocupadas em catalogar o número de plásticas feitas, sem se preocupar com o desenvolvimento científico que o avanço da ciência pode, através de pesquisas com animais, proporcionar maior qualidade de vida à população.

Realmente, foi lamentável a destruição não só dos animais ali armazenados como também dos trabalhos dos nossos cientistas que dedicaram anos de suas vidas, na descoberta de medicamentos para atender a população brasileira e também mundial.

Parabéns Dr. José Carlos Favaro Júnior, médico veterinário, pelo seu posicionamento frente àquela pessoa citada na sua carta diante dessa calamidade, como também do descaso do ministro da Ciência e Tecnologia.

SUELY IUNES
Nova Suíça - Goiânia


Escassez da coerência

O jornalista Hélio Rocha nos premia a cada sábado com o seu Memorandum e, nessa quadra das políticas, chama a “companheirada” a meditar. O texto A escassez da coerência, ilustrada por Mariozan ( 22 de maio), nos remete a uma reflexão do porque do desinteresse do eleitor por eleições proporcionais.

Veja. Nosso Estado se apresenta com apenas três partidos políticos com potencial de disputa, - PSDB, PMDB e PT - entretanto, terão de se submeter às conveniências e barganha dos outros 24 partidos com tempo na TV. Uma deformação que em nada contribui para a consolidação da nossa democracia.

A escassez da coerência indaga: no atual momento existe comportamento pior do que o moribundo DEM? O senador, revelação nacional, Demóstenes Torres, não merece ser tomado como escudo do capricho pessoal do presidente daquele partido.

O deputado Ronaldo Caiado, declara ao Giro: “Só garanto que o DEM em Goiás tem total independência.” Como uma legenda que obteve 229.632 votos para deputado federal, em 2006, - passou raspando na trave do coeficiente eleitoral - diz ser independente? Assim, Helio Rocha, continue na sua tribuna pois o último fio de esperança está na imprensa livre que fará ressurgir a consciência de que a política é a arte da defesa do cidadão e o político o guardião da cidadania. Basta sabermos escolher.

MANOEL GARCIA SOBRINHO
Mara Rosa - GO


Lago das Rosas

Gostaria de parabenizar a atual gestão goianiense pela notável obra de revitalização do Lago das Rosas, em Goiânia. Agradável, harmonioso e incontestavelmente belo são algumas das características do parque.

Destarte, como sabemos que o local já sofre com a ação de vândalos, é impostergável a necessidade de proceder a instalação de câmeras de vigilância (24 horas) no local em referência, haja vista que tal medida visa coibir danos ao patrimônio público e garantir a segurança daqueles que transitam pela pista de caminhada, evitando assim aborrecimentos a sociedade.

UBERTH CORDEIRO
Setor Aeroporto - Goiânia


Trânsito e semáforos

Boa a matéria publicada nesta segunda-feira neste jornal sobre os semáforos. A maneira tupiniquim como as pessoas responsáveis pelo trânsito tratam a nossa capital é de causar espanto. A Av. Leste Oeste, recém-inaugurada, que deveria ser uma opção para desafogar as avenidas Anhanguera e Castelo Branco, já nasceu travada com tanto semáforo de três tempos.

Recentemente, numa matéria da TV Anhanguera, pedestres reclamavam da travessia na Av. Perimetral Norte no setor Goiânia 2, onde havia uma rotatória que resolvia bem o problema do trânsito. Ao invés de uma passarela para o pedestre, qual foi a solução buscada pelo órgão de trânsito? Semáforo. Que além de travar o trânsito serve de mais estresse.

Como desculpa para a falta de investimento no trânsito, quando se fala em alargar vias saem com um discurso lindo, de que deve-se priorizar o pedestre. Concordo. Só que o que fazer com os veículos que já estão rodando?

Em relação ao transporte público, é comum dizerem que o metrô é caro e não se paga. Transporte público de passageiro de qualidade nenhum se paga.

GABRIEL ARCANJO DA SILVA
Bairro Goyá - Goiânia


Os 50 anos da OAB-DF

Uma das entidades de maior credibilidade deste país, é indubitavelmente a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. É motivo de ufanismo e de brasilidade para todo e qualquer cidadão brasileiro, independentemente de ser operador do Direito ou não, zelar pelas nossas instituições. A OAB uma das entidades guardiãs da Constituição Cidadã, vem se notabilizando a cada dia pela nobre missão de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, etc.

Destarte, no momento que a OAB-DF está comemorando os seus 50 anos de instalação da posse da sua primeira diretoria, ocorrida em 25 de maio de 1960, quero congratular-me com os nobres causídicos e homens públicos, doutores Francisco Caputo e Emens Pereira de Souza, presidente e vice-presidente da OAB-DF, respectivamente, por mais esse importante evento.

VASCO VASCONCELOS
Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário